Ex-prefeito de Sucupira do Norte é denunciado por irregularidades

Por Luís Pablo Política
 
Marcony da Silva dos Santos, ex-prefeito de Sucupira do Norte

Marcony da Silva dos Santos, ex-prefeito de Sucupira do Norte

O ex-prefeito do município de Sucupira do Norte, Marcony da Silva dos Santos, e a ex-secretária de saúde da sua gestão, Maria da Luz Pereira dos Santos Costa, foram denunciados pelo Ministério Público Federal por irregularidades nos recursos do Fundo Nacional de Saúde, constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Dentre as irregularidades apontadas pelo TCE-MA, estão: despesas realizadas sem o procedimento licitatório, como a aquisição de veículo, medicamentos e material de consumo; ausência de comprovação de licitação para reforma e ampliação do Hospital Augusto de Sousa Milhomem; e ausência de algumas folhas de pagamento.

Segundo o MPF, o Fundo Municipal de Saúde de Sucupira do Norte recebeu, em 2010, a quantia de R$ 1.064.578,55 (um milhão, sessenta e quatro mil, quinhentos e setenta e oito reais e cinquenta e cinco centavos) do Fundo Nacional de Saúde.

O ex-prefeito e a ex-secretária foram notificados para prestar esclarecimentos, mas só Marcony respondeu. O ex-gestor alegou que as contas foram aprovadas pela Câmara Municipal, que rejeitou ainda o parecer do TCE que pedia a condenação dele da ex-secretária.

No último dia 4, a Justiça Federal afirmou que a denúncia preenche os requisitos necessários para que fosse recebida, e deu prazo de 15 dias para que os ex-gestores apresentem suas defesas.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários