Bancada feminina articula espaços de poder na Mesa Diretora da Assembleia

Por Luís Pablo Política
 

O Estado

Deputadas Cleide Coutinho, Graça Paz e Valério Macedo

Deputadas Cleide Coutinho, Graça Paz e Valério Macedo

O deputado eleito Humberto Coutinho (PDT), até então candidato único à presidência da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura, quer garantir a ampliação de espaços para a mulher na Mesa Diretora da Casa. Apoiado pelo governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), Humberto já iniciou conversas nesse sentido com deputados e deputadas estaduais eleitos, todos diplomados pela Justiça Eleitoral em sessão solene na última sexta­-feira.

De acordo com a deputada Cleide Coutinho (PSB), esposa de Humberto, o pedetista quer uma Mesa plural e aberta ao diálogo com toda a Assembleia Legislativa. “Não posso adiantar detalhes, porque senão estarei passando por cima do Humberto. Acredito que ele é quem deva se posicionar a partir de então. Mas uma coisa posso garantir: já existem conversas nesse sentido e haverá sim a representação feminina na Mesa da Casa”, assegurou.

A deputada Graça Paz (PSL), que já declarou apoio a Humberto Coutinho, é favorável à ampliação de espaços na Casa para a mulher. Ela elogiou a postura de Humberto.

“Tenho tido diálogos importantes sobre o espaço feminino na Assembleia. E a receptividade é sempre muito boa por parte do deputado”, disse Graça, que é a mais experiente parlamentar da bancada feminina.

Na atual legislatura, três deputadas ocuparam cargos na Mesa Diretora da Casa. No primeiro biênio 2011­2012, a deputada Francisca Primo (PT) ocupou o posto de 4ª vice­presidente. Já a deputada Cleide Coutinho (PSB) exerceu a função de 4ª secretário da Mesa.

No biênio que se encerra em janeiro de 2015, a deputada Gardênia Castelo (PSDB) é quem ocupa a condição de 4ª vice­presidente. A parlamentar participou constantemente, durante o seu mandato, da condução de sessões ordinárias e extraordinárias.

Articulação – Logo depois de eleito, Flávio Dino escolheu a cidade de Caxias para fazer a comemoração do resultado das eleições. Ele ofereceu um jantar a todos os deputados em exercício e para aqueles que foram eleitos, além de prefeitos, vice­prefeitos e lideranças políticas, na casa de Humberto Coutinho.

Foi o primeiro gesto do comunista em favor da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Apesar de o tema não ter sido tratado na ocasião, quem participou da confraternização entendeu que Dino apoiaria a eleição de Humberto.

No mês passado, Flávio Dino novamente articulou a candidatura de Humberto. Ele ofereceu almoço na residência do pedetista, em São Luís, para todos os deputados eleitos. Ao todo, 31 parlamentares compareceram ao local.

Humberto Coutinho tratou da eleição da Mesa individualmente com alguns dos presentes. Já Flávio Dino novamente evitou tratar do tema.

É provável, no entanto, que agora, após diplomado, o governador eleito fale diretamente aos aliados sobre a sua preferência para a condução do Poder Legislativo. Em recente entrevista a um veículo de comunicação do centrosul do país, ele afirmou que tem a certeza de que terá a maior bancada na Assembleia.

Deputada não descarta candidatura

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) não descartou a O Estado, a possibilidade de lançar candidatura para a presidência do Poder Legislativo em 2015, quando será iniciada nova legislatura.

A pedetista afirmou que acredita ser importante a ampliação de espaços na Mesa para a figura feminina, mas disse que considera um salto maior ainda o parlamento elevar à presidência da Casa uma mulher.

“Devo ser candidata a algum cargo na Mesa Diretora, vejo de uma forma bastante positiva e não descarto essa possibilidade [presidência]. A Assembleia Legislativa em toda a sua história, jamais foi presidida por uma mulher e acho que esse poderia ser até o momento de protagonizarmos essa nova fase. Por que não?”, afirmou.

Valéria disse que a mulher tem forte potencial para conduzir o posto. “A mulher tem personalidade, responsabilidade, é mais sensível às causas sociais e também é até mais difícil de se corromper. Então a mulher merece exercer papeis importantes como esse”, completou

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários