Após eleição municipal, partidos focam na escolha de candidatos para 2014

Por Luís Pablo Política
 

Com o fim das eleições municipais no dia 28 deste, os principais partidos do país começam a trabalhar não somente com a sucessão estadual, como vem sendo amplamente publicado em todos os blogs locais – inclusive o Blog do Luís Pablo, mas também com a sucessão presidencial.

Diferentemente do que ocorreu nas últimas eleições para presidente, nas quais houve polarização restrita a PT e PSDB, para o pleito de 2014, existe a possibilidade da ascensão de novos atores para a disputa.

O nome mais especulado para enfrentar a candidata petista à Presidência – ao que tudo indica, Dilma Rousseff, deve concorrer à reeleição – é o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, principal figura do PSB, sigla que vem crescendo nas últimas eleições.

Campos concorreria  ao lado do tucano Aécio Neves. Ninguém no PSDB, entretanto, cogita que o partido venha compor com o PSB na condição de vice.

Publicamente, Eduardo Campos nega a candidatura e afirma que se manterá ao lado de Dilma. Ao mesmo tempo, ele mantém conversas íntimas com o PSDB e não descarta uma aproximação com os tucanos.

No PSDB, corre por fora o nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que, após a derrota de José Serra para o petista Haddad, se consolidou como a principal referência tucana no Estado. Tudo indica, entretanto, que Alckmin busque a reeleição para governador em 2014.

Com frequência, especula-se ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha o desejo de retornar ao posto.

Lula ainda é ainda, com folga, a principal referência do PT.

Como o leitor pode observar, a briga pela presidência mal começou, mas tudo indica que vai ser de faca e foice. Vamos aguardar!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários