Ministro do Meio Ambiente visita o Maranhão e critica lixões em municípios

Por Luís Pablo Política
 
Lixão em Santo Amaro-MA criticado pelo ministro Ricardo Salles

Lixão em Santo Amaro-MA criticado pelo ministro Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no Maranhão durante este feriado da Semana Santa e divulgou sua insatisfação com lixões em pontos distintos do estado.

Em publicações feitas por uma rede social, o representante do governo federal mostrou cenas de lixo acumulado em Paço do Lumiar e Santo Amaro, e aproveitou para anunciar o programa Lixão Zero.

A primeira postagem com imagem feita pelo ministro no Maranhão foi no sábado (20) desejando Feliz Páscoa e mostrando o Pôr do Sol nos Lençóis Maranhenses.

Na sequência, as imagens não são tão bonitas quanto a primeira. Ainda no sábado, Ricardo Salles divulgou uma foto da Área de Proteção Ambiental dos Lençóis revelando o descaso com lixo espalhado.

“Em plena APA dos Lençóis Maranhenses, um vergonhoso LIXÃO (sic) a céu aberto. Problema recorrente em prefeituras de todo o Brasil e que motivou nossa prioridade na Agenda Ambiental Urbana, cuja Fase 2 – Resíduos Sólidos será lançada no próximo dia 30/04 em Curitiba”, disse o ministro.

No Domingo de Páscoa, já na Região Metropolitana de São Luís, Ricardo Salles apontou mais um lixão, desta vez em Paço do Lumiar, o que classificou como “inacreditável”.

“Inacreditável! Um dia depois de ter presenciado o vergonhoso lixão em Santo Amaro, desembarco em Paço do Lumiar e me deparo com outro! Programa Lixão Zero vai acabar com tudo isso aí: coleta seletiva, reciclagem, incineração, etc. Faremos de tudo para acabar com essa tristeza”, concluiu o ministro desta vez divulgando um vídeo que mostra urubus e muito lixo em uma área de mata no município.

A visita do ministro ao Maranhão foi acompanhada pelo deputado federal Edilázio Júnior (PSD). O ministro disse também que teve “produtiva reunião no IBAMA de São Luís”, e se reuniu ainda com representante do governo do estado.

“Estava com o Secretário de Meio Ambiente do Maranhão (Rafael Ribeiro) que permaneceu para detalhar os procedimentos para a licença da Rodovia MA-006”, concluiu.

2 comentários em “Ministro do Meio Ambiente visita o Maranhão e critica lixões em municípios”

  1. Sampaio

    Essa é o Cartão Postal de várias cidades do Maranhão, quando você entra na cidade já se depara com o lixão… Triste realidade.

  2. José Reinaldo H C Rodrigues

    Imaginem se soubessem que o lixão de Santo Amaro, fica há poucos metros do hospital e que nenhuma prefeitura do maranhão, cumpriu Integralmente a lei 12305/2010, Politica nacional de resíduos sólidos, vencida em 2015. Poluição sonora, acho sofrem de surdez…..

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários