Deputado Fábio Braga participa do I Encontro Empresarial do Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

Deputado Fábio Braga

“A maior prioridade do nosso Estado será criar oportunidades de empreendimentos para a força de trabalho, numa população cada vez mais crescente”. Foi o que declarou o deputado Fábio Braga(PMDB) durante sua participação no I Encontro Empresarial do Maranhão, que reuniu cerca de 600 participantes, no Rio Poty Hotel.

Pautado no tema do Encontro “Parceira pelo Desenvolvimento”, Fábio Braga levantou questões essenciais para o desenvolvimento ordenado dos centros urbanos e para a melhoria da qualidade de vida da população, que nos últimos anos avança de maneira ainda mais acelerada e desordenada.

Habitação, trânsito caótico, transporte público, rede de esgoto e abastecimento de água tratada entre outros problemas de infra-estrutura, são os principais gargalos para o desenvolvimento e para melhorar a qualidade de vida da população.

“ O caminho para atingir a prosperidade passa diretamente pelas cidades. Não há como escapar disso. Agora, é preciso definir os direitos de propriedade e de ocupação” disse o parlamentar.

Segundo dados apresentados pelo deputado, estima-se que para resolver o déficit habitacional, só no Brasil será necessário a construção de mais de 20 milhões de moradias até 2022.

Para o deputado, o sucesso econômico de países de grande população, ainda relativamente jovens, como China e Brasil, levará ao surgimento de novas famílias, numa escala inédita. “E o Maranhão e o Brasil precisam estar preparados para essa realidade.”

Segundo ele, apesar do conjunto de decisões políticas relevantes, entre eles, os programas “Luz para Todos”, “Bolsa Família” e o principal deles, o “Minha Casa Minha Vida”, o avanço do país ainda não está garantido.

DESAFIIOS – De acordo com Fábio Braga, o maior desafio diz respeito ao funcionamento das cidades, principalmente dos grandes centros urbanos.

O Maranhão tem hoje quase 7 milhões de habitantes, pouco mais de 1 milhão só na capital, segundo o último censo. Em 2008, éramos 870 mil.

“E sabe o que todos querem? Querem melhores moradias, melhores vias de deslocamento no trânsito, melhor infraestrutura no transporte público, na saúde, na educação e no lazer” afirmou.

O deputado disse que é preciso planejar políticas públicas não só para as emergências e momento de caos. “Temos que estudar, planejar e debater políticas publicas eficazes para o presente e para o futuro”.

Para ele, é possível viver num mundo mais povoado, desenvolvido e melhor.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários