Temer sugeriu uma ‘chicana’ para resolver caso Geddel, afirma Calero

Por Luís Pablo Política
 
Ex-ministro Marcelo Calero

Ex-ministro Marcelo Calero

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse em entrevista ao “Fantástico” que o presidente Michel Temer sugeriu que ele usasse “um artifício, uma chicana” para resolver o problema do veto do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico, a um prédio de 32 andares em Salvador (BA), sobre o qual o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) tinha interesses e um apartamento de R$ 2,6 milhões, comprado na planta. O órgão só permite prédios de até 12 andares na área.

Chicana é uma “manobra de má fé”, “trapaça” ou “fraude”, segundo o “Dicionário Aulete”.

Como o edifício havia sido vetado pelo patrimônio histórico federal, Temer sugeriu ao ex-ministro da Cultura que encaminha o caso para a AGU (Advocacia Geral da União), que poderia solucionar o que o presidente chama de divergência entre dois ministros.

Gravação

O ex-ministro da Cultura falou também que gravou uma conversa telefônica com Temer, mas que o seu conteúdo foi “burocrático” e “protocolar”. Ele negou ter gravado qualquer outra conversa com Temer.

Calero pediu demissão do cargo alegando que sofreu pressão de Michel Temer, de Geddel e do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) a fim de que atuasse para que o Iphan revertesse decisão. O episódio levou também à saída de Geddel Lima do governo, que admitiu que procurou Marcelo Calero para liberar o empreendimento, mas que não o pressionou.

Clique e veja a reportagem do Fantástico:

(Com informações da Folha e do G1)

Um comentário em “Temer sugeriu uma ‘chicana’ para resolver caso Geddel, afirma Calero”

  1. Xam

    Este ex ministro é um palhaço o lugar dele e no circo e não em um ministério . O cara é um grande bandido um cafageste de primeira categoria , como e que uma pessoa lhe dar uma oportunidade na vida e lhe trai .

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários