Grupo de ex-candidatos se organiza para promover renovação na Câmara de SL

Por Luís Pablo Política
 

Grupo de ex-candidatos se organiza para promover renovação na Câmara de São Luís

Grupo de ex-candidatos se organiza para promover renovação na Câmara de São Luís


 
A eleição municipal é somente em 2020, no entanto, em São Luís, um grupo de ex-candidatos bem votados na capital, já iniciou a discussão para o pleito eleitoral. A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira, e reuniu dezenas de ex candidatos e suplentes de vereadores.

Segundo informado, o grupo de líderes, denominado “Renova São Luis”, vem se articulando e tem como principal meta, eleger vereadores do grupo nas eleições de 2020. “A política é uma ciência inexata, mas exige cálculos e muito planejamento”, afirma Jairzinho Filho, um dos organizadores e entusiastas do grupo.
 
Além de Jairzinho Filho, outros nomes bastante conhecidos no meio político de São Luis, estão diretamente envolvidos na formação do grupo, a exemplo do suplente de vereador Basileu Barros, e outros como, Hassan Kayd, Junior Nazaré e Álvaro Pires, fazem parte da organização deste grupo que hoje já conta com pelo menos quarenta ex candidatos a vereador e também professores, sindicalistas, servidores públicos, militares, profissionais de saúde, lideres comunitários, artistas e empresários, todos detentores de capital eleitoral acumulados em outros pleitos, com uma média de mil, e até mais de dois mil votos, em alguns casos.
 
Mudanças na legislação eleitoral
 
Outro ponto observado pelo grupo, diz respeito às mudanças na legislação eleitoral que alteraram as regras para as eleições proporcionais em 2020, o que pode representar um entrave nos planos de muitos vereadores em se reeleger, e por tabela, facilitar a chegada de novos nomes ao parlamento municipal.

Em outras palavras, o sistema de coligações para as candidaturas proporcionais, como vereador e deputados estadual e federal, deixará de existir nas eleições municipais de 2020.
 
O grupo defende este método, por achar que “é a chance de candidatos pequenos e sem estrutura mostrarem suas idéias e se destacarem. Com o fim das coligações, há a possibilidade de se filiar a um partido e saber, pelo menos nas chapas proporcionais, que ele seguirá apenas com a própria bandeira, sem se ligar com partidos que não desejamos, acabando, de certa forma, com esse balcão negócios, que alguns presidentes de partidos têm costume de fazer na calada da noite”,.
 
O grupo acredita que “nos últimos anos, percebemos que alguns partidos precisavam sempre da coligação pra poder garantir algum espaço. Agora, é preciso repensar essa lógica da política. Já tivemos um grande impacto com essas eleições e acredito que é mais uma medida que fortalecerá o partido e a identidade dos candidatos”.

Um comentário em “Grupo de ex-candidatos se organiza para promover renovação na Câmara de SL”

  1. antonio carlos

    isso não dar certo, são amigável , bonzinho, projetos, sonhos…agora…depois de eleitos inimigo numero um, em politica não se tem amigo, se tivesse não se mandava mata…..olhe os que estão e relembre o passado dos pais…jaizinho….sangue é sangue..poder é poder…agora estão tramando como assumir o poder…..pago para ver vivo..faço ´politica a muito tempo…trabalhei com alguns que já se foram….só promessa…promessa……..vida que segue

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários