Bomba! Fernando Sarney e Ricardo conspiram contra Luis Fernando

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Luís Cardoso

Secretário de Saúde, Ricardo Murad

Secretário de Saúde, Ricardo Murad

Não tem mais como esconder: a conspiração contra o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando, é aberta, pesada e tem nomes.

Desde que foi obrigado a renunciar a candidatura para a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado licenciado e secretário de Saúde, Ricardo Murad, ainda não assimilou a derrota ou golpe como ele considera.

E credita ao que acha de manobra ao chefe da Casa Civil o gesto de rebeldia dos deputados novatos que se esconderam três dias antes da eleição da atual Mesa Diretora para não votar em Murad.

Murad, é verdade, tinha a eleição garantida e ninguém ousava desafiliá-lo. Era imbatível e chegou até posar de presidente, escolhendo sua equipe administrativa antes do tempo. Contou com o ovo no fiofó da galinha de ouro que não desceu.

Fernando Sarney

Fernando Sarney

Ele sabe perfeitamente que o plano para detonar sua candidatura foi inspirada dentro do Palácio dos Leões, com a sábia articulação de Fernando Sarney e o faz de conta da governadora Roseana.

Colocar Murad na presidência do Legislativo era entregar a ele o comando de fato do Executivo, além do setor de Saúde e outros espaços não menos importantes.

Para Ricardo Murad, conspirar contra Luis Fernando é mais fácil do que brigar de frente com a governadora ou com o irmão dela, que, alias, é seu cunhado. Fernando Sarney é casado com Teresa Murad Sarney, de quem é sócio no Sistema Mirante de Comunicação.

A mira pra cima do chefe da Casa Civil beneficia diretamente ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que disputa internamente no grupo com o ex-prefeito de Ribamar a indicação para ser o candidato a governador.

Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva

Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva

Luis Fernando é o preferido da governadora, mas Murad quer Lobão porque lhe abre a possibilidade de ser seu substituto, caso ele vença o pleito de 2014, assim como pode favorecer até mesmo a Sarney Filho no futuro, desde que na oposição não tenha ninguém com forças eleitorais.

A campanha em parte da mídia aliada ao Sistema Mirante vem tendo total apoio do secretário de Saúde, uma forma de se vingar de Luis Fernando. Um troco, mesmo não tendo certeza plena de que foi ele o responsável por sua renúncia.

Há 16 dias, Lobão foi levado pelo empresário Fernando Sarney até a ilha de Curupu, onde era aguardado pelo senador José Sarney. e pela governadora. Lá diriminaram todas as dúvidas do ministro de Minas e Energia e foram dadas a ele todas as garantias de que será o candidato a governador pelo grupo.

No mesmo dia outra reunião na mesma ilha, mas nesta sem a presença de Fernando Sarney, mandaram buscar o chefe da Casa Civil. E trataram apenas da sucessão municipal de São Luis para selar o lançamento do nome do vice, Washinton Oliveira (PT), para disputar a sucessão municipal com o apoio do PMDB.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários