Fábio Câmara vai pedir à Semed relação de diretores exonerados

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Marcelo Vieira

O líder da oposição na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Fábio Câmara (PMDB), não ficou satisfeito com as explanações do secretário Municipal de Educação, Allan Kardec Duailibe, durante audiência da Comissão de Educação da Casa, que discutiu sobre demissões de diretores das escolas municipais e temas relacionados à pasta.

Fábio Câmara com cara de poucos amigos, ao passar por trás do secretário Allan Kardec

Fábio Câmara com cara de poucos amigos, ao passar por trás do secretário Allan Kardec

Dentre outros assuntos debatidos, o gestor não conseguiu explicar quais critérios foram usados para exoneração e transferência de diretores na rede municipal de ensino e qual a previsão para que a escola em tempo integral seja implantada.

“Parte do que o secretário falou aqui nós já tínhamos conhecimento, o que nós queremos saber são quantas escolas de tempo integral já foram implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC), pois as únicas unidades que existem foram deixadas pelo ex-prefeito João Castelo (PSDB)”, destaca o parlamentar do PMDB.

O líder da oposição disse ainda que, como a explanação do secretário de Educação, em relação à exoneração e transferência dos diretores de escolas não são claras, vai solicitar à Secretaria de Educação, por meio de ofício, a relação dos diretores exonerados e nomeados. “O secretário não convenceu com suas colocações, enrolou, enrolou e não explicou nada”, declarou Fábio Câmara.

O secretário Allan Kardec, em um determinado momento chegou a se irritar com as perguntas de Câmara e afirmou que estava constrangido com alguns questionamentos, mas suas colocações não convenceram o líder da oposição na Casa. “Estou saindo do mesmo jeito que entrei: com dúvidas e sem respostas”, concluiu Fábio.

Casos de pedofilia

De acordo com Allan Kardec Duailibe, para trocar os gestores escolares, ele levou em conta o baixo desempenho da escola no Ideb, a má-gestão e até eventuais processos administrativos a que eles respondiam.

Mas há casos até de processos por pedofilia, segundo a assessoria da Comissão de Educação da Câmara Municipal. A maioria dessas diretorias e coordenadorias era feudo do PDT há mais de 20 anos. O que o comunista Allan Kardec fez, portanto, foi mexer num vespeiro. Mas ele próprio admitiu que muitos foram trocados também para que fossem nomeados técnicos indicados pela cúpula da própria Semed e da prefeitura.

O vereador Fábio Câmara pretende solicitar a relação dos diretores demitidos e os critérios que levaram à demissão de cada um.

7 comentários em “Fábio Câmara vai pedir à Semed relação de diretores exonerados”

  1. Robert chagas

    Esse cara (FC) é maluco. Ele acha que assim está contribuindo de alguma forma com a nossa cidade?Ele ficou com comissão de transporte da camara municipal e até agora nada fez, nem mesmo uma reunião para discutir os problemas que os usuários enfrentam diariamente. Ele fala da educação, da saúde , da cultura, em fim, só não diz pra que veio. Vai trabalhar vereador, seja mais útil efetivamente para essa população tão carente.

  2. thales neto

    Esse Tal Fabio Camara pensa que ninguem conhece ele, justo ele que é um trqnbiqueiro, veaco, caloteiro, enrrola todos, e nao cumpre com nada, la do pmdb, pedir uma consulta pra ele nunca mi deu, safado tu é enrrolão, nao paga ninguem e quer cobrar de edivaldo junior que muito mais honesto q vc……..

  3. Felipe

    definitivamente, querer cobrar implantação de escola integral em pouco mais de dois é um absurdo, alô populaçãod e São Luís não caiam nessa perseguição desse vereador que é simplesmente eleitoreira filtrem bem as informações o rpefeito tem 4 anos para que possamos realmente fazer uma análise de sua gestão e caso não estejamos contentes temos o voto para manifestarmos nossa vontade democraticamente.

  4. Felipe

    *dois meses

  5. Pedro Junh

    Eu, Ex-Gestor Escolar da Rede de Ensino desta Cidade, venho por meio deste manifestar o meu repúdio a fala do Secretário Municipal de Educação, o Srº. Allan Kardec Barros Duailibe Filho, feita na Câmara Municipal de São Luís no último dia 19/03 (terça-feira). Sou ciente de que todo cargo em comissão é de livre nomeação e exoneração, conforme o que rege a CF e o Estatuto do Servidor Público. Portanto, tal prerrogativa já seria a suficiente para justificar a Demissão dos Diretores de Escola, feita pela atual gestão. No entanto, é inegável a contribuição desses homens e mulheres que há mais de uma década lutam pela melhoria na qualidade do ensino dos nossos alunos, que não mediram esforços para manter a escola limpa e em pleno funcionamento, que consertaram carteiras e mesas com dinheiro do próprio bolso, pois os recursos federais não atendem suficientemente a necessidade da rede, e limparam salas de aulas por falta de funcionário para tal fim, entre outras ações. Que incentivaram e deram o tom da orquestra para motivar professores e funcionários desanimados com os baixos salários. Esses gestores que há mais de dez anos passaram por greves, invasões de suas escola e roubos de equipamentos escolares por falta de vigilância, se não bastasse a falta de reconhecimento do atual Prefeito que durante a campanha prometera não demiti-los, agora acusa-os de desvios de recursos, além de serem incompetentes, também são pedófilos. Senhores, como pode um cidadão desses que chegou ontem em nossa cidade fazer tamanha acusação? Jogar no lixo todo trabalho voltado à busca constante pela melhoria na realidade de vida dos nossos alunos, onde sabemos que a rede de ensino é em grande parte a única forma de presença do poder público nos Bairros.
    Como pode um cidadão desses acusar sem apresentar provas pontuais? Como pode uma pessoa na posição de Secretário de Educação fazer de forma imoral, tamanha acusação a pessoas públicas sem a menor condição de defesa ou debate, num estado democrático de direito em que vivemos.
    Senhores, ao longo de mais de dez anos passamos por vários Secretários de renome, respeitados em toda cidade e a até nível de Nacional. Então, a fala deste Secretário nos faz pensar que todos os anteriores foram incompetentes e omissos a tais fatos, digo

    ainda e o MP, porque não foi acionado nesse período para apurar a veracidade dos fatos? Quer dizer que só agora o Drº. Allan Kardec chegou para salvar toda a Rede de Ensino dos malfeitores da educação? Digo ainda, somente 84 dos 225 serão condenados pelo sucateamento e atos ilícitos da SEMED, quem nos garante que tal medida tem provas cabais? Os novos Gestores são realmente funcionários da SEMED como foi justificado ou cabos eleitorais ligados á POLITIQUEIROS desta Cidade sob o comando do pretérito candidato a Governador do Estado. Pois, sabe-se que temos Escolas onde os índices do IDEB de 2007 a 2011 apresentam significativos avanços, além de excelentes trabalhos e ações envolvendo toda a comunidade escolar e mesmo assim o Gestor foi demitido.
    Concordo plenamente com a posição do Vereador Fábio Câmara. “É preciso que se dê nomes ao bois”, ou seja, em tempos atuais não se pode admitir, muito menos se aceitar acusações sem provas. Aos Gestores demitidos que estão sendo difamados, caluniados e tendo sua idoneidade moral desrespeitada perante a opinião pública, cabe muito bem e coletivamente que seja ajuizada uma ação civil pública contra este Secretário, que na verdade está mentindo pra toda sociedade ludovicense. Pois todos nós sabemos que os verdadeiros motivos foram puramente políticos, objetivando musculatura para o próximo pleito eleitoral. Porém, as consequências estão sendo desastrosas no espaço das escolas, bastam visitar inloco pra confirmarem, o que nos remete á confirmação de que a educação não está sendo e já aponta que não será prioridade desta gestão.

    Tudo isso nos mostra a completa falta de experiência e planejamento desse Secretário para resolver as demandas da educação em nossa Cidade que são inúmeras. No entanto, muito me surpreende representantes do PDT, que ao longo desses anos trabalhou para a melhoria da educação em nesta cidade, não se manifestarem em relação a essas acusações aos Gestores que diga-se de passagem foram demitidos sem pelo menos receberem um documento de afastamento ou uma carta agradecimento pelos serviços prestados ao povo de São Luís durante todo esse tempo. Assim caminha a educação em São Luís. Que Deus Seja Louvado.

  6. Fernanda

    Fabio vai com calma, vc ainda tem quatro anos mandato.

  7. Paulo César Furtado Almeida

    Gostaria de comunicar ao vereador Fábio Câmara, caso ele queirar um apoio de um professor repeitado na comunidade de São Luís para lutar pelos direitos de vários diretores que foram exonerados com pseudos argumentos utilizados pelo secretário de educação, que procure o professor Paulo Gereba que pode ajudá-lo nas diretrizes investigativas dessas medidas arbritárias.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários