Bomba! Ameaças aos vereadores de São Luís são de agiotas; a fatura é alta

Por Luís Pablo Política
 
Vereadores Astro de Ogum e Isaías Pereirinha

Vereadores Astro de Ogum e Isaías Pereirinha

É nitroglicerina pura a denúncia sobre o escândalo de corrupção na Câmara Municipal de São Luís. Este blog chegou a denunciar o caso no mês de outubro, em que a ex-gerente Raimunda Célia foi afastada do Banco do Bradesco da Rua da Paz, em São Luís (reveja aqui).

Agora o escândalo veio à tona novamente, só que de forma distorcida. O presidente em exercício do Legislativo, vereador Astro de Ogum (PMN), durante a sessão ordinária de ontem, dia 27, fez uma denúncia de que estar recebendo ameaças por telefone, bem como o presidente Isaías Pereirinha (PSL) e alguns diretores da Casa.

Astro de Ogum disse que “essas ameaças são com o intuito de exigir pagamento de quem não trabalha. Eles não nos intimidam”. O vereador tentou passar a imagem de que as ameaças estariam partindo de “funcionários” que só recebiam, sem trabalhar. O que não é verdade.

agiotaO Blog do Luis Pablo, que segue a linha do jornalismo investigativo, descobriu que as ameaças aos vereadores e alguns diretores da Casa, teriam partido de agiotas, que estão cobrando uma fatura alta.

Esses agiotas estão envolvidos no esquema corrupto que aconteceu dentro do Banco Bradesco e que era comandado pela ex-gerente Raimunda Célia, que se mudou do Estado Maranhão depois de ter sido demitida da agência.

O esquema acontecia da seguinte forma: os agiotas passavam o dinheiro para Raimunda Célia, que emprestava à juros abusivos aos parlamentares e como garantia eram entregues cheques dos vereadores ou até mesmo da própria Câmara Municipal.

Depois que o escândalo estourou e que Raimunda Célia foi demitida da agência, os vereadores mandaram cancelar todos os cheques que estão em posse dos agiotas.

Por conta disso, os agiotas estariam ameaçando os vereadores, inclusive, a entregar os cheques à imprensa, se caso eles não pagarem a divida.

Tem agiota envolvido na história que já foi preso duas vezes pela Polícia Federal. Mais recente na Operação Cheque em Branco, em que a PF realizou mandados de “prisão coercitiva” de ex-prefeitos maranhenses.

O escândalo na Câmara de Vereadores de São Luis é caso de polícia e precisa ser investigado pela Seic (Superintendência de Investigações Criminais) e pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) do Ministério Público do Maranhão.

É bomba, bomba e bomba!

5 comentários em “Bomba! Ameaças aos vereadores de São Luís são de agiotas; a fatura é alta”

  1. Vereador osmar filho deve glaucio alencar

    Caro luis a justiça para ser feita começa pela de casa o vereador osmar filho e o juiz osmar deve 350 mil reais para o agiota glucio alencar procure investigar fonte certa por isso o juiz mantem preso pegou muita pressão do agiota!

  2. Gaeco e Seic devem investigar agiotagem em ameaças à vereadores da Câmara de São Luís | Atual7

    […] informação publicada, na manhã desta quinta-feira (28), pelo Blog do Luis Pablo, porém, da conta de que o presidente em exercício da Câmara pode ter faltado com a […]

  3. GLAUCIO

    ESSE PACOVAN NÃO SOSSEGA,E POR ISSO QUE ELE DIZ QUE COMPRA TODO MUNDO E NÃO VAI PRESO.

  4. Marcelo

    Qual a novidade ? Políticos vêem fazendo isso a muito tempo em todo o Brasil. Novidade vai ser quando eles pegarem 50 anos de cadeia, mas 50 anos de cadeia mesmo, dia após dia, o que eu acho uma utopia neste país.

  5. carlos oliveira

    a quem denuncia:
    em muito mas que se imagina , ele pagar salarios que varia de 800 a 3500,00 para pessoas que da apoio na capanha., essas pessoas não aparecem no serviço apenas recebem o valor, são chamadas de lideranças que tem a função de atrapalha e tira foça de quem tem vontade de lutar a favor do povo.
    o pagamento são pra mas de 400 lideranças de toda a sao luis.
    essas lideranças pois a cada reeleição essas lideranças e novos acordos sao feitos firmando a candidatura dele, e nao e de hoje que ele faz esses pagamentos
    os bancos pelo pagamento e o banco Bradesco sei qual e mas no mento nao lembro o endereço.
    tenho contatos de pessoas que recebem ate hoje , e ja fui nas reunioes dele, onde ele ja confirmou que ele pagar pra nigem ir ao serviço apenas da apoio nas eleiçoes,.
    as reuniões sao realizadas, na casa dele que fica localizada no barreto,
    e e facil pra participar basta ser liderança e perdir pra se inserido.
    e digo não e so ele , mas a maioria dos vereadores que estao envolvido, porem tive apenas contatos .
    firmo ser exato essa denuncia

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários