Liminar do TSE provocará mais disputa interna no PDT

Por Luís Pablo Política
 

A decisão do Ministro Dias Toffoli não tem caráter meramente comemorativo para Julião Amim. É um indicativo de mudanças para o PDT, que anda desestabilizado desde o falecimento do ex-governador Jackson Lago.

Além das baixas geradas pela perda de Jackson, a legenda é, desde então, alvo de intensa disputa de poder interno entre seus membros.

A questão se concentra principalmente nas figuras de Julião Amin (oficialmente presidente estadual da legenda) e de Weverton Rocha que, por ter assumido um mandato e também pela proximidade com a Executiva Nacional do Partido (em especial com o ex-ministro Carlos Lupi), costuma fazer o papel de Presidente Estadual, apesar de ocupar este cargo somente na executiva municipal.

Julião possui a maioria dentro do partido e Weverton possui o poder, que lhe foi legitimado pelos motivos acima expostos.

Weverton usando dessas prerrogativas que lhe foram atribuídas já conseguiu negociar os mais diversos espaços, desde o governo Holandinha, quando chantageou a chapa até o último dia para formar a coligação.

No governo Flávio o maior destaque do PDT, no entanto, não foi Weverton. Apesar de ter contemplado o aliado de Rocha, Márcio Honaiser, Flávio Dino também deu destaque para o cargo que será ocupado por Julião Amin, a Secretaria Estadual do Trabalho.

Com a ida de Amin para a Secretaria do Trabalho, assume Deoclides Macedo, também aliado de Weverton. Mas a consolidação de Macedo na Câmara Federal está nas mãos de Julião, que oficialmente é o detentor do mandato e pode usar dessa prerrogativa para enquadrar Weverton Rocha.

Pelo visto, as mudanças prometidas por Flávio Dino devem alcançar até mesmo os partidos aliados. Agora é esperar para ver os desdobramentos.

3 comentários em “Liminar do TSE provocará mais disputa interna no PDT”

  1. Eduardo

    Rapaz, eu vejo isso como algo muito bom para o PDT. Ganhará mais espaço na câmara para atuar pelo nosso estado e povo. Não dá pra negar nem maquiar que o PDT é um grande partido com muitas lideranças bem fortes, como Weverton, eleito deputado federal pela escolha do povo. Lembrando também que o PDT foi um dos maiores articuladores para a eleição de Flávio.

  2. EDMILSON MOURA

    BASTA VOCÊ VER O QUE ESTÁ EM RELEIA DA MATÉRIA, NO LOUREMAR FERNANDES, E VAMOS NA INTEGRA..

    TSE confirma condenação de Deoclides Macedo e torna nulos 56 mil votos

    Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votaram na noite desta quinta-feira (9) em Brasilia, o recurso do candidato Deoclides Macedo (PDT).

    Os ministros entenderam pelo improvimento do recurso e mantiveram a condenação imposta ao candidato. Os votos dados a Deoclides de nada valem. Dessa forma, como se especulou, não haverá mudança na formação do quadro de deputados federais do Maranhão.

    Deoclides é ex-prefeito de Porto Franco e obteve 56. 123 votos. Os ministros foram unanimes em acompanhar o voto da relatora Maria Thereza de Assis Moura.

    E como diz o VERBO a história, isso ainda tem muito pano para as mangas.

    Edmilson Moura.
    Blog Rebelde Solitário ou Rebelde Solitário.

  3. Fabiano

    Eita blogueiro, na verdade tu ta tentando criar clima inventando mentira pra virar noticia. Vocês não tem jeito mesmo. Com a validação dos votos do Deoclides o PDT só mostra que nunca perdeu sua força assim como vocês propagam continua firme e e com grande peso na política maranhense. O Weverton e o Amim estão é de parabéns pela condução do partido.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários