Polícia Federal aprofunda investigação sobre Filuca Mendes

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Luís Cardoso:

Ex-prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes.

Ex-prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes.

Na semana passada, o blog publicou aqui que, atendendo a pedidos da Procuradoria da República no Maranhão, a Polícia Federal investiga desvios de recursos do Fundeb na gestão do ex-prefeito da cidade de Pinheiro, Filuca Mendes, em 2006.

Ele é acusado de montar uma folha de serviços extras para funcionários fantasmas.

O Ministério Público Federal pediu informações ao TCE, ao TCU sobre a fiscalização das verbas do Fundeb referente a 2006.

Um mês depois foi a vez da própria Polícia Federal solicitar ao prefeito atual, José Arlindo, informações sobre o exercício financeiro de 2007, quando Filuca ainda era o gestor municipal de Pinheiro (veja o documento da PF).

PF solicita ao prefeito atual, José Arlindo, informações sobre o exercício financeiro de 2007.

PF solicita ao prefeito atual, José Arlindo, informações sobre o exercício financeiro de 2007.

Para instruir com precisão os autos do Inquérito Policial de n° 395/2011, com o objetivo de apurar suposto desvio de recursos contra o FNDE, o delegado da PF, Victor da Silva Arantes Júnior, pediu ao atual gestor de Pinheiro a identificação dos membros do Conselho Municipal do Fundeb, secretário de Educação, secretário de Finanças e do contador no ano de 2007.

Solicita ainda a cópia integral dos extratos bancários do Fundeb, bem como sejam encaminhadas cópias de notas fiscais e das respectivas ordens de pagamentos, datadas de 18 de agosto de 2007, que teriam sido direcionadas a credores supostamente do quadro de magistério da cidade.

E mais: cópias de recibos suscritos pelos professores credores, folha de pagamento, especialmente às correspondentes as vantagens de “Abono do Fundeb”, onde se desconfia a fraude e o desvio.

No dia 24 de outubro, deste ano, o Procurador da República no Maranhão, Thiago de Sousa Carneiro, oficiou ao superintendente do Departamento de Polícia Federal no Maranhão, Cristiano Barbosa Sampaio, encaminhando os autos dos procedimentos, instaurados para apurar as irregularidades na aplicação das verbas do Fundeb em Pinheiro, no exercício de 2007 (veja documento).

Autos dos procedimentos instaurados para apurar as irregularidades na aplicação das verbas do Fundeb em Pinheiro, no exercício de 2007.

Autos dos procedimentos instaurados para apurar as irregularidades na aplicação das verbas do Fundeb em Pinheiro, no exercício de 2007.

Como se observa, fica cada vez mais evidente a constatação de desvio de recursos do Fundeb na cidade de Pinheiro durante so anos de 2006 e 2007, na gestão do ex-prefeito Filuca Mendes, afilhado natural do senador José Sarney.

Candidato a um terceiro mandato de prefeito, Filuca pode ter o sonho barrado pela Justiça após a conclusão do inquérito federal e ficar inelegível por um bom período. O correto mesmo, além da punição com a perda dos direitos políticos cassados, a devolução ao erário do dinheiro desviado.

Um comentário em “Polícia Federal aprofunda investigação sobre Filuca Mendes”

  1. ana bela

    FILUCA SAFADO, LADRAO, DEVOLVE O DINHEIRO DO POVO E VE SE SE INFORCA PORRA, CARA DE RACAJÁ

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários