Novo secretário de Educação de São Luís responde à processos trabalhista e cível; um é de despejo

Por Luís Pablo Política
 

Do Atual7

Com a educação de São Luís oficialmente sem comando desde a última segunda-feira (28), a capital do Maranhão passou a ser alvo de uma batalha política pelo setor, controlado pelo PCdoB desde o início de 2013, numa articulação entre o ainda presidente da Embratur, Flávio Dino, e o prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), visando as eleições de 2014.

O novo secretário de Educação da gestão Holanda Júnior, Geraldo Castro Sobrinho. Foto: Reprodução

O RÉU O novo secretário de Educação da gestão Holanda Júnior, Geraldo Castro Sobrinho. Foto: Reprodução

De lá pra cá, enquanto a cidade ganhou [negativamente] destaque nacional com a relevação de que crianças são alimentadas com a mistura de café com farinha, vários nomes surgiram como possíveis ocupantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), após graves denúncias de corrupção na Pasta culminarem na exoneração de Allan Kardec Barros Duailibe, ex-secretário que alegou que a ‘necessidade gigantesca de estar com os estudantes’ da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teria sido o motivo de sua saída.

Um desses nomes é o do professor Geraldo Castro Sobrinho. Ex-suplente de vereador e ex-tesoureiro da campanha dinista de 2010, o também comunista ganhou uma sinecura do Executivo municipal enquanto aguardava a legalidade da Secretaria de Habitação, que só poderá ser criada em 2014. Aguardava.

No final da tarde desta quinta-feira (31), o prefeito de São Luís escolheu por Geraldo, que é acusado de ter deixado de pagar uma funcionária da ‘assessoria especial’ e um prestador de serviço da campanha de Dino em 2010. Se não bastasse, o novo secretário de Educação da capital responde ainda por pelo menos três processos, todos da área Cível e Trabalho, sendo um de despejo por falta de pagamento.

Atual7 apurou que um dos processos é movido pelo Banco Bradesco, que tramita na 16ª Vara Cível. Aberto no dia 16 de julho deste ano, aguarda a decisão do juiz Ailton Castro Aires. Geraldo Castro, segundo o processo, teria descumprido com um acordo bancário.

Em uma outra ação, que corre na 14ª Vara Cível, o agora ex-assessor Especial para Assuntos de Habitação é processado, juntamente com outros professores-sócios do Centro de Ensino Geoalpha Ltda, pela empresa Araújo Machado Engenharia e Tecnologia Ltda. A Machado Engenharia alega o direito de imagem e pede uma indenização por dano material.

Assim como o anterior, este processo, que teve a última movimentação no dia 23 de setembro deste ano, também aguarda a decisão do juiz responsável, Marcio Castro Brandão.

O novo responsável pela Semed responde ainda, desde 2011, juntamente com outros réus – dentre eles o PHD Vestibulares Ltda, um processo de despejo por falta de pagamento. Correndo na 3ª Vara Cível desde abril de 2011, o processo está na mãos do juiz Douglas Airton Ferreira Amorim desde o dia 11 de setembro deste ano, aguardando decisão final.

Processo contra novo secretário de Educação de São Luís corre na Justiça desde 2011. Foto: Reprodução / TJMA

DESPEJO Processo contra novo secretário de Educação de São Luís corre na Justiça desde 2011. Foto: Reprodução / TJMA

Procurado pelo Atual7, Geraldo Castro informou ter conhecimento de apenas uma das ações movidas contra ele, alegando que já informou à justiça que não está mais na direção do ‘cursinho’. Ainda segundo o professor – que apresentou as contas da campanha dinista de 2010 ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) sem explicar a utilização de um helicóptero fornecido pelo empresário Dedé Macêdo, e teve seu nome envolvido no escândalo da farra de combustíveis da Blitz Urbana – ‘bastou seu nome ser colocado como secretário para começar a ser alvo de perseguição’.

3 comentários em “Novo secretário de Educação de São Luís responde à processos trabalhista e cível; um é de despejo”

  1. luisa

    S.O.S EDUCAÇÃO
    A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIS, TEM COMO SUPERINTENDENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PROFESSORA DALVINA AMORIN, QUE NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.
    ELA DEMITE PESSOAS COMPETENTES, É AUTORITÁRIA, TRATA MAL OS TÉCNICOS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS.
    AGORA PARA COMPLETAR ESTA INDO DE ENCONTRO COM A PROPOSTA DO MEC E VAI TRANSFORMAR AS SALAS DE RECURSOS EM CLASSES ESPECIAIS.
    VOLTE POR FAVOR PROFESSORA ROSANE
    ABRE O OLHO EDIVALDO

  2. Akoyrak

    SERIA ESSA A MUDANÇA PPROMETIDA? A MUDANÇA QUE COLOCARIAM EM PRÁTICA NAS DEMAIS CIDADES MARANHHENSES? ——–>>>>>> A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIS, TEM COMO SUPERINTENDENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PROFESSORA DALVINA AMORIN, QUE NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.
    ELA DEMITE PESSOAS COMPETENTES, É AUTORITÁRIA, TRATA MAL OS TÉCNICOS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS.
    AGORA PARA COMPLETAR ESTA INDO DE ENCONTRO COM A PROPOSTA DO MEC E VAI TRANSFORMAR AS SALAS DE RECURSOS EM CLASSES ESPECIAIS.
    VOLTE POR FAVOR PROFESSORA ROSANE
    ABRE O OLHO EDIVALDO……………… SERIA ESSA A MUDANÇA PPROMETIDA? A MUDANÇA QUE COLOCARIAM EM PRÁTICA NAS DEMAIS CIDADES MARANHHENSES?

    É-DI-MORTE…

  3. Armando Pinto

    Flávio Dino e Edivaldo Holanda Júnior sabem do alcance que tem a unidade dos dois como líderes de um processo político inevitável de renovação da política maranhense. Em 2012, coube a Dino a tarefa de comandar o projeto político que elegeu Edivaldo Júnior; ano que vem caberá a Edivaldo Júnior um papel importante no apoio a Flávio Dino, cuja eleição está casada obviamente ao compromisso natural com a reeleição do atual prefeito em 2016.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários