CASO SEFAZ: OAB pede que condutas de juíza e promotor sejam apuradas

Por Luís Pablo Política
 

G1MA

Promotor Paulo Roberto e a juíza Cristiana Ferraz

Promotor Paulo Roberto e a juíza Cristiana Ferraz

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pede a apuração de supostas violações à ordem jurídica praticadas pelo promotor Paulo Roberto Barbosa Ramos e a juíza Cristiana Sousa Ferraz Leite, à frente do caso de irregularidades na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a época do governo Roseana Sarney, apontadas pelo Ministério Público do Maranhão. A OAB pede que as condutas do promotor e da juíza sejam apuradas pelos conselhos Nacional de Justiça e Nacional do Ministério Público.

Paulo Roberto Barbosa Ramos é titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária do Ministério Público do Maranhão e a juíza Cristiana Sousa Ferraz Leite é da 8ª Vara Criminal da Comarca de São Luís. Eles levantaram suspeita do Conselho Federal da OAB por conta das declarações do promotor em uma entrevista coletiva no dia 3 de novembro.

Naquele dia, o promotor deixou transparecer que as investigações do Ministério Público, sobre ações suspeitas na Sefaz, tiveram participação da juíza. A OAB chama atenção ainda para as declarações, dadas no mesmo dia, do procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, sobre a força-tarefa que investigou o esquema na Sefaz. Ele disse que magistrados teriam participado ao lado de delegados e outras autoridades.

Para a OAB, “houve desrespeito, em tese, às leis orgânicas da magistratura e do MP ao supostamente tratarem sobre a condução do processo, em detrimento da defesa”.

Por outro lado, o MP lançou nota à época defendendo o promotor dizendo que “qualquer tentativa de desqualificação do promotor de Justiça configura mera estratégia para tirar o foco dos fatos investigados e que agora estão submetidos ao crivo do Poder Judiciário”.

Enquanto isso, a Associação dos Magistrados do Maranhão saiu em defesa da juíza: “Portanto, não há e nem nunca houve qualquer acordo da juíza com o promotor de justiça ou qualquer outro interessado no andamento do processo.”

Entenda o caso

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi denunciada pelo Ministério Público por suposto esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a empresas, que causou um prejuízo de R$ 410 milhões aos cofres públicos.

Além da ex-governadora, foram acusados pelo MP o ex-secretário de Estado da Fazenda, Cláudio José Trinchão Santos; o ex-secretário de Estado da Fazenda e ex-secretário-adjunto da Administração Tributária, Akio Valente Wakiyama; o ex-diretor da Célula de Gestão da Ação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, Raimundo José Rodrigues do Nascimento; o analista de sistemas Edimilson Santos Ahid Neto; o advogado Jorge Arturo Mendoza Reque Júnior; Euda Maria Lacerda; os ex-procuradores gerais do Estado, Marcos Alessandro Coutinho Passos Lobo e Helena Maria Cavalcanti Haickel; e o ex-procurador adjunto do Estado do Maranhão, Ricardo Gama Pestana.

Destes acusados, o promotor Paulo Roberto chegou a pedir a prisão preventiva de Cláudio Trinchão, Akio Valente, Raimundo José Rodrigues, Edmilson Santos Anid Neto, Jorge Arturo e Euda Maria Lacerda. Contudo, a juíza Cristiana Ferraz entendeu que os réus não ofereciam risco para obstrução do processo e substituiu a prisão pelo recolhimento dos passaportes dos réus.

6 comentários em “CASO SEFAZ: OAB pede que condutas de juíza e promotor sejam apuradas”

  1. Paulão

    Parabéns OAB/MA! Nada de subserviências ao comunista Flávio Dino, artífice de toda essa maracutaia. Pobres desses dois “tolos” que entraram nessa. Se a lei que tramita no Congresso Nacional para punição de Juízes e promotores já tivesse em vigor, estes dois seriam os primeiros a provar dos seus ditames.

  2. Hudson Rodrigues Rocha

    E com toda razão Paulão. No caso do promotor não passa de um abestalhado irresponsável.

  3. Eduardo

    Podem observar quem vai atrás das loucuras de Flávio Dino sempre se lasca kkkkkk Waldir Maranhao, O tomate na cara Werveton e esses membros do MP… Vai atrás desse comunista kkkkk

  4. pericles

    O Conselho Nacional de Justiça julgou oito membros do Judiciário maranhense por corrupção e aplicou a punição máxima para essa categoria. Se a lei aprovada agora na Câmara já existisse, todos poderiam estar na cadeia, como qualquer cidadão flagrado nesse tipo de crime. Teve Juiz condenado por vender sentenças que foi “punido” com uma aposentadoriazinha de R$ 42 000,00 por mé e, pasmem, MESMO APOSENTADO RECEBEM GRATIFICAÇÃO DE FÉRIAS.

  5. Chico

    Anos atrás uma promotora chamada Márcia, esposa de Paulo, atropelou e matou uma criança na litorânea II, inclusive dirigindo o carri dele (um Tempra).
    Alguém foi punido?

  6. carlos

    ESSA OAB-MA DEVERIA TER VERGONHA NA CARA EM DEFENDER BANDIDOS, LADRÕES E CORRUPTOS.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários