TRE frustra candidatura de França do Macaquinho em Santa Luzia

Por Luís Pablo Política
 

França do Macaquinho está com os dias contados no comando da Prefeitura de Santa Luzia

França do Macaquinho está com os dias contados no comando da Prefeitura de Santa Luzia

Chegou ao fim o processo mais longo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O caso envolve a prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho. Na manhã desta terça-feira (1º), a Corte condenou em 2ª instância a gestora, que fica inelegível pelos próximos oito anos; e, portanto, não poderá participar do pleito deste ano.

Ao todo, a defesa da prefeita deu entrada em 14 embargos, a fim de adiar a condenação de França do Macaquinho. A prefeita é acusada de compra de voto e abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016.

Em novembro de 2018, o TRE já havia decidido pela cassação da prefeita e do vice-prefeito, mas graças a uma liminar, a dupla comandava intocável o município. Com o julgamento de hoje, a situação vai complicar para a prefeita, que deve deixar o comando da prefeitura de Santa Luzia, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a iminência do julgamento no TRE, França do Macaquinho chegou a antecipar a convenção partidária para o dia 4 de setembro, a fim de oficializar sua candidatura. Agora, os planos dela foram barrados de vez. Deve aguardar os próximos oito anos para tentar se candidatar novamente. A justiça tarda, mas não falha.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários