Fórum Estadual Extraordinário é marco pelo sucesso de público e organização

Por Luís Pablo Política
 
Flávio Dino e o secretário Magno Melo (Tuntum)

Flávio Dino e o secretário Magno Melo (Tuntum)

A Undime Maranhão realizou na segunda-feira, dia 10, em São Luís-MA, a abertura oficial do VI Fórum Estadual Extraordinário com o tema central “Qualidade e Equidade: os desafios para o fortalecimento da Educação Pública no Maranhão”.

A solenidade contou com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), do presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa, do secretário estadual Felipe Camarão, da presidente do Conselho Estadual de Educação, Socorro Carneiro, do presidente da UNCME/MA, Emerson Araújo, da coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Nádya Christina Dutra e do representante da FAMEM e prefeito Djalma Melo (Arari), que foram recepcionados pelo presidente da UNDIME/MA e secretário municipal de Educação, professor Magno Melo (Tuntum).

Em seu pronunciamento, Magno Melo enalteceu as ações de Flávio Dino desenvolvidas em prol da educação nas redes municipais e estadual de ensino. Em nome de todos os secretários e secretárias de Educação, Melo entregou ao governador uma placa de honra ao mérito pelos volumosos investimentos.

O evento promoveu duas palestras, sendo a primeira proferida por Felipe Camarão que tratou sobre as “Dimensões Técnicas, Políticas e Legais do Regime de Colaboração”.

O secretário estadual de Educação mostrou que esse regime já vem acontecendo entre governo estadual e governos municipais, principalmente na Educação através das ações do programa Escola Digna.

A segunda palestra discorreu sobre o tema central do “VI Fórum Estadual Extraordinário” e foi proferida pelo presidente da Undime Nacional, professor Aléssio Costa que em sua apresentação mostrou diversos exemplos de atividades que podem levar à inclusão e a permanência dos alunos e alunas na sala de aula.

Foi apresentado também temas como as Diretrizes Estaduais para a Educação Ambiental pelo professor Roberto Mauro Gurgel (CEE); Educação Empreendedora pela pedagoga Raissa Natasha Marins (SEBRAE), ampliaram os conhecimentos dos mais de 300 (trezentos) participantes.

Em seguida foi feito uma mesa de diálogos formada pelos Coordenadores Estaduais da BNCC, Alberto Louzeiro (UNDIME) e Socorro Fortes (SEDUC), pela professora Heloisa Varão (UEMA), Régina Galeno (CEE) e Marcony Wellington (DME de Lago do Junco) trataram sobre “A BNCC e a formação de professores: os saberes urgentes e necessários”.

Mediados pela professora Adelaide Diniz (SEDUC), os participantes opinaram sobre as principais ações que devem ser desenvolvidas a partir de 2019 no que diz respeito a Formação Inicial e Continuada de Professores a luz da BNCC.

A última atividade do dia foi o lançamento do livro de poesias “Sinos de Novembro” de autoria do professor Raimundo Carneiro Corrêa, Secretário Municipal de Educação de Esperantinópolis, que em seu pronunciamento agradeceu a UNDIME/MA a oportunidade de compartilhar sua poesia com os demais Dirigentes Municipais de Educação presentes.

Segundo a professora Socorro Borba, DME de Itapecuru mirim, o primeiro dia do IV Fórum, foi de muito aprendizado com informações uteis que fizeram brotar muitas ideias que serão levadas aos municípios. Ela também elogiou os palestrantes, o local e a organização do evento e agradeceu ao Presidente Magno Melo e a equipe técnica da UNDIME/MA, pela forma competente como estão conduzindo o evento.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários