Justiça recebe denúncia contra PM do MA acusado de matar policial do Piauí

Por Luís Pablo Política
 
Policial foi baleado na frente do filho, na Zona Leste de Teresina

Policial foi baleado na frente do filho, na Zona Leste de Teresina

O Tribunal de Justiça do Piauí recebeu denúncia contra o policial militar maranhense Francisco Ribeiro dos Santos Filho, acusado de matar o cabo Samuel de Sousa Borges, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), na frente do filho. A decisão, da juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, é da sexta-feira (22).

Francisco dos Santos foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O crime aconteceu no dia 1º de fevereiro. De acordo com o delegado Francisco Costa, o Barêtta, Samuel Borges foi baleado após abordar o acusado ao perceber uma atitude suspeita.

“Ele estava em uma moto sem placa e portando duas armas, que o cabo notou sob a roupa do PM do Maranhão”, informou o delegado Barêtta, coordenador do DHPP. O policial piauiense filmou a abordagem com o celular. “Por estar fora de serviço, para evitar uma denúncia de abordagem irregular”, disse Barêtta.

Ao chegar diante da escola onde foi morto, a vítima pediu novamente para que o acusado encostasse a moto, dizendo que o denunciaria à Corregedoria da PM do Maranhão. Nesse momento, Samuel Borges foi ferido pelo primeiro disparo, que atingiu sua mão. Em seguida ele foi atingido na cabeça e no peito.

Cabo Samuel Borges foi morto a tiros na frente dos filhos

Cabo Samuel Borges foi morto a tiros na frente dos filhos

Preso preventivamente

Francisco dos Santos foi preso em flagrante no dia do crime e teve sua prisão convertida em preventiva no dia 2 de fevereiro durante audiência de custódia. Inicialmente, ele foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde passou por cirurgia no maxilar, em decorrência da agressão que sofreu após o crime.

Após o procedimento cirúrgico, ele foi encaminhado para a Penitenciária Irmão Guido, onde permaneceu até ser transferido para a Penitenciária José Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior, após decisão judicial do juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos, no dia 12 de fevereiro.

A Justiça recebeu ainda uma sugestão da Diretoria de Administração Penitenciária da Sejus para que o policial ficasse custodiado em algum quartel da Polícia Militar no Estado do Maranhão, mas a recomendação foi negada.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários