Tribunal de Justiça poderá atrapalhar a aprovação da Lei Orçamentária Anual

 

O Blog do Luis Pablo teve acesso à Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015 e em conversas com alguns especialistas na área orçamentária chegou à seguinte conclusão: o Tribunal de Justiça deverá ser o grande “calo” para a aprovação da LOA.

Presidente do TJ-MA, desembargadora Cleonice Silva Freire

Presidente do TJ-MA, desembargadora Cleonice Silva Freire

A explicação é simples. A instituição requereu mais de 1 bilhão e trezentos milhões de reais para atender às necessidades do Judiciário. Somente com gasto de pessoal, serão mais de 700 milhões de reais, para o próximo ano.

O déficit orçamentário do que o órgão pede, para o que o Estado oferece, e também a própria Lei de Responsabilidade permite, gira em torno de pouco mais de 300 milhões de reais.

Um dado alarmante é que se comparado o orçamento de 2013 com a previsão de 2015, o valor aumentou praticamente 100%. Isso se deveu principalmente ao aumento desmedido da criação de cargos comissionados.

Se o TJ não planejar as finanças e elas seguirem o caminho que vêm trilhando, corre o risco de, daqui uns anos, o Judiciário maranhense quebrar, como nunca visto em lugar nenhum deste país.

5 comentários em “Tribunal de Justiça poderá atrapalhar a aprovação da Lei Orçamentária Anual”

  1. Carlos Eduardo

    Te garanto q esse rombo não é por causa de servidor. Inclusive peço que vc poste uma notícia sobre o tanto de vantagens que os magistrados querem. Coisa absurda! Eles querem ficar milionários!

  2. SERGIO

    CARO JORNALISTA, QUEBRADO JÁ ESTÁ PORQUE VIVE AGORA DE SUPLEMENTAÇÃO, OU SEJA, GASTOU O DINHEIRO DO ANO TODO ANTES DO TERMINO DO ANO!

    O PROBLEMA É PASSAR DA QUEBRADEIRA PARA O CAOS…..

  3. Víviane

    Essa presidenta é tão parcial e inescrupulosa que segurou todos os Editais de promoção para esperar um projeto de lei que esta correndo a toque de caixa na assembléia para favorecer uns juízes da sua preferência, enquanto as comarcas ficam a míngua sem juízes. Uma verdadeira Bandida de toga que prejudica todos os jurisdicionados do Maranhão. Ela devia renunciar e ir de vez p São Paulo tentar arrumar aquele botox dela.

  4. DILMA NEVES ROUSSEF

    VAMOS VOTAR NULO NESTAS ELEIÇÕES

  5. Helena

    Importante salientar que algo muito estranho esta acontecendo nesta gestão, que na minha ignorância e ingenuidade, ainda não entendi… Todo dia a presidência deste órgão vem a público dizer que o tj não tem dinheiro, nem para o papel higiênico… Desde que sentou no trono da presidência, a conversa é a mesma … Como explicar certos pagamentos a desembargadores e juízes no ano de 2014, no valor de até R$ 300.000,00 ? Essa notícia até saiu em alguns blogs, enfim … Onde está a verdade ? Se ela realmente aparecesse seria muito bom.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários