“Arnaldo pensa em si quando coloca como meta ser governador por nove meses”, diz Joaquim Haickel

Por Luís Pablo Política
 

O texto abaixo foi publicado hoje (23) no portal do Imirante. É uma critica ao posicionamento do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, e todos os “traíras” da base governista, traçado pelo secretário Joaquim Haickel.

Joaquim Haickel (Secretário de Esportes e Juventude)

Joaquim Haickel (Secretário de Esportes e Juventude)

Pronomes e tempos verbais na política

Semanas atrás publiquei aqui um texto no qual falava sobre a verdade na política. Nele discorria, por um lado, sobre a importância da verdade e por outro sobre a necessidade que alguns políticos têm denegá-la.

O tema verdade será uma constante quando se falar de filosofia, religião ou política, pois a verdade é propriedade do sujeito que a constrói com ação ou com palavras. Ela pertence a ele. Toda vez que ele a profere, a todos ela deve contaminar.

Sendo a verdade objeto de quem detém o discurso, como fazer para descobrirmos qual verdade é a real?

Acredito que haja três possibilidades de analisarmos isso:

1) Quando acreditamos na tese de alguém. Quando temos um discurso como verdadeiro, ele passa a ser nosso e aquilo vira uma verdade para nós.

2) Quando discordamos de uma tese, de um discurso ele passa a ser falso e quase sempre nosso cérebro nos dá uma alternativa para aqueles posicionamentos.

3) Em matéria de política, quando se analisa com profundidade a tese contida num discurso, quando se observa as circunstâncias nas quais ele é proferido, analisam-se suas intenções, seus objetivos, e ponderam-se suas consequências, se chega à conclusão de que quase tudo é possível. Só não deveria ser possível o que fosse moral e eticamente incorretos, mas até nesse ponto, quanto à qualidade moral e ética da verdade, também será uma questão de opinião, mesmo que haja um padrão para isso.

Feito esse preâmbulo, entremos no assunto específico de hoje.

Parece que a maioria dos personagens da atual cena política maranhense só sabe conjugar os verbos na primeira pessoa do singular.

Nem eu, mesmo não sendo personagem principal, posso me excluir dessa lista. Muitas vezes me pego pensando nas ações, nas palavras que as exprimem, nos verbos, a partir da conjugação verbal na primeira pessoa do singular. Luto muito contra isso, mas a natureza humana é mais forte e nem sempre consigo me libertar, não consigo conjugar os verbos na segunda ou na terceira pessoas do singular, ou mesmo do plural. Quando muito o faço na primeira pessoa do plural, o que é menos pior (atenção patrulheiros, usei menos pior porque quis. Não quis usar “melhor” para enfatizar o fato de ser pior, porém menos).

Vamos aos fatos concretos. Quase todos os políticos estão pensando unicamente em si. No seu eu. Até aqueles que não estão pensando unicamente em si estão pensando em si de forma indireta. Mas como já disse essa é uma condição humana e não pode ser incluída na lista de nossos pecados ou defeitos mais graves.

Arnaldo Melo e Roseana Sarney

Arnaldo Melo e Roseana Sarney

Em minha opinião, Roseana, por incrível que pareça, é um dos pouquíssimos personagens da cena política atual que não está pensando exclusivamente em si. Eu não sou idiota, muito menos puxa-saco para não reconhecer que ela está em última análise pensando em si, mas como ela está prestes a permanecer no governo até o final de seu mandato, coisa que nove entre dez consultados jamais faria, isso significa que ela pensa em si de uma maneira diferente dos demais. O eu pra ela, neste caso, é quase um nós, é a tentativa de garantir a eleição de Luís Fernando ao governo, mesmo que para isso tenha que abrir mão de uma eleição certa para o Senado.

Arnaldo pensa em si quando coloca como meta ser governador por nove meses acima dos interesses verbais conjugados na primeira pessoa do plural, nós, arriscando-se a acabar por conjugar os verbos na terceira pessoa do plural, eles.

Aqueles que cercam Roseana querem que ela permaneça no governo até dezembro. Isso é melhor para estes. Eles pensam individualmente conjugando o eu, e em um grupo muito restrito, o nós. Eles.

Alguns do que rodeiam Arnaldo querem que ele não contemporize, pois se Arnaldo assumir o governo pelo prazo de uma gestação, a vida, a reeleição deles fica mais fácil. Eles, por seu lado, pensam individualmente conjugando o seu eu e em um grupo também restrito, o nós deles.

Sarney e algumas pessoas muito ligadas a ele sabem que não sendo mais candidato ao Senado pelo Amapá, precisam ter uma voz que os represente na câmara alta do Congresso Nacional. Querem que Roseana deixe o governo até 4 de abril. Pensam em si. Este é o seu eu.

Os possíveis candidatos ao Senado deste grupo, Gastão Vieira e Edson Lobão Filho, pensando em si, querem que Roseana permaneça no governo até o fim de seu mandato, só assim podem sonhar em uma candidatura.

Arnaldo Melo e Luis Fernando

Arnaldo Melo e Luis Fernando

Para o adversário de Luís Fernando, Flavio Dino, poderia ser indiferente. Ele deve estar preparado para competir contra qualquer um, sob qualquer circunstância, mas com toda certeza ele tem sua preferência. É lógico que ele não é diferente dos outros. Ele pensa em si antes de qualquer coisa. No que é melhor para ele, no eu dele.

Os adversários ao Senado querem que Roseana fique no governo, pois sabem que vencer dela é mais difícil que de outros. Pensarão em si e em ninguém mais.

Existem até alguns políticos, Manoel Ribeiro e Hélio Soares, que reivindicam a candidatura ao Senado. Essa espécie de verdade é a mais fácil de desmistificar. É mentira. Jogo de cena da pior qualidade. Frágil como uma pétala de rosa e nem tem seu agradável perfume.

Qual dos três caminhos indicados acima você trilhará para descobrir qual é a verdade que há nas palavras, nas ideias contidas neste discurso político dos tempos correntes?

Qual é a verdade de tudo isso?

A minha é a seguinte. Estamos indo por um caminho difícil. As alternativas de um lado e de outro, não dão margem para manobra e quem conhece um pouco de política e de baliza sabe que não dá para colocar um Dodge Dart ou um Galaxie na vaga de um fusca ou de um Gol. É preciso espaço.

Não é hora para apontar os culpados por estarmos nessa situação. É hora de decidirmos o que fazer, e o que for decidido, que seja feito à risca.

8 comentários em ““Arnaldo pensa em si quando coloca como meta ser governador por nove meses”, diz Joaquim Haickel”

  1. Paruru

    Li o artigo de Joaquim em vários blogs e li alguns comentários. Acho incrível que cada pessoa só ressalte o que particularmente lhe interessa. No seu Caso é bater no presidente da Assembleia, coisa que em momento algum Joaquim fez em seu texto. Ele disse a mesma coisa de todos os envolvidos, inclusive os adversários.
    Se analisássemos textos como esse com mais profundidade talvez aprendêssemos alguma coisa sobre política.

  2. José João Macedo

    Como sempre,muito sensata e realista,os artigos do Joaquim Haickel.Boa análise.

  3. Naby Saleml

    Prezado amigo, o seu artigo demonstra a sua capacidade de articulação e sabedoria.Hoje é preciso que os políticos passe a ter responsabilidade com o mandato, não somente visando seu próprio bem-estar em detrimento da população.

  4. BLOG TUNTUM VERDADE

    segunda-feira, 24 de março de 2014
    ANA IZABEL reúne multidão em recepçao ao Secretário de Estado Dr. LUIS FERNANDO em TUNTUM-MA

    Hei politiqueiros, covaardes, mentirosos e sem noções, agora o que vocês vão inventar no intuito de desqualificar o Governo do Estado?
    O grupo de oposição do Município de Tuntum, liderado por Ana Izabel, conquista um dos maiores sonhos em sua história, asfaltar a estrada que liga o Entroncamento ao Centro da cidade, também mais 4 Km de asfalto para pavimentação de algumas ruas esburacadas da cidade. Dr Luís Fernando, a pedido de Ana Izabel, dar esse presente a população de Tuntum, um empenho dessa mulher Guerreira, que sempre buscou e lutou por grandes melhorias a população de Tuntum, que hoje só não estão completamente abandonados, graças a ela, mulher de fibra e de caráter invejável.
    Na grande recepção ao Secretário Dr. Luís Fernando no Município, uma das maiores já realizadas, estiveram grandes lideranças presentes, fazendo valer o crescimento tanto do grupo político do Município, quanto do Estado. Lideranças de peso como: Deputado Estadual Rigo Teles, Deputado Estadual Dr. Antônio Pereira, Deputado Federal Pedro Fernandes, Prefeito de Presidente Dutra Dr. Juram, ex: Prefeito de Barra do Corda, Nenzim, Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, exs: Prefeitos de Tuntum, Pires Léda, e Chico Cunha, Secretário de Abastecimento e Pesca de Estado do Maranhão, Dr. Cláudio Azevedo, Pedro Teles, vereadores de várias outras cidades, Vereadores do Município de Tuntum, Josivam e Jeová, ex: Vereadores de Tuntum Manoel Paca, Magno Melo, e a Presença do ilustre Pré Candidato ao Governo do Estado, o Secretário de Infra estrutura Dr. Luís Fernando, a população de Tuntum se reuniu em massa, para esta grande festa, confiram as centenas de fotos abaixo desse brilhante evento:

    obs: Depois publicarei novas fotos, a pedido de milhares de leitores

  5. juliosp

    Só queria saber da Mãe Nagiba onde fica o povo nessa análise. Há, esqueci que pra ELES, o povo é somente um detalhe!

  6. Márcio

    O que o Joaquim Haickel descreve em seu texto é tão somente a sabedoria de quem vê política sob a ótica da responsabilidade de um mandato que o povo lhe dá. Se todos os nossos governantes pensassem como ele certamente teriamos um Maranhão mais digno, coisa que não vemos, pois todos esses políticos que aí estão só conseguem ver o umbigo. Só conhecem o verbo na primeira pessoa do singular “EU”.

  7. Luis Sosa

    Gostei muito do comentário do Joaquim Haikel, como sempre, muito pertinente, lógico e incomodativo. Só queria saber o que leva uma pessoa de pouca expressão, ação, atitude política, fiel partidário a conjugar o verbo na primeira pessoa? No caso a conjugação do Dep. Arnaldo Melo, qual o legado ele tem como deputado? Como presidente da Assembleia? Sua inexpressividade é tão marcante que só se compara com a sua pretensão conjugada na primeira pessoa e se u oportunismo político, só equiparada a do pai do atual prefeito de São Luis. Mais “são falinha do mesmo saco”. Realmente caro Joaquim, voce deixou clara a situação política onde, sem “puxa-saquismo” quem conjuga o verbo no tempo correto é quem quer um Maranhão melhor. Deixo outra pergunta, qual o objetivo de Arnaldo Melo querer essa gestação política no seu currículo? ( ) financeira ( ) política ( ) Ações Sociais (kkkkk) ( ) NDRA. Se acertar a resposta ganha um presente..kkkkkkkkkk

  8. Jose Mario Porto

    Eu fico impressionado com o quanto a falta de informacoes e alguns comentarios tendenciosos,podem se tornar ridiculos,o legado como deputado?como presidente?,chega a ser vexatorio isso,essa pessoa que fez esse ultimo comentario,deve ser mto bem informado pelo visto,mas com o tipo de informaçoes que sao dadas no blog o qual falamos,informacoes tendenciosas,as vezes ate desrespeitososos.quem tem algo concreto contra o presidedente,fala ai,mada de suposiçoes nada de pensamentos,algo concreto.Pelo q eu sei a indole do presidente é irrepreensivel,sei q sou qpenos um jovem estudante de engenharia,mas pra mim,em primeiro lugar,o presidente ja mostrou ate com o dono desse blog q é homem de respeito que preza pela familia,e q é macho,q é oq as vezes falta pr alguns politicos,acreditarem na sua verdade dar sua cara pra bater,conheci pessoas proximas a ele,e so pelo q falam,ja criei uma enorme admiracao por ele!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários