Deputado Fábio Braga destaca avanços da educação no Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

Nesta quinta-feira (3), o deputado Fábio Braga usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre os avanços da educação no Maranhão nos últimos anos. Segundo o deputado, há uma melhora significativa para as comunidades, principalmente na zona rural, por meio de projetos, como o “Escola Digna”, implantado em todo o Estado.

Segundo Fábio Braga, escolas, que antes funcionavam em barracões, são transformadas em um ambiente favorável, com uma infraestrutura básica e uma sala de aula digna para o professor ministrar a aula e para melhorar o aprendizado do aluno.

“A escola é um ambiente de trabalho para o professor, onde o aluno precisa ter o aprendizado decente e ambos devem se sintam bem, assim como os pais e toda a comunidade. Mas, para que isso possa ser uma realidade, a escola precisa ter acomodações dignas”, afirmou Fábio Braga.

Para o deputado, o professor precisa ter um estímulo e uma boa remuneração para garantir a qualidade do ensino. Sem isso, dificilmente esse profissional terá engajamento para fazer uma educação de qualidade. E esse, acredita o parlamentar, tem sido um dos principais investimentos do governo, que atualmente paga um dos melhores salários do Brasil para os professores.

“Um bom professor estimulado, preparado e bem remunerado é o motor para melhorar a qualidade de ensino em qualquer lugar do mundo, é a peça fundamental. E, do outro lado, temos um aluno sadio e estimulado. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de se fazer uma educação de qualidade”,
completou Fábio Braga.

Investimentos

Fábio Braga explicou ainda que a atuação dos órgãos públicos é fundamental para a melhoria da educação no Estado do Maranhão. Na cidade de Vargem Grande, por exemplo, as escolas funcionavam de forma precária, e as aulas aconteciam em barracões. Muitas vezes as instalações eram feitas de palha e de barro e os alunos frequentavam as aulas com dificuldades, sem ter acesso às cadeiras ou qualquer equipamento básico de infraestrutura.

“Propus, na época, que eu e o prefeito fôssemos junto ao FNDE e outros órgãos públicos ligados a educação, e tornamos os projetos de Vargem Grande na área educacional, prioridade máxima. Após essas conquistas, quase todas as escolas de Vargem Grande tiveram a infraestrutura na rede escolar melhorada e ampliada”, contou o deputado.

Outro investimento importante, na visão do deputado, é a implantação do IEMA, que é fruto de financiamento junto ao BNDES, aprovado pela Assembleia Legislativa na gestão do anterior e implantado na atual pelo governador Flávio Dino. Segundo Fábio Braga, projetos como este são um investimento a longo prazo, mas que garantem uma evolução significativa nos índices educacionais para as próximas gerações.

Um comentário em “Deputado Fábio Braga destaca avanços da educação no Maranhão”

  1. lopes

    Nao vejo nada que esse puxa saco vê aí. O Maranhao continua como o Estado de maior analfabetismo do País.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários