Bira vai disputar prévia no PT com Washigton em São Luís

Por Luís Pablo Política
 

O deputado estadual Bira do Pindaré deve mesmo enfrentar o vice-governador do estado, Washington Oliveira, em prévias do PT maranhense para definição da pré-candidatura a prefeito de São Luís nas eleições de outubro deste ano.

Durante plenária do movimento denominado “resistência petista”, realizado na noite de quinta-feira na sede do Sindicato dos Bancários, o deputado petista manifestou sentimento inarredável de colocar seu nome como opção no partido.

Deputado Bira do Pindaré

Deputado Bira do Pindaré

“Vamos enfrentar um império, sabemos quais são as armas deles. Nós temos dignidade, eles não. Nossa dignidade não tem preço”, afirmou o parlamentar.

Da plenária participaram petistas de diversas tendências do campo democrático popular. A “resistência petista” é o campo do PT do Maranhão que reúne as tendências partidárias contrárias à aproximação e participação do partido com o grupo político do Senador José Sarney.

A reunião contou com a presença de figuras históricas do partido. Joãozinho Ribeiro e o professor Francisco Gonçalves representaram os fundadores do PT no estado. Compuseram a mesa da plenária além do deputado estadual Bira do Pindaré, Bruno Rogens (Articulação de esquerda), Creusamar de Pinho (Coletivo Reboliço), Silvio Bembem (Militância socialista), Marlon Henrique (Coletivo Reage PT), Vicente (SMDH), Paulo Jorge (secretário geral do PT São Luís) e o vereador Geraldo Castro (PC do B).

O debate no evento foi pautado na conjuntura e na leitura do cenário de prévias dentro do PT para decidir quem será o candidato a prefeito de São Luís. Todos os presentes concordaram que a candidatura de Bira do Pindaré representa os anseios da sociedade maranhense por mudanças e por uma nova proposta para São Luís.

O discurso de Bira do Pindaré aos companheiros se afirmou na necessidade de mudanças na capital, e na possibilidade de apresentar uma alternativa ao atual prefeito e ao grupo Sarney. Pindaré destacou a força do grupo Sarney que apoiará a candidatura do vice-governador a prefeito de São Luís.

O petista garantiu que sua candidatura representa os projetos da direção nacional do partido. Para ele outra candidatura do PT representaria entregar para o PSDB de Castelo nossa capital por mais quatro anos. “Vamos dar um grito de liberdade contra as oligarquias. Já conversei pessoalmente com o Presidente Nacional do PT e ele garantiu que não haverá intervenção em nosso diretório”, disse Bira.

O apoio a candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré ficou assegurada por toda plenária da resistência petista e uma grande festa ficou marcada para a sexta-feira (03/02), um jantar em local ainda não confirmado servirá como lançamento da pré-candidatura de Bira a prefeito da capital.

Subserviência petista

Numa análise dos cenários nacional, estadual e municipal, o professor doutor da UFMA Francisco Gonçalves considera que o PT vem perdendo espaço para os seus principais aliados (PMDB), contestando a idéia de que as oligarquias vão cair em confronto com o desenvolvimento.

“Temos que nos organizar. A oligarquia sobrevive da nossa desorganização, da miséria e do empobrecimento do povo, tirando a liberdade. Ela é perversa e deixou o Maranhão com os piores índices sociais. Precisamos acabar com os patrimonialistas que dominam o congresso nacional e impedem o projeto de distribuição de renda e de direitos do PT”, considerou Gonçalves.

O professor Francisco entendeu que o lançamento da candidatura de Washington Oliveira a prefeito de São Luís serve para massacrar a resistência petista e inviabilizar a aliança entre PT e PC do B em 2014. Chico disse ainda que a tendência “Construindo um Novo Brasil” do MA perdeu sua autonomia política, pois seu candidato a prefeito foi escolhido em uma mesa com Roseana, Luís Fernando, João Alberto e Lobão, uma demonstração clara da subserviência.

(Com informações do Imparcial)

Um comentário em “Bira vai disputar prévia no PT com Washigton em São Luís”

  1. Ribamar

    CARO LUIS,

    ESSE DISCURSO É COISA DE QUEM QUER O PODER SOMENTE PARA ENTRAR E SE MANTER NA CORRUPÇÃO.

    UM ABRAÇO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários