Fábio Braga participa de audiência para implantar campus do IFMA de Itapecuru

Por Luís Pablo Política
 

O deputado Fábio Braga participou, recentemente, em Itapecuru – acompanhado do prefeito Magno Amorim e do reitor do IFMA, professor Roberto Brandão – de audiência pública para implantação do campus do Instituto na cidade.

O evento contou também com a presença de membros da câmara de vereadores, da sociedade civil organizada de Itapecuru, representada por diversos segmentos como empresários, produtores rurais, sindicalistas, profissionais de educação e centenas de estudantes de Itapecuru e região.

A audiência pública foi realizada no templo da Igreja Batista. Na reunião, deputado Fábio Braga, o reitor do IFMA, o prefeito Magno Amorim e os presentes discutiram a definição dos eixos tecnológicos e cursos que serão ofertados pelo IFMA, a partir do inicio do funcionamento.

Fábio

Roberto Brandão destacou a importância da participação da população na escolha dos cursos, pois é necessário conhecer e adequar o Instituto Federal do Maranhão aos arranjos produtivos locais e regionais.

Na solenidade, Fábio Braga destacou a importância da implantação do IFMA, para a qualificação profissional e posterior geração de emprego e renda para milhares de jovens de Itapecuru e dos municípios da Mesorregião do Itapecuru, que segundo dados do IBGE, conta com uma população de aproximadamente 200 000 habitantes.

“O IFMA é uma grande opção para os jovens estudantes que eram obrigados a deixar seus municípios em busca de qualificação, hoje os pais terão os seus filhos estudado próxima da suas casas, na sua cidade, na sua região”, resumiu.

Já o Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, acredita que a audiência pública faz a interação entre a população estudantil, comerciária, dos trabalhadores, bancários, do poder público, da classe empresarial e trabalhadora como um todo.

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, professor Agenor Almeida, a audiência pública deu a sinalização, o eixo, qual área e quais cursos que o IFMA oferecerá em Itapecuru.

MILHARES DE ALUNOS – Na solenidade, o deputado Fábio Braga, o prefeito de Itapecuru, Magno Amorim e o reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, e do vereador Rogério Maluf comentaram que cerca de 1200 alunos de toda região serão regularmente matriculados no primeiro ano do IFMA na cidade, mas esse número que pode subir para 2500 estudantes em anos subseqüentes.

A planta do Campus do IFMA de Itapecuru conta com quatro pavilhões: um ginásio e uma passarela, módulos administrativos e pedagógicos, 10 salas de aula, refeitório, auditório, biblioteca e laboratórios, distribuídos numa área de cinco hectares. O projeto custou cerca de R$ 10 milhões. A construção irá durar cerca de dezoito meses.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários