Dois deputados fraudaram o Seguro Defeso; um deles foi indiciado pela PF

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Luis Cardoso

A Bancada do Peixe na Assembleia Legislativa do Maranhão aumentou de um para três deputados nesta legislatura que se segue. E continua com um federal, isto porque um outro (Julião Amin) assumiu e teve o mandato cassado pelo TSE.

Deputado Edson Araújo

Deputado Edson Araújo

Dos quase cinco parlamentares, dois já foram enrolados pela Justiça, sendo que o deputado estadual Edson Araújo foi investigado pela Polícia Federal e indiciado. Mas como neste país nada resulta em nada, ficou por isso mesmo e ele voltou a se reeleger, andando por aí livre, leve e solto.

O segundo parlamentar, o suplente de deputado estadual, mas no exercício do cargo, Fernando Furtado, fraudou o Seguro Defeso e ainda nega que tenha tido participação no caso ou que tenha sido alvo de investigação. Óleo de peroba é pouco, bobagem.

Desde 2008 ele saiu fundando vários sindicatos de supostos pescadores, chegando a ser o presidente da federação dos pescadores de aquário ou de ilusão. Tanto ele quanto Edson Araújo, responsável pela criação das colônias de falsos pescadores, elevaram o número de beneficiários do esquema do seguro defeso em passe de mágica.

Existe um caso relacionado ao deputado pescador Furtado em que o RGP dos associados ao sindicato tem a data antes da fundação da entidade, que sequer possuía CNPJ. Hoje, o mesmo sindicato, com sede em São João Batista, tem mais de 4 mil associados, incluindo pescadores que nunca olharam um caniço e não moram mas na mesma cidade. A entidade é controlada pelo vereador Dezinho, que estaria cobrando R$ 150 por declarações.

Suplente de deputado Fernando Furtado

Suplente de deputado Fernando Furtado

Pesa ainda contra ‘Pescado’, ou melhor, Furtado, o golpe no Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, mantido pelo Ministério do Trabalho e pago na Caixa Econômica Federal. Por essa razão, em 2012 ele foi notificado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, após tomar ciência da fraude por ele praticada e por mais outros 500 pescadores de uma entidade que ele presidiu durante vários anos.

Conforme documento em poder do Blog, além do homem que assumiu uma vaga de deputado, dezenas de empresários, comerciantes e outros que tinham relações em outro local de trabalho, ganhando do seguro defeso.

A entidade presidida pelo suplente fica na cidade de Pinheiro e teve boa parte dos seus “segurados” fora do programa, após bloqueio dos benefícios.

Por fazer parte do esquema do partido de Flávio Dino, o suplente assumiu uma vaga, apesar da imagem de fraudador.

Portanto, ao atual governo das mudanças não interessa se seu aliado é ficha suja, quadrilheiro, fraudador ou pescador de aquário e de ilusões. Basta ser aliado para ter um pedaço no céu e os produtos do mar, até porque aqui na terra eles estão com o patrimônio garantido e pretendem aumentar mais ainda nos próximos oito anos.

Veja abaixo, a notificação cancelando o benefício do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal ao suplente de deputado Fernando Furtado.

Fernando Furtado deputado

4 comentários em “Dois deputados fraudaram o Seguro Defeso; um deles foi indiciado pela PF”

  1. VAVÁ

    O FATO É QUE TEM PESCADOR MORANDO E TRABALHANDO EM SÃO PAULO, QUE SÓ PISA NO MA NA ÉPOCA DE ASSINAR O SEGURO, TEM PESCADORA QUE NÃO SABE NEM O QUE É UM REMO, QUE NUNCA FOI NEM NA BEIRA DE UM RIO, MAS É AMIGA, PARENTE OU ELEITORA DO PRESIDENTE DA COLÔNIA POR ISSO RECEBE O SEGURO. A VERDADE É QUE A MAIORIA DOS PRESIDENTES DE COLÔNIA ESTÃO VIVENDO BEM PRA CARAMBA, É SÓ VER O ANTES E O DEPOIS E O QUE É PIOR SEM MOVER UMA PALHA PELO PESCADOR DE FATO, QUE MUITAS VEZES SE QUER É COLONIZADO EM SUA MAIORIA POR FALTA DE DOCUMENTOS, MAS QUANDO CHEGA A ÉPOCA DA ELEIÇÃO ELES JUNTAM TODOS OS COLONIZADOS NO SINDICATO E EXIGEM VOTOS PARA SEUS DEPUTADOS KLEBER, EDSON E COMO SE NÃO BASTASSE AGORA TEM JUNIOR E FERNANDO, AGRACIANDO OS PRESIDENTES COM UMA BOA QUANTIA EM DINHEIRO E PROMETENDO O QUE NÃO VÃO CUMPRIR AOS PESCADORES, QUE SÓ IRÃO REVER OS PARLAMENTARES DAQUI HÁ QUATRO ANOS E OS VOTOS APARECEM POIS OS MESMOS SÃO AMEAÇADOS POR SEUS PRESIDENTES E SÃO OBRIGADOS A VOTAR, POIS MORREM DE MEDO DE PERDER O BENEFICIO.

  2. John

    O fato é que aí tem tudo, menos pescadores.

  3. Tiago

    LUIS PABLO VENHA A LAGO DO JUNCO E VEJA A BANDALHEIRA QUE SE INSTALOU NA CIDADE EM RELAÇÃO A ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES….NA CIDADE EXISTEM MAIS DE 900 PESCADORES ASSOCIADOS SEM NUNCA TER PISADO OS PÉS EM UM LOCAL DE PESCA… E A FRAUDE É COMANDADA POR DOIS EX-VEREADORES E UM INCLUSIVE COMANDAVA ESQUEMA DE DESVIOS DE RECURSOS DA CONAB…. TODOS DOIS SÃO ALIADOS DO ATUAL GOVERNADOR FLAVIO DINO….

  4. Julião

    AMIGO, VENHA ATÉ A CIDADE DE ARAGUANA-MA. E VOCÊ VERÁ A GRANDE ROBALHEIRA QUE TA ACONTECENDO AQUI! AQUI OS SUPOSTOS PESCADORES PARA RECEBEREM O SEGURO DEFESO TEM QUE ENTREGAR MAIS DE 70% DO DINHEIRO PARA OS DONOS DAS COLONIAS DE PESCADORES. OS CHEFES DAS COLONIAS ESTAO TODOS RICOS!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários