Com Monteiro inelegível, PT pode inviabilizar chapa de Gastão ao Senado

Por Luís Pablo Política
 

Raimundo Monteiro

Raimundo Monteiro

O imbróglio envolvendo a participação do Partido dos Trabalhadores (PT) na chapa com o PMDB para as eleições parece que está longe do fim. Após a divulgação ontem (24) da lista de inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU), onde consta o nome do Presidente do Partido, Raimundo Monteiro, em dois processos já julgados pela Corte de Contas, a situação piorou e tornou-se mais desconfortável para a direção da sigla.

Monteiro, que havia sido indicado pelo partido para compor como 1º suplente na chapa ao Senado encabeçada pelo pré-candidato Gastão Vieira (PMDB), viu em “xeque” sua sobrevivência política após ser declarado inelegível.

De acordo com informações apuradas pelo blog, após intensas reuniões no Cohajap, Monteiro ainda insiste em ser candidato e, para isso, tratou de “disparar” telefonemas para a imprensa para negar sua inelegibilidade. Além disso, passou a “panfletar” aos amigos e aliados mais próximos uma decisão em caráter liminar obtida junto ao Tribunal Regional Federal em Brasília, que suspende os efeitos do julgamento de dois processos em que o petista fora condenado no TCU.

A liminar foi obtida após o juiz federal Nelson Loureiro dos Santos indeferir igual pedido, no mês de março, na Justiça Federal em São Luís. Veja abaixo:

Decisão_Monteiro

Mesmo com a decisão, a liminar só suspende temporariamente os efeitos de duas condenações (Tomadas de Conta Especial) até o julgamento definitivo mérito. Em casos semelhantes, embora haja uma reanálise da condenação, juristas consultados pelo blog informaram que raramente a Justiça diverge do TCU.

A dois dias da convenção que homologará os candidatos, o abalo na cúpula peemedebista foi geral, pois terá que rediscutir às pressas a participação ou não de Monteiro, afinal, permanecendo como 1º suplente ao Senado, a chapa inteira iniciaria a campanha sub-judice, o que deixaria todos expostos pela presença de um “ficha-suja”.

Uma eventual eleição de Gastão Vieira ao Senado, a Justiça Federal confirmando a inelegibilidade de Monteiro, toda a chapa do Senado estaria prejudicada, e o peemedebista mesmo eleito, não seria empossado, pois a Justiça Eleitoral considera a chapa como um todo. O que seria o velho “ganhou, mas não levou”.

O assunto é tratado com discrição, mas adversários já admitem que tão logo o petista seja apresentado como candidato, irão entrar com ação na justiça para lhe declarar “ficha-suja” e assim prejudicarem Gastão.

Membros da direção do PT (e até do PMDB) afirmam que não é desnecessário mais um desgaste para o partido na sociedade e que, com muito jeito para não melindrar, orientarão seu presidente a declinar da candidatura.

E com este “meio de campo” tumultuado, e ainda sem a confirmação de José Antônio Heluy como candidato a vice-governador, o PT e o PMDB parecem ter sérios problemas pra resolver.

2 comentários em “Com Monteiro inelegível, PT pode inviabilizar chapa de Gastão ao Senado”

  1. Amanda

    Esse PT fede.não vejo a hora de caírem, povinho a toa, sem voto e sem instrução, não tem ninguém descente para representar o partido no maranhão.
    Fora PT!!!

  2. Armando Pinto

    Esse pessoal do PT é perigoso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários