Açailândia está há 8 meses sem ônibus de transporte coletivo

Por Luís Pablo Política
 

G1MA

A cidade de Açailândia, no oeste do Maranhão, está há oito meses sem ônibus de transporte coletivo. Os usuários estão utilizando vans e táxis-lotação como principais meios de transporte.

Sem ônibus, o estudante Alan Aguiar precisa percorrer parte dos 17 km necessários para chegar à escola de bicicleta e parte de táxi-lotação. “Se os ônibus tivessem [circulando], eu ia pegar o ônibus e chegava rapidinho na escola”, diz.

AçailândiaA estudante Amanda dos Santos diz que já perdeu o horário das aulas várias vezes. “Nós estudantes que acabamos no prejuízo. Eu já perdi diversas vezes horário por causa dos táxis”, conta.

O jovem Felipe dos Santos diz que o gasto diário com transporte aumentou. “Às vezes eu gasto doze reais porque eu pago pela manhã pra vir, meio-dia pra voltar em casa, aí eu almoço e volto pra escola”, explica.

Justiça – A Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) e o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizaram ação contra a Prefeitura de Açailândia solicitando a contratação de uma empresa de transporte coletivo.

No dia 14 de outubro, a Justiça concedeu liminar determinando que o Município contratasse o serviço público no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 em caso de descumprimento. Até o momento, nada foi feito.

Na sentença, o juiz Angelo Antonio Alencar dos Santos informa que a empresa Viação São Francisco era concessionária do serviço de prestação e exploração do transporte coletivo de passageiros de Açailândia até o dia 22 de março de 2014, quando teria rescindindo unilateralmente o contrato firmado com a Prefeitura de Açailândia, em 2010.

Para o magistrado, a prefeitura não adotou nenhuma medida para solucionar o problema da falta de transporte público, eximindo-se do dever de garantir o serviço à população.

O procurador do Município Idelmar Mendes diz que faltam empresas interessadas em se candidatar para prestar o serviço.

“Nós conclamamos qualquer empresário na área de transporte coletivo urbano, que queira explorar a atividade, que nós iremos fazer o processo de contratação de empresa direta e estaremos providenciando o processo de licitação”, garante.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários