Prefeitura nega alvará para projeto que é esperança contra o tráfico

Por Luís Pablo Política
 

O alvará que permitia à empresa Roque Aço e Cimento, desenvolver o Projeto Bem Estar, construindo uma área de lazer destinada aos moradores do bairro da Forquilha, levando transformação social ao local, foi revogado pela Prefeitura de São Luís e provocou intenso debate durante a sessão da Câmara Municipal de ontem.

Membro da bancada governista na Casa, o vereador Francisco Chaguinhas (PSB), disse que a decisão do poder público era uma reivindicação da população que já havia realizado manifestações na rodovia MA-201 contra a obra da empresa.

Vereador Fábio Câmara

Vereador Fábio Câmara

“Não sabemos a procedência e as intenções da Roque Aço e Cimento em expandir seu empreendimento num terreno que, segundo fui informado, pertence à Prefeitura de São Luís”, declarou Chaguinhas.

O vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição do Legislativo, reagiu aos argumentos do colega de plenário e afirmou que, por trás da decisão tomada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, estaria na verdade uma tentativa de a Prefeitura impedir que a empresa venha desenvolver sua contrapartida social no bairro da Forquilha.

“A área onde está sendo executada a obra pertence a Roque Aço e Cimento, conforme documentos que obtive. Por causa do alto índice de criminalidade no local, a empresa resolveu construir um espaço de lazer aos moradores do bairro dotado de infraestrutura e iluminação pública, evitando assim o consumo e venda de drogas”, afirma Fábio.

Depois de conceder alvará liberando a realização do empreendimento, a prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, voltou atrás e sem justificativas reais revogou o documento, impedindo assim, a esperança no combate ao tráfico.

O líder da oposição garante que fará um requerimento pedindo informações ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior a respeito da revogação do alvará. O parlamentar quer saber quais foram os motivos da suspensão e se há data definida para a reedição da medida.

“Ao revogar o alvará de uma obra que beneficia diretamente a população, o prefeito age mais uma vez contra o povo de São Luís. Sabemos que bairro da Forquilha é considerado um local com alto índice de violência e ainda sofre com a falta de benfeitorias por parte do poder público municipal”, desabafou o peemedebista.

Decisao (1)

40 comentários em “Prefeitura nega alvará para projeto que é esperança contra o tráfico”

  1. Mario Luz

    Roque aço e cimento. vem realizando várias obras sociais onde está instalada, aqui em Fortaleza, um lugar onde os politicos não se negam ao desenvolvimento, estão sempre abertos para o dialogo, esta empresa construiu várias praças com toda infra estrutura, alem de empregar vários jovens da comunidade local. Não percam esta oportunidade povo de São Luis. Conversem com estes empresários, eles são do BEM.

  2. marcos

    Comprar terreno a roque e aço não quer kkkkk….dar esse brinde pra eles e uma pracinha pro povo assim e fácil

  3. Anônimo

    O terreno pertence à Roque Aço & Cimento, da qual possui documentação legal, registrada em cartório. Se o terreno, realmente fosse da Prefeitura, era só pedir a reintegração de posse na justiça. Se não o fez, simples: o terreno não pertence à Prefeitura.

  4. Carlos Almeida

    A Roque Aço e Cimento irá conseguir concluir o seu trabalho que beneficia e favorasse a todos com este grande projeto.

  5. Fran

    Também sou a favor da construção, pois claramente se ver q a impresa citada a cima não está pensando só nela, mais tambem com população do local, não vejo mal algum, além d render mais empregos o muitos q virão a trabalhar no local proporciona uma ótima área d lazer

  6. Vicente Brás

    Conheço a empresa e sei que ela, é uma empresa séria, comprometida com todos em sua volta.
    Percebo que as pessoas que nela trabalha tem orgulho de fazer parte da equipe e isso é visível.

    AGORA EU ESTOU DECEPCIONADO COM ESSE PREFEITO…

    A comunidade da forquilha é uma comunidade carente, sem saneamento, sem asfalto, sem iluminação, sem creche, sem posto de saúde, sem posto policial e atém tudo isso ainda com ponte de madeira…

    NÃO ENTENDO!? O CARA NÃO FAZ E AINDA ATRAPALHA QUEM ESTÁ FAZENDO.

    Prefeito vai trabalhar!

  7. Mauricio

    A Roque Aço e Cimento és uma empresa responsável e está fazendo este benéfico paa todos, vcs vão conseguir concluir com este excelente projeto.

  8. rafaella silva

    Os políticos podiam era achar bom que a empresa roque aço e cimento tá querendo fazer uma benfeitoria para o bairro revogar um pedido eles podem mais cadê que querem fazer algo para melhorar a infraestrutura do bairro e uma benfeitoria pra população e não acho que seja de brinde esse terreno e a responsabilidade que eles estão tendo acho que a prefeitura deveria repensar e da sim uma chance a roque e aço de ajudar as pessoas viciadas a terem uma vida diferente.

  9. Klenne Novais Vilanova dos Santos

    A Roque hoje emprega 120 pessoas diretamente, tem mais de 20 empregos indiretos, como eletricista, pintor, segurança, programadores, entre outros, isso a prefeitura não ver e fica numa briga por causa de uma promessa política e como se promete dar algo se você não é o dono? Tapar os buracos das ruas, cuidar do saneamento ela não quer e a Forquilha como a maioria dos bairros de São Luís ela não quer e não faz. Uma vergonha. Pensemos em nossos candidatos na próxima eleição.

  10. Fabiana

    Prefeito vê se não atrapalha!
    O povo da Forquilha está em massa com a Roque Aço.
    Queremos melhoria que atendam a todos. Campo de futebol? Parece política do pão e do circo.

    Queremos ruas asfaltadas, ponte e esgoto.

  11. Fabiana

    Parabéns para o Vereador Fábio Câmara! Pela coragem de denunciar essa injustiça.

  12. Isaac

    O PREFEITO EDIVALDO ESTÁ CONTRA? CERTEZA?
    Acho que ele não deve conhecer o projeto na integra…
    Prefeito os moradores da Forquilha está com a empresa. mais de 2000 assinaturas em abaixo assinado.

  13. Isaac

    NÃO QUERIA FAZER ESSA PERGUNTA, MAS, COMO ESTRANHEI O FATO DO PREFEITO NÃO TER SE MANIFESTADO SOBRE O PROJETO VOU FAZER.

    VOCÊ ESTÁ APOIANDO QUEM? O POVO OU A INTERESSES OCULTOS? ESTRANHO UM PREFEITO NÃO DIALOGAR E NÃO SE COLOCAR A FAVOR DE UM TRABALHO QUE TEM SALVADO VIDAS.

    VALEU FÁBIO!!!

  14. Diego Alvez

    À prefeitura de São Luis deveria ser mais atenta a projetos como esse que ajudam bastante a diminuir o indice de criminalidade em nossa cidade. Se metade das empresas tivessem atitudes como essa e a prefeitura não fosse tão desatenta a isso teriamos a melhor capital do país. Parabéns a empresa pela iniciativa.

  15. alisson

    A prefeitura de São Luís estar errada em atrapalhar o desenvolvimento desse projeto dessa loja pois so irá ajudar esse bairro

  16. Hugo

    Conheço este local.A população deveria estar agradecendo a esta empresa por querer proporcionar um lazer de qualidade p população.So pela iluminação proporcionada no campo que anteriormente servia para esconderijo de drogas ja e um bem para nossa comunidade.Por fim faco um apelo aos demais membros da comunidade deixem seus filhos usufruírem de um bem de qualidade vamos ter um local descente p nossos eventos e encontros e nosso jovens terão maid oportunidade de emprego como muitos que ja estão la.Grato!

  17. Francisco Lucas

    Pra variar! Em vez de ajudar a comunidade vem criticar uma empresa que está procurando ajudar a comunidade! Prefeito já chega contra o povo! Essa prefeitura …

  18. Alan

    Ver uma empresa que não tem vinculo nenhum com a prefeitura, fazer uma obra que vai beneficiar povo e saber que o prefeito é contra esse profeto!!!! Ainda não consigo entender.
    Excelentíssimo prefeito, vamos trabalhar e também apoiar que quer trabalhar a favor do povo
    #ficaadica

  19. Zeidan Alves

    Quiseramos nós termos a oportunidade de se ter uma Roque Aço e Cimento em cada bairro de São Luís. Uma empresa séria, comprometida com valores e com a comunidade onde está inserida. Afirmo com convicção que teríamos uma cidade melhor. É triste ao olharmos para um lugar sempre esquecido por nossos representantes politicos. E quando aparece uma empresa privada querendo proporcionar um projeto abençoado ainda tentam impedir. Será muito mais proveitoso unirmos forças, parcerias entre prefeitura e empresa privadas para o bem da própria população. Parabéns ao Vereador Fábio pela visão e pelo apóio.

  20. Leticia

    Falta de comprometimento da prefeitura em não apoiar um projeto deste. Morei na região durante 4 anos e nunca ouvi dizer que políticos fariam algo além de promessas. Agora que vem uma empresa pra ajudar ela não apoia?
    Acorda Prefeito.

  21. ANTONIO

    O Prefeito esta preocupado em empregar os parentes e amigos,a culpa é toda da população de SÃO Luis q não reage e nunca reagiu a tantos governos corruptos,a população tem q sair deste estado de vitimas inocentes e reagir,nunca vi cidade mais passiva para aguentar roubos ,humilhações contra a população………

  22. tereza

    Senhora Prefeitura da capital de São Luís, nós todos somos a favor da construção da quadra de esporte, no terreno que fica nos fundos da Empresa Roque Aço e Cimento da capital São Luís.

    Senhor Vereador Francisco Chaguinhas, que está contra este grande melhoramento que o Sr. Roberio Lemos planeja fazer neste terreno, para melhoramento tanto da comunidade e desenvolvimento do bairro que ali residem.
    Este terreno passando a ser uma quadra de esporte vai beneficiar todos os habitantes dalí, como deixará de ser aglomeração e ponto de usuários de drogas e outras coisas mais.
    Por isso, Senhor Vereador a liberação desse Alvará dará o direito dessa comunidade ter um pouco mais de diversão e laser, então pedimos essa liberação para a felicidade de toda São Luís.
    E lembre-se: As eleições para vereadores e prefeitos estão bem próximas, e com essa sua atitude contra o bem estar da população, todos nós também seremos contra a sua reeleição. Derrota. Obrigado

  23. Delano Roosevelt

    Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação…. QUE PAÍS É ESSE?

    Como uma prefeitura pode ficar contra uma obra que defende o interesse coletivo do povo? É isso que o prefeito prega em São Luís?

    Por isso o Brasil não vai avante, pois personas como este político colocam nossas esperanças por água abaixo.

    Prefeito, vá trabalhar homem, deixe os investimentos acontecer, deixe a população ser beneficiada, não seja egoísta, inflexível e irredutível. O sr. foi eleito pelo voto do povo e agora está contra o povo?

    Que interesse vossa senhoria defende?

    Conte-nos mais sobre isso.

  24. Cleon Freitas

    Trabalho na forquilha e conheco essa historia mto bem

    O antigo campo em questao nao servia pra nada, somente pra acumlar lixo e vandalos a Roque aco e cimento esta trazendo um beneficio social gerando mais emprego e lazer para o local. Nao entendo pq a prefeitura esta se colocando contra esta obra, o prefeito esta se queimando com mta gente aqui na forquilha.

  25. Almenbergues Jales

    É uma pena que o nosso Prefeito o Sr Edivaldo Holanda Jr, a essa altura do campeonato, ainda esteja sem saber a que veio. O bairro da Forquilha é considerado pela população daquela localidade como uma das mais violentas e lá o poder público, diga-se de passagem, a Prefeitura de São Luís até agora ainda não moveu uma palha. E quando aparece pessoas sérias se propondo a fazer alguma coisa séria, é tratada dessa forma. Sr Prefeito o senhor é prefeito de todos os Ludovicenses, reveja seus conceitos e princípios. O povo daquela localidade clama por melhorias e a Roque Aço e Cimento quer fazer a parte dela. Coisa que o sr ainda não fez. Dê uma chance à paz.

  26. Flavia

    O que dá pra perceber é q a Roque aço e cimento ouviu o grito de socorro desta comunidade,
    q tanto sofre refem dos problemas socias que é de responsabilidade da prefeitura.

  27. Morador do Bairro

    Sou Morador a mais de 25 anos (desde de que nasci e o que sei é que esse terreno só servia para reunir gente desocupada e que não presta, os usuários de drogas eram os que mais usavam a área, esse local nunca me trouxe boas lembranças, acho que ele da mareira como estava só servia para levar mais pessoas para o mundo do crime pois, os adolescentes tinham que brincar junto de trombadinhas e bandidos.
    Prefiro que roque faço uso dela e por mim, se eu fosse o dono eu nem fazia mais campo e nem praça pois ainda tenho medo que os desocupados acabem com tudo e voltem com as velhas praticas.
    Para mim só o fato da empresa já ter esposado daqui esses elementos jé é uma grande contribuição.
    tenho muitos colegas que antes estavam no mundo do crime e hoje estão trabalhando na empresa graças ao simples fato dela está perto.
    Estou com a roque e com as pessoas que assinaram o abaixo assinado.

  28. João Silva

    O mais engraçado de tudo isso era que o campo não tinha dono e agora que a empresa aparece com toda documentação comprovando que é dona do imóvel, aparece um monte de gente dizendo que é dono e até mesmo a prefeitura… E mas engraçado ainda, é que esse campo tem mais de 30 anos nessa mesma região e nunca fizeram nada e nunca vieram aqui, aparece uma pessoa iluminada por Deus faz um belíssimo projeto como esse e eles querem ir contra. Prefeito já que a empresa se comprometeu com essa causa se comprometa também e faça outras coisas aqui no bairro pois nós aqui precisamos também de saneamento básico, ruas asfaltadas, escolas, creches e uma feira de boa qualidade…

  29. Paulo Pereira

    VALEU ROQUE VOCÊ É QUE ERA PARA SER NOSSO PREFEITO!
    ESTMAOS JUNTOS.

  30. Tereza e Zeba

    Senhora Prefeitura da capital de São Luís, nós todos somos a favor da construção a quadra de esporte, no terreno que fica nos fundos da Empresa Roque Aço e Cimento da capital São Luís.

    Senhor Vereador Francisco Chaguinhas, que está contra este grande melhoramento que o Sr. Roberio Lemos planeja fazer neste terreno, para melhoramento tanto da comunidade e desenvolvimento do bairro que ali residem.
    Este terreno passando a ser uma quadra de esporte vai beneficiar todos os habitantes dalí, como deixará de ser aglomeração e ponto de usuários de drogas e outras coisas mais.
    Por isso, Senhor Vereador a liberação desse Alvará dará o direito dessa comunidade ter um pouco mais de diversão e laser, então pedimos essa liberação para a felicidade de toda São Luís.
    E lembre-se: As eleições para vereadores e prefeitos estão bem próximas, e com essa sua atitude contra o bem estar da população, todos nós também seremos contra a sua reeleição. Derrota. Obrigado

  31. tereza

    Porque você não publicou o comentário de Tereza? Você está contra o bem estar da população ou a favor da prefeitura, que não faz nada pelo povo.QUE COISA FEIA!!!!

  32. Wagner

    Vejo que a questão vai além da ausência do poder público (Prefeitura), tratando-se de áspera deficiência e por que não negligência? Hora, se a Prefeitura não cumpre com seu dever por razões que não cabe agora mensurar e discutir, que não atrapalhe quem tenta de boa fé e de maneira legal proporcionar o mínimo de conformo, bem estar e lazer aos moradores locais. Que se construa a bendita e bem-vinda área de lazer! À Prefeitura diga-se: Se não quer ajudar, que não atrapalhe!.

  33. Ciane

    Sr prefeito, lamentável sua postura diante dessa situação. Se não quer ajudar, que não atrapalhe! Pare de implantar dificuldade.

  34. Alinee Michelle

    A unica palavra que consigo pensar numa situação dessa é INDIGNAÇÃO, que pais é esse, onde os politicos que se dizem “Donos do Poder”, que deveriam está do lado da comunidade, do povo, do bem-estar do seu povo, lhe viram as costas…Acho que nossos políticos perderam completamente seus parâmetros,
    “IMPEDIR” que uma empresa traga benefícios a população e ajude no combate as drogas e a criminalidade é lamentável. É hora de mudar esse estado de coisas.  A paciência do cidadão tem limite.  Por outro lado, é importante que os cidadãos não permaneçam de braços cruzados vendo as coisas acontecerem. Indignar-se é preciso. 
    E reeleger esses políticos NUNCA MAIS.

  35. aline michelle

    A unica palavra que consigo pensar numa situação dessa é INDIGNAÇÃO, que pais é esse, onde os politicos que se dizem “Donos do Poder”, que deveriam está do lado da comunidade, do povo, do bem-estar do seu povo, lhe viram as costas…Acho que nossos políticos perderam completamente seus parâmetros,
    “IMPEDIR” que uma empresa traga benefícios a população e ajude no combate as drogas e a criminalidade é lamentável. É hora de mudar esse estado de coisas. A paciência do cidadão tem limite. Por outro lado, é importante que os cidadãos não permaneçam de braços cruzados vendo as coisas acontecerem. Indignar-se é preciso.
    E reeleger esses políticos NUNCA MAIS.

  36. aline michelle

    A população CLAMA E QUER ser beneficiada por esse Projeto, ESTAMOS DO SEU LADO ROQUE AÇO E CIMENTO, vamos lutar juntos contra essa prefeitura/Sr.Edivaldo Holanda Jr., que nada faz pelo povo de São Luís.

  37. DEDO DURO

    ESPERO Q Ñ SEJA VERDADE O QUE ESTAO FALANDO DO PAI DO PREFEITO, O HOLANDA PAI
    “ELE PROMETEU DEVOLVER O TERRENO EM TROCA DE VOTOS” SERA?

    NÃO POSSO ACREDITAR, ME COMPRE UM BODE SEU HOLANDA, CRIE VERGONHA NA CARA!!

    TE APOSENTA RAPOSA VELHA!!!

  38. Lopes

    Nosso prefeito que nem faz nem quer deixar ninguém fazer. Está enquadrado naquele dito popular: “Nem caga, nem desocupa a moita!”

    Vai trabalhar Prefeito, deixe a empresa fazer a parte social, e apóie os bons projeto!

  39. VICENTE

    A estória dos EDIVALDO HOLANDA PAI, na qual foi bastante comentada no bairro da Forquilha foi que, ele se reuniu na associação do moradores do bairro com um pequeno grupo de pessoas (Rosalvo, Alex Maciel, Marcos, Denilso…) que passaram a ser cabos eleitorais do velho, onde o mesmo chegou a dizer que se ganhasse as eleições para deputado estadual, algo que aconteceu, ele ordenaria ao Juninho (garoto não emancipado) que desapropriasse o terreno da empresa para fazer dele um campo de futebol grande de 70 x 100 aos invés de uma 30 x 50 que a Roque Aço e Cimento está fazendo.
    A RAPOSA VELHA FOI LONGE…

  40. tianne

    É isso ai roque aco e cimento tamos juntos nessa batalha !!! anciosa pra que ja fique pronta!!♥♥♥♥

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários