Dois pedidos de HC negados para Carlos Lula fortalece a PF em pedir sua prisão

Por Luís Pablo Política
 
Secretário Carlos Lula

Secretário Carlos Lula

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, está na mira da Polícia Federal. Ele é investigado pelos federais por suposta participação em esquema de fraude em licitação para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapadinha-MA.

Lula já protocolou dois pedidos de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para trancar o inquérito da PF. Todos os pedidos do secretário foram negados pelo ministro e relator Ribeiro Dantas, da 5ª turma do STJ. A última decisão negando o HC foi ontem, dia 19.

Com dois pedidos de habeas corpus negados, Carlos Lula ficou frágil e fortaleceu a Polícia Federal em pedir sua prisão na instância superior, já que ele tem foro por prerrogativa de função.

Operação Sermão aos Peixes

As investigações da federal são desdobramentos da “Operação Pegadores”, que apura desvios de recursos públicos federais administrados por meio de organizações que gerenciavam unidades de saúde estaduais.

A “Operação Pegadores” é continuação da “Operação Sermão aos Peixes” e, segundo a PF, durante as investigações conduzidas em 2015 foram coletados indícios de que servidores públicos que exerciam funções de comando na Secretaria de Estado da Saúde naquele ano montaram um esquema de desvio de verbas e fraudes na contratação e pagamento de pessoal.

O montante dos recursos públicos federais desviados por meio das fraudes chegou a R$ 18.345 milhões, segundo a Polícia Federal. Contudo, o dano aos cofres públicos poderia ser ainda maior, pois os desvios continuaram a ser praticados mesmo após a deflagração de outras fases da Operação Sermão aos Peixes.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários