Senado cassa mandato de Dilma; Congresso dará posse efetiva a Temer

Por Luís Pablo Política
 

Folha.com

Dilma é afastada da presidência definitivamenteO plenário do Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Com isso, Michel Temer (PMDB) deve ser empossado ainda nesta quarta-feira (31) de maneira definitiva como presidente da República para cumprir o mandato até o final de 2018.

A decisão, anunciada às 13h36min desta quarta, ocorreu quase nove meses após o início da tramitação do processo na Câmara dos Deputados e três meses e meio depois do afastamento provisório de Dilma.

Por 61 votos a 20, o Senado condenou a petista por crime de responsabilidade pelas chamadas “pedaladas fiscais”, que são o atraso no repasse de recursos do Plano Safra a bancos públicos, e pela edição de decretos de créditos suplementares sem aval do Congresso. Foram 7 votos a mais do que o mínimo necessário –54 das 81 cadeiras do Senado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vinha fazendo mistério se votaria ou não, acabou optando pela cassação da petista.

Em seguida será votada a suspensão, por oito anos, da inabilitação para exercer função pública, que inclui a perda de direito político.

Em São Paulo, foram registrados fogos de artifício na região da av. Paulista (região central) e buzinaço em Higienópolis (zona oeste). No plenário, senadores pró-impeachment cantaram o hino nacional.

Essa é a segunda vez na história que um processo de impeachment resulta na queda do chefe do Executivo. Sob suspeita de corrupção, Fernando Collor de Mello (1990-1992) renunciou horas antes da votação do seu processo, mas o Senado decidiu à época concluí-la, o que culminou na condenação por crime de responsabilidade.

3 comentários em “Senado cassa mandato de Dilma; Congresso dará posse efetiva a Temer”

  1. jose carlos silva

    O Governo do Maranhão deveria nomear Dilma como Secretária de Estado ou Consultora.

  2. Jorge

    Graças a deus essa foi embora e vai levar o PT e PC do B juntos. Agora nossa meta e tirar Edvaldo e Depois a sereja do bolo, mandar Flavio Dino embora pra nunca mais voltar.

  3. José de Animateia

    Não deixará Saudades . Até nunca mais., como diz o dito popular, “Vá com Deus e as pulgas”.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários