Famem responde à prefeita de Coroatá…

Por Luís Pablo Política
 

Direito de Resposta:

Famem

Sobre informação da prefeita Teresa Murad, do município de Coroatá, acerca dos motivos de sua desfiliação, a direção da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) presta os seguintes esclarecimentos:

Primeiramente, repudia veementemente insinuações de cunho puramente eleitoral e político.

A entidade, ao longo dos seus quase 30 anos de funcionamento, exerce papel fundamental no trabalho de defesa dos interesses das cidades associadas e fortalecimento do municipalismo no estado.

Ainda em 2014, após as eleições de outubro, a FAMEM, ciente das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, promoveu encontro entre gestores públicos municipais e o governador eleito visando estreitar os laços institucionais e buscar solução para algumas problemáticas, dentre elas o pagamento de convênios firmados entre a administração estadual passada e as prefeituras.

Um diálogo permanente está sendo mantido, sendo que por diversas vezes a direção da entidade promoveu encontros entre prefeitos e representantes do atual governo, que, em todos eles, detalharam a situação financeira difícil pela qual passa o estado.

A FAMEM está acompanhando de perto o processo de liberação dos recursos dos convênios firmados ano passado. No fim de agosto, quatro foram liberados, de um total de 33 anunciados. O restante, de acordo com o atual governo, será pago em breve obedecendo cronograma já estabelecido e que leva em consideração a sua disponibilidade financeira.

Em 2013, é importante frisar, a Federação tomou uma iniciativa ousada e pioneira e ingressou na Justiça Federal contra a União reivindicando que os municípios maranhenses sejam ressarcidos das perdas financeiras, relativas aos últimos cinco anos, ocasionadas pela desoneração do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). A referida ação continua tramitando na Justiça.

Uma resolução para problemática da manutenção dos hospitais de 20 leitos é outro ponto que sempre foi defendido pela entidade, assim como o custeio do transporte escolar e maior suporte financeiro, por parte do governo, para o setor da segurança pública, por exemplo.

No mês passado, o governo apresentou aos municípios proposta de uma nova pactuação na saúde que viabilize a formação de consórcios ou conglomerados intermunicipais e, desta forma, sejam executadas ações de otimização do setor.

A referida proposta, que inclui o custeio de unidades de saúde, está sendo avaliada pelas administrações municipais, que decidirão em aceita-la ou não.

A FAMEM, desde 2013, vem se modernizando e prestando serviços essenciais na área da assistência técnica e especializada, assim como no acompanhamento das demandas dos seus associados. Somente na área da formação, já foram capacitados gratuitamente, através de sua Escola Municipal de Gestão, mais de 2.500 técnicos municipalistas.

O Núcleo de Assuntos Municipais, instituído pela atual gestão, possui 18 funcionários distribuídos nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Infraestrutura. Estes profissionais, diariamente, estão disponíveis para atender e auxiliar prefeitos e prefeitas, além de qualquer outro representante da administração municipal.

Na área jurídica, a entidade oferece serviços que são primordiais para o bom andamento das administrações públicas, emitindo pareceres, consultas e as defesas administrativas e processuais dos seus associados. No setor tributário, o associado tem acesso à consultoria especializada e se mantém informado sobre todas as movimentações e transferências constitucionais.

Outra ação é o serviço de criação de sites institucionais de prefeituras, contendo o ambiente Portal da Transparência. Este serviço atende uma exigência da Lei Federal que determina que as administrações publiquem, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira do município.

A FAMEM defende o fortalecimento das cidades e é parceira das demais entidades municipalistas do Maranhão e Consórcios Intermunicipais.

E sempre manterá o foco de seu trabalho voltado para esta premissa, deixando de lado qualquer tipo de partidarismo político.

Gil Cutrim
Prefeito de São José de Ribamar e Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão

4 comentários em “Famem responde à prefeita de Coroatá…”

  1. pericles

    Gil, a exemplo de Edmar, não passa de um bandido e incompetente ainda por cima.

  2. acauã

    A atual Famem, não tem nenhuma representatividade. Falta LIDERANÇA. O atual presidente, foi eleito, apenas por ser filho de quem é. A chantagem correu solta na época da eleição.

  3. TRITURADOR

    Essa instituição não deveria nem existir. Agora o presidente disso ainda vem com nota que a entidade não existe partidarismo politico, quer enganar quem?
    Essa FAMERDA serve como marketing politico e veiculo de estreitamento politico com prefeitos isso sim.
    O povo tem que entender que o prefeito de São José de Ribamar nao tem culpa de estar ocupando o cargo, o que ele quer é apenas vida boa e viagens, o pai o colocou na politica.
    Voces lembram quando o pai foi deputado, nao fazia nada, nao foi reeleito porque? Ficou joga às traças e depois de muito tempo na calçada sentadinho feito coitado, a familia sarney arrumou a bocada pra ele no TCE ai quis virar Rei. É uma palhaçada essa politica do Estado do Maranhão.

  4. JOÃO MARCOS

    Parabens triturador vc disse tudo que eu queria dizer, e mais quem botou o jabuti edmar cutrim na arvore não foi a enchente e sim a mão de gente adivinha quem sarney, que tirou ele detras de balcão e ele pagou com a traição, abre teu olho flavio dino que ele fará o mesmo contigo, ele e os filhos A FAMILIA METRALHA PARASITAS gil cutrim e glaulbert cutrim nao passa de dois INCOMPETENTES.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários