Desabafo! Para Zé Reinaldo, Flávio Dino e seus aliados têm ‘paranoia’ por Sarney

Por Luís Pablo Política
 

O ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) voltou a falar sobre a proposta do “Pacto pelo Maranhão” – união entre os grupos políticos, oposição e governo, para o desenvolvimento do Maranhão.

Em novo artigo, Zé Reinaldo faz um desabafo as pessoas que lhe criticaram – como seus aliados e próprio o governador Flávio Dino (PCdoB). O ex-governador disparou: “o mais curioso é que nenhum desses me convenceu de que estou errado. Sabem por quê? Porque ninguém debateu a ideia, todos se limitaram a bater em Sarney, entendendo que aquilo teria causas ocultas e que eu estaria na verdade reabilitando o ex-senador, que, a partir daí, passaria a dividir o governo com Flavio Dino. Meu Deus, que paranoia, pobreza de pensamento e medo do debate verdadeiro!”.

Abaixo o artigo na íntegra:

Zé Reinaldo Tavares

Zé Reinaldo Tavares

Pacto e debate público / Por Zé Reinaldo Tavares

Há muito tempo não se via no Maranhão uma ideia despertar tanta atenção da sociedade e isso se deu em todo o estado. Porém, muitos dos autoproclamados “formadores de opinião” simplesmente procuraram evitar o debate, preferindo a tática da desqualificação, ora do autor da ideia, ora da própria ideia. Passaram até a me agredir e tentar me desqualificar pessoalmente.

No entanto, o mais curioso é que nenhum desses me convenceu de que estou errado. Sabem por quê? Porque ninguém debateu a ideia, todos se limitaram a bater em Sarney, entendendo que aquilo teria causas ocultas e que eu estaria na verdade reabilitando o ex-senador, que, a partir daí, passaria a dividir o governo com Flavio Dino. Meu Deus, que paranoia, pobreza de pensamento e medo do debate verdadeiro!

De fato, essa é uma questão preocupante, pois estamos nos acostumando apenas ao linchamento moral das pessoas de quem não gostamos. Não é à toa que estão ocorrendo tantos casos de linchamento reais de pseudo-criminosos. Parece-me mais um perigoso fundamentalismo.

Por que não perguntar à população o que pensam? Bastam duas perguntas: “você ouviu falar da proposta do pacto?” “Você acha que os políticos do Maranhão – de todos os grupos políticos – deveriam se unir para defender projetos importantes para o desenvolvimento do Maranhão? ”

É provável que tenham uma surpresa… Estive na Rádio São Luís, no programa do Rogério, por cerca de uma hora e meia com microfone aberto a perguntas e a grande maioria dos comentários foram na verdade de apoio à proposta. Deveríamos fazer uma pesquisa.

Será que estou pondo Flávio Dino em risco? Flávio terá sempre o meu apoio, ele está fazendo um ótimo governo e sairá facilmente vitorioso sobre qualquer um se for para a reeleição. Não acredito que ainda teremos um membro da família Sarney concorrendo ao governo.

Agora me respondam: quem (para valer!) enfrentou Sarney mais do que eu? Enfrentei-o quando ele estava no auge do poder. Quem apanhou mais do que eu, que até preso fui? Quem se sacrificou pela vitória de Jackson Lago a ponto de deixar o sonho de ir para o Senado a fim de me manter no governo até o último dia? Esqueceram-se disso? Jackson venceria o pleito sem mim?

Tenho certeza de que não e me refiro ao seguinte: Jackson queria ser candidato único do governo. Ele contra Roseana. Eu de pronto recusei, porque seria derrota certa. Ele ficou furioso, deixou de falar comigo por mais de um mês, fez sua esposa pedir exoneração do cargo de Secretária da Solidariedade e por aí foi. Alguns amigos que tentaram convencê-lo de que eu estava certo chegaram a ouvir dele: “vocês não estão entendendo, Zé Reinaldo é um agente do Sarney infiltrado na oposição para acabar conosco”.

Realmente não me importei. Jackson era um homem de bem, mas que estava muito estressado na ocasião. Tanto que antes ainda do primeiro turno ele me procurou para dizer que eu estava certo e pedir desculpas pelo que disse. Gesto de um grande homem. Ney Bello assistiu a essa conversa.

Poucas pessoas se expuseram tanto à ira de Sarney, como eu e Lourival Bogéa. Sofremos muito – e na pele – por isso. E ele (que, mais do que ninguém, poderia ter uma outra atitude) fez um editorial excelente, chamando a atenção dos críticos para o cerne da questão e defendendo a discussão da ideia.

Não falei com o governador sobre o pacto. Não queria envolvê-lo em nada prematuramente. A responsabilidade é só minha. No entanto, logo que assumiu o mandato, ele fez um discurso a uma plateia de prefeitos em que foi muito elogiado ao dizer que trataria todos do mesmo jeito, não importando se votaram nele ou não, se eram ou não do grupo Sarney, que o compromisso dele era com o Maranhão e ali todos representavam o povo maranhense.

Pois bem, o ataque desqualificador que mais se repete por aí é o de que Sarney mandou durante cinquenta anos e nada fez pelo Maranhão. Por que faria agora? À primeira vista parece correta a pergunta, mas não é, pois não é essa a questão. Não vou, meus caros, aderir à pauta do Sarney! É o contrário, o chamado é para que ele adira à nossa, a do governador, a do Maranhão. Há mais de dez anos não falo e nem vejo Sarney. Não sei o que pensa e nem se está disposto.

Ademais, eu tenho direito e a obrigação de externar o que penso e o que sinto, mormente a partir de minhas impressões e presença constante, diária, na Câmara Federal, que é uma casa, sobretudo, política. O horizonte que se prenuncia é um horizonte de mudança profunda no país e é muito provável que outros grupos assumam a presidência e o poder. Se Lula cair – e tudo leva a crer que isso pode acontecer – Dilma cairá junto. Nesse cenário, é muito provável que Michel Temer, o atual vice-presidente, assuma a Presidência da República sob grande crise política.

Flávio continuará a fazer um ótimo governo, mas o nosso atraso é tão grande que precisaremos muito eleger alguns projetos estruturantes, projetos de interesse de estado, acima de governos, o que só faremos com a ajuda de todos, para termos, consequentemente, o apoio de todos. Temos que discutir que projetos serão esses e isso terá que vir por meio de um amplo entendimento.

A Folha de São Paulo de domingo escreveu em editorial que “a crise política começa a impor a necessidade de alguma forma de consenso que coloque os interesses nacionais em primeiro lugar”. E então? Será que atitudes como essa só serão boas para o Brasil, mas não se aplicam ao Maranhão?

Por fim, exporei aqui, mais uma vez, qual seriam os meus projetos para o Pacto:

Primeiro seria implantar o Instituto Tecnológico do Nordeste em Alcântara, ou seja trazer a melhor escola de engenharia do Brasil para cá. Ela permitiu a vitoriosa indústria aeronáutica brasileira e a difusão tecnologia de ponta no sudeste.

O segundo seria o “Super” Porto do Itaqui, para ser o parceiro concentrador de carga do Brasil para o Canal do Panamá. Isso exigirá muito investimento e se não o conseguirmos, vamos perder o lugar para o Porto de Pecém, no Ceará.

O terceiro escolhido por mim seria o transporte de massa de São Luís e da região metropolitana, a ser feito com VLT e trens, com terminais modernos e tudo integrado para dar rapidez e conforto ao passageiro. Hoje temos um dos piores sistemas do país.

Em quarto seria a implantação de um moderno sistema de logística em todo o estado, capaz de racionalizar o transporte de cargas e passageiros em todo o nosso território.

E em quinto seria um centro de alto nível para a formação de professores para o ensino fundamental e básico, única forma capaz de dar qualidade ao ensino público no nosso estado.

É evidente que em um Pacto as prioridades poderiam ser outras. Mas que fossem todas muito importantes e discutidas à exaustão.

Alguém poderia ser contra? Impossível. Há algum cargo público envolvido? Não.

Esse é o pacto que propus. Vamos deixar de picuinhas sem sentido.

10 comentários em “Desabafo! Para Zé Reinaldo, Flávio Dino e seus aliados têm ‘paranoia’ por Sarney”

  1. FERNANDO

    Politico sensato e corajoso……

  2. João Pedro

    Ao menos uma pessoa nesse governo destrambelhado falando a verdade, tem que deixa partidos de lado não estamos mais em campanha para ter adversários o Maranhão é do povo não de grupo a ou b.

    4 anos passa rápido

  3. MARANHENSE

    ESSE BOIZÃO TÁ FICANDO É DOIDO….UM VAGABUNDO DESSE QUE SE VENDEU PARA ESSES MELIANTES QUE HOJE LAPIDAM O ERÁRIO PÚBLICO NÃO TEM MORAL PRA PORRA NENHUMA…..TE TOCA ZÉ CHIFRUDO….

  4. Jose João Macedo

    Esse pacto é sem dúvida muito controverso.Governador,votei no senhor (7070)e, há várias eleições não votava para o plano federal,motivo simples:Não fazem porra nenhuma pelo Maranhão,mas o Sr.por vários motivos rompeu com o grupo que colocou o Maranhão em um patamar de miséria.Porque agora aos 85 anos o sr.Sarney iria ajudar o Maranhão?para deixar um legado aos netos e bisnetos?Sei,sei governador o sr. é um homem inteligente e competente.Se não fosse o Sarney e os interesses escusos dos seus aliados e familiares,o Sr. teria sido o maior governador da história do Maranhão pois,ainda garoto assumiu a Direcão Geral do D.E.R.Ma. e passou por vários orgãos importantes desse País,como técnico e gestor.Fez sim um bom governo mas, se o Sr.Sarney não tivesse lhe perseguido(interesses contrariados)teríamos hoje um grande Estado,talvez parecido com o que o Sr.se graduou (Ceará).Freud diz que,o homem pode mudar conforme seus interesses mas, não muda na sua essencia(isso chama-se personalidade).O Sr. como profundo conhecer dos corredores de Brasília deve saber mais do que é noticiado,a queda da Pres.Dilma é inevitável.E nessa possível queda que,a lei precisa ser urgentemente modificada,assume Michael Temer do PMDB e,quem é o grande gurú desse fisiologista partido?Sr.José Sarney.Mas,governador,ele foi Presidente da República do Brasil por cinco anos e,qual o benefício concreto teve o Maranhão?como maranhense e seu eleitor me responda?porque agora,depois que o gov.Flávio Dino desmontou todo o esquema dele(aliados e familiares)o mesmo num gesto de bondade iria fazer?De saída num suposto pacto desse ele iria querer várias Secretarias e MANDAR,continuar à enriquecer amigos como agora vejo,dezenas de…

  5. Jose João Macedo

    Continuando,obrigado Pablo.”Vejo pessoas do meu circulo de conhecimento e participantes desse grupo,desovarem seus milhões em carrões importados e ap. de luxo na peninsula.É esse pessoal que o pacto pode levar de volta porque com certeza o Sr.Sarney que rompeu com governadores que ELE elegeu pelo simples fato de não aceitarem serem comandados pelo Sr.Fernando Sarney e suas dezenas de empresas etc.,estamos caminhando sim,para uma crise economica sem precedentes da história do Brasil e,um Estado pobre que foi desmantelado pelo grupo Sarney,pois um Estado que chove seis meses por ano,essa sra.extingiu a Secretaria de Agricultura,isso é genocídio!o tomate e outras verduras veem do árido Estado do Ceará.Ta bom,governador,o sr.reclamou que todos só criticam o Sarney e não discutem o pacto mas,para alguém ser caixa no Mateus,tem que apresentar o curriculo!Sei governador do Pacto de Moncloa(Estado)e o pacto depois do Sazarismo em Portugal,mas,foram com todas as forças politicas juntas,sem imposição de A ou B.Sou eng.civil como Senhor,mas é difícil conceber o ex-presidente num pacto sem impor cargos de comandos aos seus aliados e familiares.Talvez o sr. esteja certo mas,se faz necessária muita discussão.Muito obrigado ao Luís Pablo,de quem sou leitor assiduo pelo espaço.

  6. Carlos Viuva

    Sou contra o pacto! Sarney foi o grande mal que o MA teve. Tu que veio para o cá não foi por causa dele ou do seu grupo um bando de imbecil. Até uma boa dona de casa aproveitaria melhor as oportunidades q o Maranhão. Usaram só em benefício próprio e usurparão o povo maranhense. Um político atrasado patrimonialista da área colonial. Uma metátese com políticos, judiciário e executivo medíocres.

  7. [email protected]

    ZÉ REINALDO TA ANOS LUZ AFRENTE DESSE GOVERNO SÓ UM DOIDO QUE NÃO VER Q ESSE GOVERNO NÃO ESTA DANDO CERTO , ZÉ APRENDEU COM ZÉ UMA ÓTIMA IDEIA DEPUTADO VC SIM TEM VISÃO.

  8. joão

    Queira ou não o Sarney ainda tem muita força politica e pensar em pacto pelo MARANHÃO e não um pacto entre pessoas que só pensam em seus umbigos e não estão a minima para o povo. Corajoso e com certeza deve está vendo algo de podre na atual gestão.

  9. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga

    VAMOS REPENSAR OS NOSSOS DEFEITOS e RENUNCIAR NOSSOS INTERESSES POLÍTICOS INDIVIDUAIS EM PROL DO COLETIVO QUE É CUIDARMOS DO MARANHÃO.
    O PORQUE TUDO ISSO??? Ei!!! ENTENDEMOS QUE NÃO SOMOS PERFEITOS, MAS TAMBÉM NÃO DEVERÍAMOS PRATICAR TANTOS DOS DEFEITOS, não acham???

    Bravos e bravas, já viu se não tivéssemos num continente onde temos o fator liberdade ao nosso favor??? Como seria a nossa cultura EM RELAÇÃO ao nosso comportamento do agirmos???

    Bravos e bravas, somos tão livres que em nosso país boa parte das regiões sul e sudeste praticam um preconceito muito forte contra os nordestinos pelo fato de acharem que só eles é quem deveriam ser brasileiros!!! É… É isso MESMO!!! Isso é tão verídico que até o presente, o sul nunca engoliu o fato de um nordestino ter chegado ao posto maior da nação, POIS O EX PRESIDENTE DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DR. JOSÉ SARNEY jamais desconhece essa realidade, mas como um mito da conciliação e da diplomacia, O MESTRE EM LIDERANÇA E LIDERAR, pra ele, esse fato nunca foi e jamais será realidade no BRASIL DOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS.

    A nossa cultura é tão forte pela ignorância, egoísmo e preconceito, que FHC nunca se conformou em ter repassado a faixa presidencial para um metalúrgico lanterneiro, isso não é um ABSURDO???

    Um dos exemplos mais recentes foi o ex candidato a presidente AÉCIO em NÃO querer admitir A DERROTA PARA UMA MULHER.

    Bravos e bravas, aqui a nossa liberdade é tão infinita ao ponto das nossas leis não serem respeitadas, convivemos com tanta impunidade que até mesmo os próprios poderes devem ter a consciência que isso tudo são frutos da desigualdade e exclusão sem freio em nossa nação.

    A situação está tão desandada neste país, que os boatos relatam que tem um NORDESTINO querendo ser professor de DEUS!!! Isso não é um absurdo??? Apesar de ser boatos mas este ultimo só ocorreu devido as nossas vaidades que são muitas ultrapassando o absurdo.

    Bravos e bravas, o nosso egoísmo, prepotência, ignorância, preconceito, arrogância, inveja, PERSEGUIÇÃO, mentira e individualismo, nos permitem praticarmos uma mente cultural inevitável de defeitos!!! E o pior, SEM LIMITES…..

    Bravos e bravas, nós deveríamos mais era de agradecermos por sermos de um continente onde podemos praticar nossas convicções religiosas, pois tem nações em continente do nosso planeta terra que não se pode adorar e louvar o nosso Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. ENTÃO, O QUE ACHAM DESSE ENTENDIMENTO???

    Bravos e bravas, vou repetir o que comentei anteriormente, nunca simpatizei POLITICAMENTE com o DEP. FED. ZÉ REINALDO pelo fator segurança, mas só o fato do seu gesto atual como político pelo desenvolvimento do Maranhão, isso significa RENUNCIAR TODOS OS NOSSOS INTERESSES POLÍTICOS INDIVIDUAIS POR UM PROJETO QUE COLOCA O MARANHÃO NA PONTA DO DESENVOLVIMENTO. Claro, um pacto político pelo Brasil como está sendo sugerido por alguém querendo ser o mito como forma de se projetar a futuro PRESIDENCIÁVEL e que no meu entendimento até que poderá ser uma boa ideia pelo fato de termos futuramente mais um PRESIDENTE NORDESTINO!!! Mas por favor, não vamos encontrar justificativas para neutralizar o PROJETO LOUVÁVEL DO EX MINISTRO E EX GOVERNADOR JOSÉ REINALDO TAVARES.

    Bravos e bravas, vamos primeiro repensar os nossos defeitos e renunciarmos nossos interesses individuais em prol do coletivo que é CUIDARMOS DO MARANHÃO.

  10. Arnaldo junior

    Esse e melhor pensamento que já vi em um político continui assim VC e a revolução desse país meu nobre já mostro várias vezes pelo Maranhão e se não doce sua coragem Flávio dino há inda estaria sendo juiz parabéns pela iniciativa estou com VC não abro

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários