Prefeito de Vitorino Freire é afastado do cargo

Por Luís Pablo Política
 

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou o afastamento imediato do prefeito de Vitorino Freire, José Ribamar Rodrigues, por fraude em licitações e desvio de verbas públicas no valor de R$ 2.337.772,44, em 2005, durante o exercício de mandato eletivo no Executivo municipal. A decisão é da 1ª Câmara Criminal em sessão nesta terça-feira (7).

Prefeito Ribamar Rodrigues

Prefeito Ribamar Rodrigues

Além de determinar o afastamento imediato de Rodrigues do cargo, o relator do processo, desembargador Raimundo Melo, autorizou o envio de comunicação do afastamento à Câmara de Vereadores de Vitorino Freire para dar cumprimento imediato à decisão dando posse ao substituto legal.

O comunicado foi enviado ainda ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Juízo monocrático daquela comarca para as providências cabíveis. O Banco do Brasil foi oficiado para a que o gestor não possa efetuar nenhuma movimentação na conta bancária da prefeitura do Município de Vitorino Freire.

DENÚNCIA – Na denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual consta que, no exercício do mandato, Rodrigues praticou várias irregularidades enquanto gestor, em 2005. À época, o prefeito teria dispensado o processo licitatório, fora das hipóteses previstas em lei e adquiriu bens e serviços sem concorrência ou coleta de preços.

Para o MP, o gestor municipal procedeu de forma irregular ao fazer a contratação direta de algumas empresas e pessoas físicas para o fornecimento de bens e realizações de serviços públicos que totalizaram R$ 2,3 milhões.

VOTO – Odesembargador Raimundo Melo ressaltou haver fortes indícios de autoria e materialidade delitivas, demonstradas pelos relatórios de informação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), referente à aplicação irregular de verbas públicas.

Melo destacou que a denúncia está formalmente perfeita e preenche os requisitos exigidos pelo artigo 41 do Código de Processo Penal (CPP) por conter a exposição do fato criminoso e todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado, a classificação do delito, além do rol de testemunhas. “Depreende-se, por isso, a existência de crime em tese, que aliada aos indícios de autoria, autorizam o seu recebimento”, assinalou o desembargador.

O relator entendeu ser necessário o afastamento do prefeito, ante o risco de grave lesão à ordem pública, à segurança e à economia públicas, consubstanciadas na manutenção, no cargo de agente político sob acusação por crime de responsabilidade pelo qual está sendo denunciado pelo órgão ministerial. Acompanharam a decisão, os desembargadores Bayma Araujo e Cleonice Freire.

14 comentários em “Prefeito de Vitorino Freire é afastado do cargo”

  1. caio rodrigues

    pablo,

    sao todos ladroes…prefeito e sua familia ja compraram mais de 60 carros novos depois dessa
    prefeitura…..e muito rouibo

  2. Reginaldo

    Por seu carisma e pelo trabalho realizado, vai voltar para a prefeitura nos braços do povo. Essa é mais uma das armações de Stênio Rezende para alavancar a candidatura de sua cunhada, ficha suja que usou artifícios jurídicos para evitar a impugnação.

  3. Cardoso!!!

    Vitorino Freire tem que agradecer esse homem, pois foi ele que deu vida àquela cidade, que foi sucateada por Juscelino Rezende e família. É só no Maranhão mesmo, pois o Stênio pegou a propina do babaçu e sumiu, ninguém o cassou, e o Juscelino fez muito pior em VF sucateou a verba da educação, da saúde, enfim, acabou e só foi preso pq tava envolvido no roubo de carga. Vitorino não quer mais ser governado pelos Rezendes!!! Guerreiro vc vai sair dessa com mais força ainda.

  4. Valdene

    Estou só observando as mazelas que os familiares dessa família com o poder que o povo deu a eles, estão aprontando na PREFEITURA DE VITORINO FREIRE. Pensam que o povo não se revolta, gente! o povo elege, mas o povo e a justiça tira. Quanto mais alto voou maior o tombo!!!!!!!!!!!!

  5. Ademar

    Já vai tarde, este prefeito que antes de entrar na prefeitura só tinha uma D-20 velha e hoje cresceu seu patrimônio mais de 1000% desviando o dinheiro do povo de Vitorino, como comprovado agora por este tribunal, fora esse, ainda tem mais de 10 processos que somando vai chegar a dezenas de milhões em desvios do dinheiro público. Isso era uma vergonha, todo Vitorinense conhece a situação dele e de sua família antes e depois de entrar na prefeitura, vê as dezenas de carrões adquiridos, mansões que estão construindo em Vitorino, sabe dos imóveis em São Luís e em Brasília adquiridos com o dinheiro do povo de Vitorino. Justiça seja feita, tarda, mas não falha. Parabéns ao desembargador Raimundo Melo e ao Tribunal de Justiça do maranhão pela decisão.

  6. josilene

    Foi o melhor em tudo e pra calar a boca e pensamentos de muitos saibam que o senhoor prefeito
    vai voltar e mais forte pois nao há vitoria sem luta e quem pensa que a campanha do nosso futuro prefeito esta abalada com o acontecido, aí de vc pois esta totalmente enganado estamos mais forte pois em nossa frente está o maioral de tudo que é Deus.

  7. Adry Pes

    esses dois aí: REGINALDO E JOSILENE. são dois puxa-sacos. Voltar nos braços do povo só se todo mundo fosse do teu jeito, pouxa-saco nojento, cego. Nenhum trabalho ou carsmo justifica tal roubo. Mais uma verz: puxa saco.

  8. Ronald

    Ribamar Rodrigues está longe de ser um santo, mas por aqui todo mundo sabe que esta cassação neste momento é uma manobra eleitoreira de Stênio Rezende que, inclusive, já havia anunciado em forma de bravata por aqui, tentando alavancar a combalida candidatura de sua cunhada Margareth, figura arrogante e odiada pela família dele, que agora posa de boazinha. Na verdade, ele deu um tiro no próprio pé e só vai reforçar ainda mais a imagem carismática de Ribamar e, por consequência, fortalecer a candidatura de Zé Leandro.

  9. Adry Pes

    Bem que poderia ser, mas não é. Pois trata-se de uma denúncia do ano de 2005 feita pelo ministério público estadual. e de lá pra cá, quanto esse prefeito não terá desviado? ainda vão surgir muitas outras decisões contra ele, pois existe inúmeros processos já abertos, do mesmo naipe.

  10. dr. carlos henrique

    é o pior dos piores prefeito que ja passou pela cidade de v. freire chama se josé ribamar ladrao rodrigues é porisso que o brasil nao vai nunca para frente por causa de ladroes igual a esse criminoso de colarinho branco que estar ai na prefeitura e esse tal de zé leando vai ser pior que ele se ele vinher a ganhar coisa que nao vai a contecer nunca se deu quiser

  11. Lima

    Esse “PREFEITO” ao se eleger… Não perdeu tempo… de carros, a casas de luxos no estado…ate mesmo a presentinhos a sua namorada…como nada mais do que um posto de gasolina e uma casa naquela localidade.

    Abre o olho meu povo!

    O TJ fez mais que o correto em afastar o tal “PREFEITO”.

  12. lobo filho

    carlos henrique eu acho q. tu é um cururu totalmente disatualisado porque Ribamar rodrigues nunca foi criminoso tu tá trocando as bolas otario ver se tu te manca doido.

  13. Silva

    Parabéns a vocês todos que, como eu, estão defendendo um prefeito que foi, e é, de verdade. Isso tudo aí é despeita porque vocês não estão no lugar dele pra tirar uma casquinha! Vai em frente Jacaré, estamos com você! A eleição tá aí pra dar a resposta pra todos.

  14. Riquinho

    meu Deus quantos abestados tem para defender ladão nesta cidade pois nem cururu quanto jacaré presta nesta merda de cidade tanto juselino quanto Ribamar ja robarão e vão roubar o dineiro publico desta merda de cidade a ir so da ladrão e os bestas ainda ficão discutindo quem e o mais ladrão vão procurar estudar para passar em concurso para ver se mudada esta merda de cidade

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários