Assim Flávio Dino morre! Dilma nomeia desembargador apoiado por Sarney para vaga no Superior Tribunal de Justiça

Por Luís Pablo Política
 

Folha.com

Ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Ministro Reynaldo Soares da Fonseca

O desembargador Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF­1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), foi nomeado nesta quinta-­feira (2) pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Fonseca era um dos nomes da listra tríplice entregue pelo STJ, em março, à presidente, ao lado dos também desembargadores federais João Batista Pinto Silveira e Joel Ilan Paciornik, ambos do TRF­4.

Ele ocupará a vaga que antes pertencia ao ministro Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou em julho. Maranhense, o novo ministro já havia aparecido na lista de indicados ao STJ anteriormente e era apoiado pelo ex­-presidente José Sarney (PMDB).

O nome foi definido por Dilma após reunião com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), nesta manhã, no Planalto. Fonseca obteve 18 votos para integrar a lista, mesmo número que o desembargador João Batista Pinto Silveira —o terceiro candidato, Joel Ilan Paciornik, obteve um a menos.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no qual Fonseca atuava, é sediado em Brasília e compreende processos abertos no Distrito Federal, na Bahia, em Minas Gerais e em outros 11 Estados do Norte e do Nordeste. O TRF­4, de onde vieram os outros concorrentes, tem sede em Porto Alegre e abriga processos dos Estados do Sul.

O STJ possui, além da vaga recém-­ocupada, outras três vagas abertas, duas a serem preenchidas por membros oriundos dos TRFs e uma a ser preenchida por um magistrado dos Tribunais de Justiça dos Estados. Até o fim deste ano, caso a PEC da Bengala não entre em vigor, ao menos mais uma vaga será aberta —o ministro Napoleão Nunes Maia Filho atingirá a idade limite.

4 comentários em “Assim Flávio Dino morre! Dilma nomeia desembargador apoiado por Sarney para vaga no Superior Tribunal de Justiça”

  1. Tereza Rocha

    Top top top!

  2. Paulo

    Se você votou em Aécio
    Deus de abençoa!
    Se não votou
    Deus te perdoa!

  3. joana

    ótima escolha da presidenta, até agora foi a coisa mais certa que fez, pq ela so faz merda, a nomeação de DR. REYNALDO, foi ótima, competente e honesto nota milll

  4. RISOVALDO

    Atenção, Sarney começou a trabalhar

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários