Cadê o MP? Assembleia Legislativa emprega dois ‘fichas sujas’

Por Luís Pablo Política
 
Membros da Mesa Diretora da AL-MA

Membros da Mesa Diretora da AL-MA

Os novos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão não tem comando. Deputados vêm cometendo atos de nepotismo e o que é pior: empregando políticos ‘fichas sujas’, desrespeitando uma lei aprovada pelo próprio Poder Legislativo e nada é feito.

O presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, foi o primeiro a nomear um condenado pela Justiça. Ele empregou o ex-prefeito de Matões e ex-deputado Rubens Pereira e Silva, o Rubão, como Diretor Institucional do Poder Legislativo.

Presidente da AL-MA, Humberto Coutinho (PDT)

Presidente da AL-MA, Humberto Coutinho (PDT)

A última condenação de Rubão foi em 2009 – já trânsito em julgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Diante a lei, o ex-deputado só pode assumir cargo público em 2017.

Outro político ‘ficha suja’ que foi nomeado na Casa Legislativa foi o presidente regional do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro dos Santos. Ele foi empregado no gabinete do deputado Inácio do PT.

Monteiro foi condenado em dois processos pelo TCU referentes ao período em que dirigiu a Superintendência Regional do Incra no Maranhão. Ele, inclusive, foi impedido de ser o primeiro suplente de senador na chapa do ex-deputado Gastão Vieira.

A Assembleia Legislativa não pode atropelar o projeto de lei n.º 142/2011 de autoria do deputado Zé Carlos (PT), que foi sancionado pela ex-governadora Roseana Sarney em 2013 e que disciplina a nomeação para os cargos em comissão no âmbito do Poder Executivo e Legislativo do Maranhão, conhecido como Projeto Ficha Limpa do Servidor Público.

De acordo com o projeto — que busca maior rigor e a busca da excelência no poder público —, todos os cargos que compõem a administração direta ou indireta, no Executivo ou Legislativo, devem ser ocupados por cidadãos que não tenham nenhum tipo de restrição pessoal ou profissional.

A lei federal conhecida como “Lei da Ficha Limpa”, dá aos cargos eletivos um requisito obrigatório que é a idoneidade moral e que este seja provado através de não condenações.

4 comentários em “Cadê o MP? Assembleia Legislativa emprega dois ‘fichas sujas’”

  1. roberto

    No maranhao tudo pode. Esses promotores sao inoperantes, fazem vista grossa e isso e só o comeco, depois todo mundo esquece inclusive vcs blogueiros e os tubaroes famintos vao devorando incessantemente tudo tudo mesmo, e o trem da alegria cada vez mais lotado.

  2. Matheus

    Lei neste Brasil é feita para não ser cumprida e no Maranhão não é diferente ,Promotores inoperantes apenas para os indivíduos sem influência ou conhecida do meio político ou social

  3. Anônimo

    O blogueiro e os comentaristas deveriam representar contra os fichas sujas aqui nomeados. Sem denuncia formal, o MP, dificilmente, tomara alguma providência. Vocês apontam o dedo, no entanto, não têm coragem de enfrentar as feras.

  4. ANÔNIMO

    E SR. CARLOS ALBERTO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA AL , QUE JÁ CONTRATOU ATÉ SUA IRMÃ E O SEU EX CUNHADO PARA TRABALHAR COM ELE, NEPOTISMO NO BRASIL NÃO É CRIME?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários