Professores invadem a Prefeitura de São Luís e ocupam o prédio

Por Luís Pablo Política
 
Professores dentro da sede da Prefeitura de São Luís

Professores dentro da sede da Prefeitura de São Luís

Por volta das 19h de ontem, dia 13, um grupo de professores em greve invadiu o prédio da Prefeitura de São Luís-MA. Segundo informações, são 50 educadores que estão dentro do Palácio La Ravardière e mais 100 acampados na área externa.

Os professores tiveram acesso apenas até a recepção da sede do Executivo Municipal. No momento da invasão, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior não estava mais no local, só apenas alguns servidores.

Em nota, a Prefeitura de São Luís repudiou o ato dos professores e informou que irá tomar todas as medidas necessárias.

Os educadores, que vão completar três meses em greve no próximo dia 22 de agosto, reivindicam 20% de reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Já a prefeitura mantém contraproposta de 3% e obras de reparo em 50 escolas.

A juíza Lívia Maria Aguiar, da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, concedeu ontem (13) uma liminar determinando o reinício imediato das aulas da rede de ensino municipal. A decisão atende a um pedido de tutela antecipada do Ministério Público Municipal do Maranhão (MP-MA). Caso a decisão não seja cumprida, a multa diária é de R$ 10 mil.

greve dos professores

Nota da Prefeitura de São Luís

Acerca da invasão da recepção do Palácio La Ravardière, a Prefeitura de São Luís vem a público repudiar veementemente o ato, por mais legítimo que seja o movimento e os interesses coletivos pleiteados pelo Sindicato dos Professores.

A greve organizada pelo Sindicato foi julgada ilegal pela Justiça. A Prefeitura de São Luís sempre esteve aberta ao diálogo com os representantes da categoria e defende a adoção de alternativas democráticas para garantir os direitos dos profissionais de educação.

Por fim, a Prefeitura informa que adotou todas as medidas necessárias para a preservação do patrimônio e da ordem pública.

12 comentários em “Professores invadem a Prefeitura de São Luís e ocupam o prédio”

  1. KARINE

    Só falta agora eles depredarem o patrimônio…..

  2. Andre luis

    Essa greve ja pasosu totalmente dos limites. 90% do fundeb é so para pagar o salario deles… o que sobra do recurso para reestruturar as escolas? e ainda dizem que estao preocupados com as crianças so tem mercenario nesse sindicato.

  3. Antonio dos santos

    Gostando ou nao da gestao de Edivaldo, essa categoria precisa respeitar um predio público. Muito me surpreende professores realizando invasoes. Logo a classe que imaginamos ter maior consciencia … Isso ta muito esquisito e com as fofocas dizendo que esse movimento é patrocinado por Fabio Camara e companhia, tudo parece fazer sentido….

  4. Francisco teixeira

    Que falta de respeito com a coisa pública.! Se depredarem alguma coisa merecem ser presos. Todo mundo tem direito de reivindicar, MAS OS LIMITES DO BOM SENSO DESTA GREVE JA EXTRAPOLARAM !

  5. Cesar dos santos

    Chega de greve! Quem ja teve 9% de aumento no ano passado nem era pra estar fazendo este estardalhaço todo. Ja GANHAM O DOBRO DA MEDIA NACIONAL ! QUE MAIS ESTES PROFESSORES PRECISAM? DE UMA BMW CADA?

  6. THIAGO BARROS

    São professores, não são bandidos!!!

    São pais de família lutando por uma melhor condição de vida!

    São pessoas que suportam uma jornada de trabalho diária cansativa cuidando e ensinando filhos de desconhecidos, acreditando em mudança social!

    Precisamos de professores, mas eles precisam de salário!!!

    Eu apoio o movimento!!!

  7. Jane Andrade

    São Professores que trabalham sem as mínimas condições necessárias para garantir a qualidade da educação. Enquanto a maioria absoluta dos prefeitos encharcam a folha do FUNDEB ou desviam seus recursos a sociedade marginaliza seus professores e fecha os olhos para a precariedade instalada nas escolas públicas municipais.

    As pessoas manifestam preocupação com o patrimônio público e se esquecem que o nosso maior patrimônio são os servidores públicos e a educação.

    Obrigar os professores a voltarem para a sala de aula sem que condições dignas de trabalho não é resolver o problema é apenas empurrar para a frente um problema que já não pode esperar.

    Meu apoio aos professores em sua luta!

  8. vandeilda spaiva

    até o momento esse prefeito não se dignou a negociar com a categoria, me mostrem uma prova, uma foto dele negociando, sabe porque não divulgam, porque não existe.Este prefeito não está preocupado com a educação das nossas crianças, que merecem estudar em locais com uma infra estrutura melhor, senhor prefeito eu votei no senhor, eu acreditei no seu discurso de mudança, eu quero respostas cadê o senhor, qual a sua opinião, quero ouvir o senhor falar na imprensa, pare de se esconder, cadê aquele moço corajoso da campanha que tinha como objetivo defender os interesses da população.

    Eu apoio os professores.

  9. neto

    professores?
    Esses baderneiros ai que invadiram prédio público, esse povinho ai que estão sendo guiados politicamente, chamam isso ai de professores, creio eu que ai não tá 5% desta honrosa classe, ou seja, os que não amam a profissão, apenas o dinheiro, policia neles, lugar de baderneiro e bandido é na cadeia, se esses animais ai estão assim, imagino como deve ser as atitudes dos “alunos” desse pessoal ai, polícia neles, splay de pimenta e bomba de efeito “moral”

  10. Antonio Augusto Pimenta

    Essa greve já está politizada e perdeu a sua legitimidade quando o famigerado João Alberto assumiu a paternidade da baderna…

  11. Barbara

    OUTRA VERGONHA! PREFEITO NAO QUER NEGOCIAR COM OS PROFS. SINDICATO DA CATEGORIA JA ENVIOU INUMEROS OFICIOS E NADA DA PREFEITURA SE MANIFESTAR. AINDA TEM GENTE PORAÍ (E APRESENTADORES DE TV) FALANDO QUE OS EDUCADORES SÓ FAZEM ATRAPALHAR A VIDA DA POPULAÇAO E QUE GANHAM DINHEIRO DE GRAÇA DA PREFEITURA, VÊ SE PODE!!! DIZEM ISSO POR NAO SAO ELES QUE TRABALHAM EM PESSIMAS CONDIÇOES E NEM OS FILHOS DELES ESTUDAM EM ESCOLAS MUNICIPAIS COM PRECARIAS CONDIÇOES! ME POLPE ESSES HIPOCRITAS!!!

    AVANTE EDUCADORES! NAO DESISTAM!

  12. samara

    voltar pro trabalho eles não querem

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários