Eleições 2016: pesquisa revela que se Roseana Sarney for candidata, terá 2° turno em São Luís contra Eliziane Gama

Por Luís Pablo Política
 

Deputada Eliziane Gama

Deputada Eliziane Gama

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) lidera todos os cenários apontados na pesquisa de opinião Escutec contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), quando abordada a perspectiva eleitoral em relação ao pleito de 2016 em São Luís.

A pesquisa, divulgada com exclusividade por O Estado, ouviu 807 eleitores entre os dias 12 e 15 de maio e possui um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que caso fosse realizada hoje a eleição, Eliziane Gama – deputada federal mais votada no pleito de 2014 -, estaria eleita prefeita de São Luís. Ao todo, foram três os principais cenários destacados no levantamento.

No primeiro, quando perguntado em quem votaria caso fossem estes os candidatos a prefeito da capital, o eleitor coloca Eliziane Gama na liderança com 33,5% das intenções de votos. A ex-governadora e ex-senadora da República, Roseana Sarney (PMDB), aparece na segunda colocação, com 15% da preferência do eleitorado. Roseana, no entanto, jamais se colocou na condição de candidata ou falou com a imprensa sobre a possibilidade ou não de disputar as eleições de 2016.

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Na terceira colocação, com 13,8% das intenções de votos aparece o prefeito Edivaldo Holanda; logo em seguida aparece o ex-prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando Silva (PSDB) com 10%; Rose Sales (PP) com 4,1% e Gastão Vieira (PROS) com 3,1%. Ao todo, 15% do eleitorado afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos e outros 5,6% opinaram não saber.

No segundo cenário Eliziane Gama já aparece com 42,8% das intenções de votos. O prefeito Edivaldo Júnior fica na segunda colocação com 13,3%. Em seguida aparecem Neto Evangelista (PSDB) com 6,4%; Rose Sales com 5,7%; Gastão Vieira com 5,5%; e o vereador Fábio Câmara (PMDB) com 2,2%. Outros 18,3% afirmaram que não votariam em nenhum destes candidatos e 5,9% disseram não saber.

Vantagem

No terceiro cenário a deputada federal Eliziane Gama também aparece com larga vantagem sobre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Do total do eleitorado entrevistado, 35,3% disse que votariam nela caso as eleições fossem hoje.

Ex-governadora Roseana Sarney

Ex-governadora Roseana Sarney

Já o prefeito petecista ficou com 14,9% da preferência, empatado tecnicamente com o tucano Luis Fernando Silva, que aparece com 14,3%.

Rose Sales, assim como Eliziane, Edivaldo e Gastão, presente em todos os cenários pesquisados, apresenta 5,2% das intenções de votos.

Em seguida aparece o ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde , Ricardo Murad (PMDB), com 4,8% e Gastão Vieira, com 4,6%.

Outros 15,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apontados e 5,1% não souberam ou não quiseram responder.

O último cenário inclui João Castelo como candidato do PSDB. Eliziane mantém a dian- teira, com 40,4%, seguido do tucano, com 13,3%. Edivaldo aparece com 11,8% e Rose Sales com 5,9%. Gastão Vieira regis- tra os mesmos 4,6% e Fábio Câmara, 2,1%.

Esta foi a primeira pesquisa de intenções de votos sobre as eleições para prefeito de São Luís que ocorrerá em 2016. O levantamento foi feito em cerca de 100 bairros, divididos em 11 setores, das zonas urbana e rural do município. Do total de entrevistados, 371 foram homens e 436 mulheres.

Escutec

23 comentários em “Eleições 2016: pesquisa revela que se Roseana Sarney for candidata, terá 2° turno em São Luís contra Eliziane Gama”

  1. falção

    ESTAREMOS COM A GUERREIRA, VAMOS MOSTRAR COMO É QUE SE ADMINISTRA UMA CIDADE. ESSE PREFEITO DE PROMESSA JÁ MERECE TER SAIDO DO COMANDO DA NOSSA CIDADE. COMO É QUE SE TRATA UM DISTRITO INDUSTRIAL DE UMA CIDADE COMO ESSE PREFEITO DE H TRATA O NOSSO DISTRITO INDUSTRIAL. NA ENTRADA BEM EM FRENTE AO 12 DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL OS EMPRESÁRIOS COLOCAM ENTULHOS NOS BURACOS PARA AMENIZAR O SITUAÇÃO, E SE FOR MAIS UM POUCO PRA DENTRO, PSSANDO PELA VILA 2000 E INDO ATÉ O POVOADO MARACUJA AI VOCÊ NÃO VER MAIS NEM UM METRO DE ASFALTO. ESSE PREFEITO ED-H PROMETEU, JUNTAMENTE COM ESSE GOVERNADOR DA MENTIRA QUE SABIAM OS CAMINHOS ONDE BUSCAR DINHEIRO E QUE RESOLVERIA TODOS OS PROBLEMAS DE SÃO LUÍS. MERA ENGANAÇÃO, O POVO ESTÁ DECEPCIONADO COM OS DOIS.

  2. clemilton

    Coloca aí o Bira do Pindaré, pra ver o quê que dá.

  3. Claudia

    Esse rapaz edvaldo foi o pior prefeito da história de slz. Prometeu elevados, novas vias, asfalto, GPS em
    ônibus e não fes nada. Castelo peo menos prolongou a litoranea.

  4. #Quem viver verá!!

    Edivaldo Holanda com tudo isso? Eu não acredito! De todos citados só votaria em Luís Fernando. Se o atual governador continuar com esta equipe despreparada vai ficar com a mesma popularidade do prefeito. FORA EDIVALDO!!!!!

  5. Kawane brito

    povo de São Luis, votem na guerreira para prefeito que a cidade com certeza vai prosperar. Roseana Sarney prefeita e governador Flavio Dino, dupla que vai dar certo rumo ao desenvolvimento de São Luis duvida pois testam. ok

  6. JOAQUIM PINTO

    Guerreira é Guerreira. A branca será a prefeita de São Luís. Ela fez muito mais por São luís do que esse prefeitinho medíocre. Só assim vamos ter melhoras em nossa cidade.

  7. Jessica

    Esse instituto não aquele mesmo que colocava Luis Fernando na frente de Flavio Dino e depois sumiu com vergonha do fiasco da saida dele com a entrada de Lobão Filho na disputa? Credibilidade a mil nessa pesquisa bem ai.

  8. Damasio

    Se a justiça desse pais fosse realmente “justa”, Roseana em 2016 estaria completando era ano de presa por roubo do dinheiro publico e não candidata a nada.

  9. nonato

    Essa pesquisa so pode ter sido feita em São Luis do Paraitinga, por que nessa São Luis que eu moro, nem a irmãzinha que mente e se vende por qualquer quantia nem a outra que iludiu o povo manhanense com a falsa promessa de empregos e por trás desviou milhões da Refinaria de Bacabeira, ganham nem pra líder comunitário.

  10. narcisia

    A deputada mais votada no pleito de 2014 usou o voto do povo do interior onde ela sempre enganou para tentar chegar a prefeitura da capital, agora eu pergunto pra ela, e as promessas que ela fez nos interiores onde ela foi votada, quem vai cumprir? Não engane a população Eliziane, mentindo para alcançar prioridades pessoais e não do povo.

  11. Josivaldo

    Acho que o Bira do Pindare deveria ta nas pesquisas. Ele é o unico con chances se fazer pareo a Eliziane.

  12. Marcos

    Estou contando os dias, pra ver esse prefeito fora.Enganou a todos,não fez coisa alguma,a não ser aumentar o IPTU.A prefeitura através de seu representante, ainda teve a petulância, de dizer,que usaram fotos de satélite para vistoriar os imóveis para aplicar a nova tarifa de IPTU;e não usaram o mesmo satélite para vistoriar as buraqueiras.São Luis nunca esteve tão mal.Toda quebrada,até parece que houve um bombardeio.É ridículo e vergonhoso ver algum turista vir pra nossa Capital.

  13. Flávio Marques

    Qualquer um menos o Edivaldo e a Eliziane. O Edivaldo criticou o Castelo na última campanha por ele mostrar serviço apenas nos últimos momentos de governo o que ele também está fazendo agora. Na sua campanha o Edivaldo falava que os problemas da cidade eram solucionados de maneira simples, o que não está acontecendo. O problema mais fácil de ser resolvido é o problema dos outros, o difícil é quando nos colocamos na situação.

  14. Elizabete

    Gente! Esta pesquisa foi encomendada de onde? Do além? Chuta que é laço! Devolve que é oferenda! Surreal. Até os cachorros sabem que São Luís não gosta dos Sarney’s. Não que eu esteja dizendo que morro de amores por Flávio Dino. Para mim Dino e Sarney são a mesma coisa. Até por isso posso dizer que sou imparcial nisso. Mas São Luís não gosta deste nome: Sarney. Quanto a Edvaldo Holanda, tenho a dizer que o povo tem memória curta ou é “abestado” mesmo, pois Caostelo foi muito pior. Quem Lembra do governo de Gardenia, onde São Luís virou “jardim”? E do lixo de Conceição Andrade? Esqueceram? Tomara que Caostelo se aposente mesmo. Não temos o governo que queremos (até porque alguns precisariam de um faz-me-rir para se “alegrarem”), mas seguramente Edvaldo Holanda não foi o pior prefeito. Não sou maranhense mas amo esta terra muito mais que muitos daqui, que têm vergonha do que são! O melhor prefeito de São Luís foi Jackson Lago!

  15. douglas

    grande eliziane, espero que o povo retribua o grande trabalho que a senhora esta fazendo no congresso nacional. parabens!!!!

  16. Marcos

    A guerreira tem que voltar estamos com voce Roseana. Tira esse prefeitinho de tempo. E esse governador que nao faz nada alem de viver do passado e culpando os outros pela sua incompetencia.

  17. adalberto

    Cuidado com a Eliziane Gama!
    Lobinha com aparência de ovelha

  18. [email protected]

    Com certeza Edvaldo de novo prefeito maravilhoso com comprometimento com o povo.

  19. andrade silva

    moro em fernando falcao manhao um municipio com dez mil abtantes e sofremos por falta de pavimentaçao uma creche inacabada mas fucionarios recebem como se estivesse trabalhando um ginasio poli esportivo que mais de um ano foi liberado o financeiro quasi meio milhao de reais e foram levantado apenas quatro colunas
    calçamento cada rua aproximado de meio milhao e nada foi feito ate hoje todos os imaos do prefeito sao concursado e nao trabalam em suas fuçoes e secretaria de finanças e irma sec de educaçao e irma o dono do posto e do irmao o supermaercado e do irmao onde fuciona o correspondente e do irmao os fucionarios contratados so podem comprar no propio estabelecimento a sec de saude e prima os cunhados e cunhadas do mesmo sao concursados e nao trabalhao e tem lojas que fornessem pra prefeitura os estabelecimentos alugados
    sao dos irmaos os concurssos sao forjados como o utimo que teve e os vereadores recebem propinas para nao fiscalizar o prefeito os vereadores abastecem seus veiculos por conta da prefeitura e outros carros alugados tambem por pessoas fisicas e uma impresa criada em sao luis que recebe e repassa p os donos dos carros e o nome do titular da empresa e laioson tambem o mesmo pega as obras da cidade e so ele ganha as licitaçoes
    nos ajudem sair das maos desse prefeito,e que meu nome fique em off.

  20. Neydher Fernandes

    Eliziane com certeza. Tem realizado grande trabalho no Congresso. Edivaldo Holanda começou a fazer alguma coisa agora, só por ser ano de eleição! Se escondeu por 3 anos. As ruas da cidade parecem um queijo suíço… Roseana já deu o que tinha que dar. Como governadora fez obras importantes, mas tem muita resposta a dar nas investigações do Petrolão, etc. Tratou a PM e a PC com desprezo. Precisamos de alguém com uma nova visão de São Luís. O povo acreditou no Edivaldo, mas ele decepcionou. Temos que mudar!

  21. junior

    so roseana pra quebra esse tabu de capital sem sorte com prefeito

  22. Maria

    Roseana nunca mais! Deus nos livre!Vãos tentar outra mulher!

  23. Torres

    Roseana, eu sei não é lá essas coisas. más, apesar de muitos reclamarem sobre seu governo. Ainda indicaria ela ,pois em se tratando de governo estadual, o grupo passou muito tempo e muitos reclamavam; só que vaja a gora o desastre que esse governo atual está provocando com os funcionários. desde janeiro deixando de corrigir os salários que na época de Roseana era automático já pensouse Elisiane chegar a tal feito seguindo sei instrutor?:.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários