Família Lobão cai em desgraça após escândalo de corrupção

Por Luís Pablo Política
 
Senador Edison Lobão

Senador Edison Lobão

A bomba que caiu no colo da família Lobão será difícil até para amigo e aliado de longas datas, ex-presidente José Sarney resolver o problema. O ninho do Lobo foi atingido após o escândalo de corrupção envolvendo pai e filho.

E o alvo principal tem sido Márcio Lobão, o herdeiro do senador Edison Lobão que hoje tem a Polícia Federal em seu encalço. Márcio é acusado de receber propina pela obra da Usina de Belo Monte, conforme delações feitas à Lava Jato.

A PF vai ter muito trabalho para esquadrinhar todos os negócios do filho de Lobão. Isso porque ele tem nada menos do que dez CNPJs para chamar de seus. Ele é sócio minoritário do irmão, Edinho Lobão, na EML Projetos Assessorias e Participações.

A EML Projetos, para se ter ideia, possui nacos de uma dezena de empresas, que vai de imobiliária à agência de publicidade, passando por reflorestadora e até distribuidora de medicamentos.

Márcio Lobão

Márcio Lobão

Os investigadores que vasculham a vida do filho de Edison Lobão, costumam dizer que quanto maior o número de CNPJs à sua disposição, mais facilidade a pessoa terá para levar seus ganhos provenientes de maracutaias.

Além de dezena de empresas, Márcio Lobão tem uma paixão pela arte brasileira. Ele é figura conhecida no meio das artes do Rio de Janeiro. Sua coleção inclui obras de artistas contemporâneos dos mais valorizados do país, como Adriana Varejão e Beatriz Milhazes, além do modernista Volpi (1896-1988).

Durante a Operação Leviatã, a Polícia Federal localizou a coleção do filho do senador, que é descrito como um bom negociador de arte por galeristas que atendem a elite carioca. Ele é visto em leilões e exposições, e escolhe o que comprar com base no gosto pessoal.

Márcio Lobão circula no mundo da arte sempre com a mulher, a muito sofisticada advogada Marta Martins Fadel Lobão. Seu casamento em 2001 com Marta, foi suntuoso, e atraiu políticos como o então presidente do STF, ministro Marco Aurélio Mello, e o então vice-presidente da República, Marco Maciel, um dos padrinhos.

A cerimônia foi na Igreja da Candelária e a festa, no Forte de Copacabana. A advogada ganhou de presente um cargo no gabinete do sogro Lobão, no Senado. Na época, o seu casamento parou o Rio com os 1,3 mil convidados, que esbaldaram-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira e Jorge Ben Jor.

Nas mesas, a família Lobão ofereceu jantar com direito a caviar, champagne francês e vinhos que não falam português.

O escândalo de corrupção envolvendo Márcio, que pediu afastamento da presidência da BrasilCap – empresa do Banco do Brasil e do Icatu, após uma indicação, naturalmente, do seu pai senador, deixou o clã Lobão em desgraça, principalmente para entrar numa disputa eleitoral nas próximas eleições por conta da imagem manchada a nível nacional.

Um comentário em “Família Lobão cai em desgraça após escândalo de corrupção”

  1. maria

    Cai só quem tem vergonha e isso é algo que políticos de modo geral não têm, mas quero pedir ao secretário Moacir Feitosa da Semed de São Luís, que ajude as merendeiras no que diz respeito ao FGTS delas o qual a empresa SP há um ano não deposita, embora desconte dos salários das mesmas, sei que a relação empregatícia é com a empresa não com a prefeitura, mas acontece que já passou da hora de administração resolver esse problema enrola com a licitação ocorrida em dezembro, sabem que por 8h de trabalho o salário que recebem é baixíssimo e não podem reclamar para empresa porque são sumariamente demitidas, então professor se a tal licitação não for um engodo e a empresa sair das escolas elas terão que ser demitidas e aí só receberão o FGTS que havia sido depositado anteriormente e o que não foi precisarão entrar na justiça trabalhista, ´sinceramente é muita incompetência para uma só administração ficar amarrada num único contrato por 14 anos aí deve ter um mistério que só Deus para desvendar..

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários