Ministro do Supremo afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara

Por Luís Pablo Política
 

G1

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato determinou o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa. A decisão de Teori é liminar (provisória).

Um oficial de Justiça foi à residência oficial do presidente da Câmara logo no início da manhã para entregar a notificação para Cunha.

O ministro Teori concedeu a liminar em ação pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que argumentou que Cunha estava atrapalhando as investigações da Lava Jato, na qual o deputado é réu em uma ação e investigado em vários procedimentos.

Segundo o ministro, a medida visa neutralizar os riscos apontados por Janot no pedido de afastamento de Cunha. Quem assume a presidência da Câmara agora é o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Casa e aliado de Cunha.

Procurado pela reportagem, Eduardo Cunha ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem. A assessoria de imprensa da Presidência da Câmara informou que ele recebeu a notificação.

Ao pedir o afastamento de Cunha, em dezembro, o procurador-geral apontou motivos para afirmar que o deputado usou o cargo para “destruir provas, pressionar testemunhas, intimidar vítimas ou obstruir as investigações de qualquer modo”.

3 comentários em “Ministro do Supremo afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara”

  1. João Carlos

    Tava na hora. Pra tudo tem a hora certa. Seria injusto ele deixar o cargo antes de aceitar o pedido de impeachment contra a criminosa Dilma, mas como ele já prestou esse relevante serviço para o país, já pode cumprir a sina destinada a quem é corrupto, a pesada aplicação da lei. Agora, sim. Tchau, querida! Tchau, Cunha!

  2. Fernando Reis

    Foi tarde, mais valeu, esse criminosos deve agora ir para trás das grades.

  3. José Iran

    Negativo!!È meu bandido preferido,graças à ele o Brasil vai se livrar dessa Organização Criminosa(PT)que quebrou o País(e a a mim).E,HUM Ministro do STF não pode afastar um deputado federal,são poderes harmônicos e INDEPENDENTES,isso é assunto “interna corporis”.E,o Dep.Cunha está apenas denunciado,não transitou em julgado(condenação).(“..enfrentas teu inimigo se,não conseguires,use as mesmas armas dele”(A Arte de Guerra-Sun Tzu-século I A.C.).

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários