Sarney diz que Janot agiu por ‘vingança’ ao incluir o nome de Roseana em lista

Por Luís Pablo Política
 

Por Oswaldo Viviani

O ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-MA) acusou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de agir por “vingança” contra ele, ao incluir o nome da ex-governadora Roseana Sarney no “listão” de políticos a serem investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no “propinoduto” da Petrobras (Operação Lava Jato). Na sexta-feira (6), o STF divulgou que vai abrir inquérito para investigar 47 políticos, entre eles Roseana Sarney.

José Sarney

José Sarney

Segundo José Sarney escreveu ontem (8) em sua coluna no jornal “O Estado do Maranhão”, de sua propriedade, o motivo da vingança de Janot seria a recusa, pelo Senado, da aprovação do nome do procurador Nicolau Dino – irmão do atual governador maranhense Flávio Dino (PC do B), adversário político do grupo Sarney – no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Um cabeça coroada do órgão [MPF], cérebro e braço direito do dr. Janot, foi recusado para o CNMP. Agora, o dr.Janot, em solidariedade ao colega, coloca mal a instituição MP. Como vem fazendo desde a última eleição, quando pediu intervenção federal no Maranhão e perseguiu a governadora Roseana Sarney no episódio de Pedrinhas, resolve vingar-se de mim, atribuindo-me a culpa pela recusa do amigo”, escreveu Sarney.

No artigo, intitulado “As marcas do fanatismo”, Sarney fala, ainda, de “injustiça” contra ele e Roseana e defende a filha: “Ela nunca foi à Petrobras, nunca teve nenhuma relação com o sr. Paulo Roberto Costa, nunca teve nenhum pleito na Petrobras por firmas ou pessoas”.

De acordo com o pedido de instauração de inquérito do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou, em delação premiada, que em 2010 mandou entregar R$ 2 milhões em espécie para a campanha à reeleição da governadora do Maranhão Roseana Sarney, a pedido do então ministro de Minas e Energia Edison Lobão.

O pedido de Zavascki foi baseado em denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot.

DINO – Em resposta a José Sarney, sem citar o nome nem o artigo do senador, o governador Flávio Dino manifestou-se no Twitter: “Dedico-me a governar o Maranhão, tentando superar a herança maldita deixada por Roseana Sarney e seu grupo. Quem tem problemas com a Polícia Federal que os resolva”.

E completou: “Afirmar ou insinuar que eu controlo a atuação do procurador-geral da República, além de sinal de desespero, agride a instituição MP. Tentar ‘politizar’ uma investigação séria é ridículo. O problema de Roseana e Lobão é com a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo”.

13 comentários em “Sarney diz que Janot agiu por ‘vingança’ ao incluir o nome de Roseana em lista”

  1. Armando Pinto

    O que o ilustre Presidente Sarney precisa compreender é que o grande culpado nessa história da Petrobras, foi Getúlio Vargas que apoiou a campanha do Petróleo é Nosso e criou a Petrobras, não fosse esse ato insano do governante trabalhista, os políticos do PT, PP e PMDB não teriam roubado nada.

  2. Will

    Cadeia na Rosena….

  3. Magno

    Esse pilantra passou a vida toda perseguindo a vida dos outros e agora ta reclamando. Todo mundo sabe que Roseana e sua quadrilha depenaram os cofres publicos.

  4. ribamarpinheiro

    PIOR É O GOVERNO DESSE COMUNISTA QUE A TODO MOMENTO SURGE PROBLEMAS COM SEUS AUXILIARES. VALDIR MARANHÃO COM DENUNCIAS DO CASO DA PETROBRAS, OTHELINO NETO CONDENADO PELA JUSTIÇA POR DESVIO DE MAIS DE 100.000.000,00 (CEM mILHOES) DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE NO GOVERNO JACKSON LAGO. COMO ELES SAO PERSEGUIDORES, IMPLANTARAM EM TODAS AS SECRETARIAS UM CLIMA DE TERROR. MAS O QUE DELES TA GUARDADO, ESSE COMUNISTA COM PROMESSAS DE TRANSPARENCIA NÃO TEM NADA DE HONESTO.

  5. ANA COSTA

    E ENTÃO O QUE FAZIA YOUSELFE EM SÃO LUIS COM UMA MALA DE DINHEIRO, QUANDO FOI PRESO PELA PF?

  6. Thiago Almeida

    kkkkk quem deveria estar nessa lista era o Sr Governador,que mal começou seu desgoverno e já está fazendo besteira

  7. Oiluj Rasec

    O que mas me deixa injuriado é ver pessoas defendendo político A e B, quando todos nós brasileiros honestos sabemos que se no Brasil os politicos fossem sérios e honestos, nós seríamos uma grande potência mundias. Pois somos um país rico, so para termos uma idéia se todos os políticos devolvessem aos cofres públicos o real valor que eles roubam estaríamos muito bem, infelizmente as leis dão amém aos todos poderosos, e rebentam com a classe de trabalhadores sérios e honestos os políticos são péssimos exemplo para o povo.

  8. ronaldo Dutra

    acho engraçado, o senhor Ribamar Pinheiro fica defendendo essa corja de pilantras que sugam o nosso estado praticamente a 50 anos, e agora temos um governador que é do povo vc fica fazendo criticas ,realmente vc gosta de sofrer, viver em um estado que é considerado como um dos mas pobres da federação, ta faltando é sabao pra lavar a cara de pal tua e dessa família de miseráveis que acabaram com o maranhão!

  9. fabricio

    Ainda tem gente que apoia esses câncer do maranhão destruíram o estado e querem que o novo governo arrume o estado em menos de 3 meses . Quem apoia eles é só bandido tbm.

  10. iraneide

    Pergunto ao “inocente”governador do MA se ele acha mesmo que os poderes têm essa independência toda ou na verdade ele chama o povo brasileiro de palhaço com forte sentimento de imbecilidade. Ora me poupe!!!
    Tbm deixo uma informaçao ao moralista do governador do MA so o pai dele foi condenado 3 vezes pelo TCU qdo era Prefeitinho…
    Quanto aos que chamam a famila Sarney de Cancer…procurem lê e conhecer outros Estados aí saberao o ki é Cancer analfabertos ridiculos!!!!!

  11. ribamarpinheiro

    SR. RONALDO DUTRA, VOCÊ ACHA QUE ESSA MUDANÇA QUE FLAVIO DINO OFERECEU NA SUA CAMPANHA VAI MESMO ACONTECER LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO OS SEUS AUXILIARES? POIS SOMOS SABEDORES QUE NÃO ADIANTA MUDARMOS AS PESSOAS E CONTINUARMOS COM AS MESMAS PRATICAS QUE TANTO ANGUSTIA A POPULAÇÃO. NÃO ACREDITO QUE AO LADO DE: BIRA DO PINDARE, JOSÉ REINALDO, WALDIR MARANHÃO, OTHELINO NETO, WEVERTON ROCHA, JULIÃO AMIN E OUTROS QUE JÁ CONHECEMOS SEU PASSADO ESSE GOVERNADOR VÁ REALMENTE MUDAR PRA MELHOR NOSSO ESTADO. A SE VOCÊ LER COM ATENÇÃO O QUE ESCREVI ACIMA, VAI PERCEBER QUE NÃO ESTOU DEFENDENDO O GOV. PASSADO, A MINHA INTENÇÃO É MOSTRAR QUE ESSE GOVERNO QUE HOJE ESTÁ INSTALADO NO PALÁCIO DOS LEÕES NÃO TEM CONDIÇÕES MORAL PARA MUDAR COISA ALGUMA.

  12. Botelho Pinto

    Acho que todos os que comentaram tem razão, kkkk.

  13. ribamarense

    Concordo com o sr. Ribamar pinheiro, ao invez de sair defendendo politico x ou y deveriamos mesmo era defender o real interesse publico pois buscar o melhor para a comunidade nao e defende politico e sim cobrar destes… pois como qualquer outro integrante dos poderes sao apenas servidores publicos e devem ser fieis aos destino da coisa publica.. parem de defender o governador ou a familia sarney e procurem amadurecer a ideia de que a coisa publica deve ser policiada por todos nos. deixem de votar porque alguem pediu ou porque alguem ganhara algo com a eleicao. O voto e nossa maior arma e infelizmente ainda e devidamente aproveitada

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários