Praias de São Luís nunca foram despoluídas, diz Adriano Sarney

Por Luís Pablo Política
 

Deputado estadual Adriano Sarney

Deputado estadual Adriano Sarney

O deputado estadual Adriano Sarney declarou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), que as praias da Ilha não estão despoluídas, contrariando os laudos de balneabilidade divulgados insistentemente pelo Governo do Estado e pelo próprio governador Flávio Dino (PCdoB) em suas redes sociais.

Segundo o parlamentar, a Secretaria de Meio Ambiente vem divulgando ao longo das últimas semanas que as praias apresentam 100% de balneabilidade. Mas o último laudo, divulgado no dia 1º deste mês, revelou o engodo. “Bastou cair uma chuva na Ilha para trazer o esgoto e o lixo da cidade para as praias, revelando sete pontos impróprios para banho. Isso não é uma questão de política. Isso é uma questão de saúde pública. Não podemos brincar com isso”, declarou.

Adriano Sarney ressaltou que a poluição das praias é consequência do saneamento básico deficiente, ou seja, o tratamento dos esgotos da Ilha precário ou parcial. Esta constatação emergiu de uma audiência pública realizada no dia 19 de outubro deste ano, coordenada pelo parlamentar, que preside a Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia.

“Somente quando houver 100% do esgoto tratado e os rios da Ilha estiverem totalmente limpos poderemos dizer que as praias estarão despoluídas. E estamos longe disso. A Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, que iniciou suas obras no governo Roseana, opera com 30% da sua capacidade, segundo informou a Caema”, ressaltou o parlamentar.

Adriano informou ainda que vai ingressar com um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia solicitando à Secretaria de Meio Ambiente esclarecimentos sobre a divulgação dos laudos de balneabilidade, pois o site da Sema, até ontem, apresentava os laudos até o dia 22 de novembro, o que prejudica a informação para o cidadão, que não encontra na página oficial do órgão ambiental o relatório atualizado.

Clique e veja o discurso do parlamentar:

4 comentários em “Praias de São Luís nunca foram despoluídas, diz Adriano Sarney”

  1. José Iran

    Nunca foram despoluídas Deputado,porque sua família NUNCA se preocupou em construir ET’S(estações de tratamentos),Já se foram meio século.Certamente para castigar o ludovicense por nunca ter eleito um aliado seu para à Prefeitura.Mas, deveríam ter a sensibilidade política que São Luís é uma ilha e,capital do Estado que esteve sob comando da familia de V.Excia.,Só nos CINCO anos que seu avô passou na Pres.da República,foi tempo demais,para fazer da nossa capital uma das belas do nordeste do País.

  2. Thiago

    É bom lembrar que o deputado Adriano Sarney coordenou uma Audiência Pública para para tratar das condições de balneabilidade das praias da Grande São Luís e na época foi criticado pelos comunistas por esta iniciativa. Hoje estamos comprovando que diferente daquilo que é divulgado pelo governo-perseguidor a situação é totalmente diferente da realidade.

  3. Celia

    É isso aí deputado Adriano Sarney! Continue a sua luta e no combate de tanta desfaçatez deste governo perseguidor sobre uma questão tão importante. Esse governo é falência total, e só funciona à base da mentira e das falcatruas.

    #flaviodinonuncamais

  4. Lucas Ramos

    Em 1996, lembro bem da promessa de Roseana Sarney em despoluir as praias.
    Nunca foi cumprida.
    Uma pena a hipocrisia desse cidadão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários