Grileiro desafia Justiça e contrata pistoleiros para expulsar famílias

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Marcelo Vieira:

A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, na Justiça, no último dia 26, o despejo de 900 famílias de trabalhadores, acampadas desde o mês de fevereiro deste ano na Fazenda Rio dos Sonhos, de 12 mil hectares, em Bom Jesus das Selvas, interior do Maranhão. Quem alega ser proprietário da fazenda é o grileiro José Osvaldo Damião, pai da pré-candidata à prefeita do município, Cristina Damião.

Desde quando as famílias ocuparam as terras, que pertencem ao Incra, em fevereiro, que José Osvaldo vem agindo com truculência e violência na tentativa de expulsar os mesmos das terras que alega ser de sua propriedade. Em uma das ações de José Osvaldo, uma mulher grávida foi atropelada e perdeu a criança. Agora, após a decisão da Justiça de manter as famílias nas terras, por entender que elas pertencem à União, o grileiro contratou um verdadeiro exercito de pistoleiros fortemente armados para invadir e expulsar a qualquer custo os ocupantes da fazenda.

José Osvaldo e sau filha Cristiane Damião

José Osvaldo e sau filha Cristiane Damião

Segundo apurou o blog, os pistoleiros são vistos nas ruas de Bom Jesus das Selvas armados até os dentes sem que sejam incomodados pela polícia local. A fama de José Osvaldo como homem violento vem desde a década de 90, quando várias famílias de sem terras foram expulsas de terras griladas pro ele no município de São Francisco do Brejão e região. Na época ele foi acusado de ser responsável por várias mortes de trabalhadores do campo. José Osvaldo deverá ir a júri popular ainda esse ano por conta de crimes no campo motivado por invasões de terras.

Com medo de ações violentas, vários lideres do movimento estão procurando as autoridades para registrar boletins de ocorrências no sentido de se prevenir contra algum tipo de atentando contra suas vidas, a exemplo da senhora Derivania Soares dos Santos, que prestou queixa de ameaça de morte por parte dos pistoleiros do grileiro.

A maior parte do imóvel pertence à União e deve ser destinada a um projeto de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A decisão vai contra ação movida por um particular, que se dizia o verdadeiro dono do imóvel.

A Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra (PFE/Incra) e a Procuradoria Seccional Federal (PSF) de Imperatriz (MA), com base em registros cartoriais, informaram que 80% do território da fazenda foram sobrepostos, irregularmente, na área denominada Gleba São Paulo, cujo domínio é da União.

Os procuradores demonstraram que os outros 20% estão no nome de uma mulher e não do autor da ação judicial, conforme título apresentado. Segundo eles, não há qualquer registro de transferência feita pela proprietária dessa área a terceiros ou ao reclamante.

A Comarca de Buriticupu (MA), que analisou o processo, levou em consideração os argumentos das procuradorias da AGU e negou o pedido de despejo até o julgamento definitivo da ação de retomada de área pública, que será ajuizada pela PFE/Incra e PSF/Imperatriz. A PFE/Incra e a PSF/Imperatriz são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

6 comentários em “Grileiro desafia Justiça e contrata pistoleiros para expulsar famílias”

  1. FRANCISCO

    TENDO EM VISTA A OCUPAÇÃO LEGAL POR PARTE DESSAS FAMILIAS NECESSITADAS, Ñ VEJO COMO PESSOAS AINDA TEM CORAGEM DE DAR APOIO A UMA PESSOA QUE GRILOU TERRAS DA UNIÃO, POIS A PARTIR D MOMENT Q VC Ñ TEM DOCUMENTO D ALGO E DIZ SER DONO, BOA PESSOA VC NAUM É, E SE ELE FAZ ISSO AS VISTAS DENTRO DA CIDADE AS LUZES DAS CAMERAS O Q Ñ DEVE TER FEITO NOS MATOS QUANDO NINGUEM O VIA, OU Q JA DEVE TER MANDADO FAZER…

  2. faraó do maranhão

    Sem terra, é a pior praga humana da atualidade. É o pior grupo de vândalos já existente. Eles não trabalham, são um bando de vagabundos que expõem os próprios filhos a perigo e consequentemente os ensinam a ser ladrões como eles são. Essa praga de sem terra é o câncer da sociedade. Se não houver um controle violento dessa praga miserável-porque grupo de bandidos tem que ser combatido com extremismo e com violência, se não combater esse grupo de ladrões, haverá grande desordem em nosso país. Portanto o governo deveria exterminar de vez com essa praga patogênica que é a vergonha do nosso País. Quem é cidadão de bem não aceita esse tipo desordem. Diga não a essa praga!

  3. faraó do maranhão

    Esse sujeito chamado Francisco é um desinformado e analfabeto, deveria assistir jornal em vez de novela. vá estudar em vez de tá dando opinião infundada tentando defender grupo de vagabundo. O que me dá a entender que ele faz parte da mesma súcia, da mesma corja. Vá estudar analfabeto.

  4. Odair Castro

    Faraó do Maranhão (ou seria de um lugar mais quente?), deixe de ser burro. Só existe sem terra por que existe grileiro de terras. Burrice sim é cancer!

  5. meneses

    Em pleno século XXI é incrivel que companheiros mail desinformado conseguem citar estas palavra
    temque ser combatido com “extremismo e violência”
    senhor dono destas palavras lembre se que essas mesmas palavras já serviram pra matar milhares de pessoas pelo mundo a fora…e que o dono deste blog esteje sempre abençoado pois ele fala pelo povo pobre deste estado brasileiro e ao senhor dono do comentario horroroso lembre-se a quem jesus abençoou no momento de sua morte…

  6. meneses

    Ou talvez eu esteje querendo demais pra alguem que se entitula farao do maranhão pois estes mesmos faraos eram os que escravizavam milhoes de pessoas no antigo egito

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários