“O partido decidirá ano que vem quem será o candidato”, diz Adriano Sarney sobre a eleição de prefeito em São Luís

Por Luís Pablo Política
 

O Estado

Deputado Adriano Sarney (PV)

Deputado Adriano Sarney (PV)

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) concedeu entrevista exclusiva a O Estado para falar sobre a movimentação da sigla para as eleições de 2016.

Adriano revelou que passará a comandar o diretório municipal do PV na capital, falou do projeto de reorganização da sigla e afirmou que, caso assim o partido decida, poderá disputar a Prefeitura de São Luís.

De acordo com o parlamentar, o PV deverá ter candidatura própria na capital e trabalhará para eleger dois vereadores para a Câmara Municipal. Ele assegurou que o partido possui quadros qualificados para o pleito, mas deixou também em aberto a possibilidade de composição da legenda com algum outro pré-candidato na capital.

O Estado: Quais são os planos do PV para 2016 na capital?

Adriano Sarney: A meta em São Luís é realista, eleger vereadores e ter participação de destaque na majoritária. Vamos buscar ter na capital o tamanho que o partido tem no Estado. Hoje, somos uma das maiores agremiações do Maranhão, tanto em termos de parlamentares, vereadores, deputados estaduais e federais, quanto em número de prefeitos e vice-prefeitos. Claro que uma estratégia arrojada como essa vai exigir muito trabalho e organização, mas isto nós temos de sobra.

O Estado: Como o partido pretende atingir esses objetivos?

Adriano Sarney: No que se refere às eleições proporcionais, vamos buscar alianças estratégicas para a estruturação de uma coligação responsável com outros partidos. Existe também a possibilidade de criarmos uma chapa “puro sangue”, bastante competitiva. Seguimos estudando a melhor formatação, temos bons nomes, pessoas de confiança, militantes partidários, lideranças comunitárias e estamos sendo procurados por políticos que querem ingressar em nossas fileiras.

O Estado: E para a majoritária?

Adriano Sarney: O PV tem nomes competitivos como o do deputado Federal Victor Mendes, que foi um bom Secretário de Meio Ambiente no Governo Roseana Sarney e tem serviços prestados na cidade. Ele foi, por exemplo, o idealizador da revitalização do Parque do Itapiracó. Na Assembleia Legislativa, dos quatro deputados estaduais do PV, eu e o Edilázio Júnior tivemos boa votação em São Luís e temos capacidade e legitimidade de entrar em uma disputa. E, claro, o deputado federal Sarney Filho, uma liderança histórica da capital, responsável por obras e ações estruturantes como a viabilização da urbanização da Lagoa da Jansen, quando ministro do Meio Ambiente.

O Estado: Caso o PV opte pela candidatura própria, o senhor estará disposto a encarar a disputa?

Adriano Sarney: Aceitei a missão de trabalhar para fortalecer o Partido Verde na Ilha [ele passa a ser presidente municipal da legenda]. As eleições estão longe e qualquer decisão definitiva agora é precipitada. Trabalharemos de forma estruturada, o partido decidirá ano que vem quem será o candidato após muitas conversas e análises, mas sempre colocando os interesses da cidade acima dos nossos próprios interesses. Se o partido decidir pelo meu nome para compor uma chapa majoritária, aceitarei de bom grado.

O Estado: O senhor disse que o PV vai atuar como protagonista na disputa. Isso se dará com outros partidos ou com um projeto independente?

Adriano Sarney: O diálogo faz parte da política. Mas sempre colocando os interesses da sociedade acima dos interesses individuais do partido. Então, o PV está aberto ao diálogo com outras legendas que tenham dentro de seus programas propostas concretas para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Estado: A vereadora Rose Sales já conversou com o PV?

Adriano Sarney: Conversou na semana anterior a sua filiação ao PP, prova disso que fui convidado e estive presente no ato. O pai da Rose, seu Hugo Reis, foi uma grande liderança política da Ilha e era aliado do deputado Sarney Filho, então existe essa ligação. A vereadora Rose Sales tem uma boa atuação em São Luís , é um quadro qualificado; portanto, seria muito bem aceita no partido.

O Estado: E o Partido Verde tem propostas para São Luís?

Adriano Sarney: Claro, o PV tem propostas inovadoras, principalmente em áreas como mobilidade urbana, saúde, segurança, educação e meio ambiente. São Luís é uma capital que não usa ferramentas tecnológicas e de informação, apesar de existirem recursos do Banco Mundial para esse tipo de investimento. Numa cidade inteligente, os gestores podem usar a tecnologia para melhorar praticamente tudo. Destacamos como exemplos: os semáforos inteligentes, sistemas de vigilância para a segurança nas ruas, informações compartilhadas entre escolas, gestão mais transparente e menos burocrática, mais eficiência no uso de energia e água e o agendamento de consultas on-line. Tudo isso faz parte do programa do partido.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários