Sarney parte para cima de Flávio Dino

Por Luís Pablo Política
 
Ex-presidente José Sarney e o governador Flávio Dino: inimigos políticos no Maranhão

Ex-presidente José Sarney e o governador Flávio Dino: inimigos políticos no Maranhão

O ex-presidente José Sarney (PMDB) partiu para cima do governador do Maranhão, Flávio Dino. Em artigo, publicado no jornal da família, Sarney disse que Flávio joga a polícia e a Justiça para destruir seus adversários.

“No Maranhão estamos vendo uma forma trivial desse procedimento: espalhar o medo, ameaçar as pessoas, perseguir e jogar a polícia e a justiça para chegar ao objetivo de desconstruir os adversários ou inimigos”, disse o ex-presidente.

Para Sarney, “isto tem sido tentado por vários ditadorezinhos de papel e o fim de todos eles é a derrota e o esquecimento.”

Abaixo o artigo na íntegra:

Adversário ou inimigo / Da Coluna do Sarney

A democracia é uma disputa entre pessoas que desejam influir ou exercer o poder, desde que começou a ser exercida pelos Estados criados ao longo de séculos de experiências, em busca de como evitar a violência e constituir-se o poder baseado em leis e não em homens, aquilo que hoje chama-se o Estado de Direito. Um dos métodos políticos do mundo democrático, no entanto, foi o de desclassificar o adversário.

Essa técnica ficou tão consolidada que agora mesmo, na maior potência do mundo, os Estados Unidos, a campanha presidencial foi feita com ataques pessoais, na descoberta e criação de escândalos, muitos deles tão escabrosos que parecia estarmos num país de instituições primárias. Assim, levou vantagem quem mais desmoralizou o adversário. Foi quase que um episódio vergonhoso ver o chefe do FBI anunciar, poucos dias antes das eleições, uma investigação que comprometeu a candidata do Partido Democrático, sob o pretexto de que poderia haver, num computador do marido de uma colaboradora, mensagens confidenciais de quando era Secretária de Estado. Vejam-se os métodos que foram capazes de alterar decisivamente o resultado da eleição.

A luta pessoal, se por si mesma já é condenável pela baixaria que possibilita, fica mais grave quando o Estado participa dessa desclassificação do adversário. É como se a tortura fosse usada como uma política de Estado – o que aliás faz parte dos mandamentos de crueldade de Trump.

O Brasil atravessa atualmente uma fase de histeria contra os políticos, e se tenta não apenas desmoralizar as pessoas, mas demonizar a atividade política, generalizando o conceito de que todos os políticos são desonestos, sem dizer o que deve substituí-los. O maior perigo desse procedimento é ser uma proposta escatológica. Se ele já tivesse tido êxito em outro lugar do mundo, poderia ser um exemplo a seguir, mas julgar que é o Brasil que vai descobri-lo é também esquecer que, em toda parte que foi tentado, o resultado foi ou levar o poder aos militares ou destruir os países. Eles levaram a vários tipos de dissolução da sociedade e às ideologias que construíram os maiores campos de terror do mundo, como o nazismo e o fascismo.

Lenine e Stalin tentaram estabelecer outro tipo de luta, pregando que a política é uma guerra, onde não há adversários, mas sim inimigos num campo de batalha, em que o objetivo da luta é destruir, matar, dissolver o outro lado.

Em seu livro 1984, George Orwell criou o domínio do Big Brother, que controlava a vida de todos, numa antecipação da vigilância eletrônica das câmeras e gravadores, com seus ministérios promovendo o contrário de seus nomes: o da Verdade, a mentira; o do Amor, a tortura; o da Paz, a guerra; e o da Fartura, a fome.

Quantas violências e injustiças estão sendo feitas em nome da corrupção, que existe desde que surgiu o homem na face da terra e só desaparecerá quando a humanidade desaparecer.

No Maranhão estamos vendo uma forma trivial desse procedimento: espalhar o medo, ameaçar as pessoas, perseguir e jogar a polícia e a justiça para chegar ao objetivo de desconstruir os adversários ou inimigos.

Graças a Deus isto tem sido tentado por vários ditadorezinhos de papel e o fim de todos eles é a derrota e o esquecimento.

14 comentários em “Sarney parte para cima de Flávio Dino”

  1. CINDY MACEDO

    DITADOREZINHO É ESSE VELHO E MORIBUNDO OLIGARCA !!!!

  2. SL

    Povo do Maranhão hoje só vota em Políticos que dão dinheiro, não existe mais aquela política de Bla Bla e promessas não, a coisa mudou muito.
    217- Prefeitos.
    217- Adversários dos prefeitos.
    No Maranhão se quiser ganhar política tem que gastar dinheiro ajudando todossss com dinheiros pra ajudar o povão.

  3. cesar augusto

    Esse camaleão não tem moral para falar de Flávio Dino. Não enxerga nem o próprio umbigo e nem o seu passado de desvario que deixou o Estado do Maranhão pobre e sem esperança. O político que anda da esquerda para a direita sem nenhuma coerência política. O seu fim está próximo e será bastante comemorado….

  4. Paula Lima

    Boa tarde. Qual o motivo que iniciou a queda da popularidade do governador Flávio Dino no Maranhão? o fator perseguição. Fator este, que espalhou-se de norte a sul do Maranhão, no boca a boca através da classe política, lideranças e populares. Flávio Dino se perdeu nessa saga de perseguir seus adversários políticos ou aqueles que não seguem sua cartilha, fazendo com que muitos os respeitem por medo, não por admiração, consequentemente na primeira oportunidade o tirarão do governo. Sua lista de alvos é notória é notória para todos, o ser humano fala demais, e um Secretário de governo deixa escapulir aqui, outro alí, e assim escancara-se para todos. Tais eles: João Abreu, Ricardo Murad, Roseana Sarney, Ribamar Alves, Trinchão, Maura Jorge. O governador e sua máquina podem fazer muita coisa, o problema é quando o povo veste a camisa de um desses alvos, pois foi claramente deixado exposto o sentimento de vingança do vosso ditador, ops..governador.

  5. ANDRE

    MEU CARO, NÃO ISSO QUE EU VEJO. AGORA NA ÉPOCA DO IMPÉRIO REALMENTE ISSO OCORRIA. ISSO É VERDADE QUE ESSA MÚMIA AINDA METE MEDO MENOS ESCLARECIDO. ESSE DECREPITO DEVE FICAR QUIETO E RESPEITAR O POVO DO MARANHÃO. SERÁ QUE ELE PENSA QUE O SOFRIMENTO DE MANOEL DA CONCEIÇÃO E DE TANTOS OUTROS ESSA MÚMIA ENLUTOU O POVO JÁ ESQUECEU. VAMOS MENOS HIPÓCRITA. MAS, PARA O AUTOR DA COLUNA, A HIPOCRISIA É A SEU LEMA DE VIDA E POR TODA A VIDA. INFELIZMENTE AINDA TEMOS PESSOAS COM ESSE COMPORTAMENTO, SÓ ACHA A COISA RUIM QUANDO CONSIGO, COM UM DOS SEUS OU COM SEUS APANIGUADOS E CAPACHOS.

  6. carlos

    Perai Sarney falando isso, esse senhor que sempre perseguiu adversarios politicos, sempre fez o que quiz com seus algos, ou sera que esqueceu a perseguicao que fez com Dr. Jackson que o levou ate a morte, ora mi compre um bode vem dizer que ta sendo perseguido, essa senhora Roseengana tinha que ta era na cadeia e toda sua trupe.

  7. Antonio

    Velhote Safado!

  8. mayko monteiro dias

    Palavras certas e verdadeiras, é o que vemos hoje em todo Maranhão. Esse Governo montou toda uma estrutura de pressão, ameaça e medo , todo mundo com medo, esse governo se mantém pelo medo e não pela competência e respeito. Uma vergonha. Parabéns ao maior político do País.
    como a Justiça do Maranhão se submete a isso tudo cega , surda e muda??????

  9. Moises

    Essa perseguição é feita pelo seu secretário Márcio jerry vulgo coveiro, enterrou mais de 2 na politica

  10. Antonia

    Uma múmia dessas, acabou com o estado. Hoje, um dos mais ricos e ao mesmo tempo menos desenvolvidos da nação. Tudo graças a família desse filho do coisa ruim..
    Vai para teu sarcófago, sua múmia ruim!!!

  11. Valdeci

    O sujeito nojento tem mais é que ser esquecido por todos, ele sabe muito bem que em toda sua existencia politica o que ele mais fez foi perseguir seus adversários e maltratar o povo brasileiro

  12. Pablo

    É muito cara de pau. Sarney faz isso a vida toda. Zé Reinaldo e Jackson não sofreram perseguição nenhuma, né?

    O grupo sarney e esses blogueiros de telecurso 2000 achando que todo o povo não sabe fazer uma analise política.

  13. João Luiz Pereira Tavares

    E quanto a Dilma, ninguém lá no Paraná critica:

    DILMA era aquela mulherzinha, com aquele sapatinho de mulher. Apertado e lento. Aquele sapato de Maga Patológica, a bruxa de Disney.

    É uma mulherzinha, picareta.

  14. Neto

    O problema é que Jerry tá acabando com Flávio Dino.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários