Laudo da Sema indica que nenhuma praia de São Luís está própria para banho

Por Luís Pablo Política
 

O mais recente laudo sobre as condições de balneabilidade das praias da  Região Metropolitana de São Luís, divulgado nesta quarta-feira (31), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), traz um balde de água fria nos que planejavam aproveitar o mar da Ilha neste feriado.

Segundo o relatório, todos os 14 trechos analisados das praias da Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, praia do Calhau e Olho d’Água estão sem condições próprias para banho. Apenas seis pontos distribuídos entre as praias dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa estão com condições de serem aproveitados por corajosos banhistas. 

O laudo traz os dados das ações de monitoramento feitas entre os dias 1º e 29 de março deste ano. Segundo a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água em 22 pontos por toda a Ilha, obedecendo os padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 274/2000.

Ainda de acordo com a Sema, o período chuvoso registrado em março é parte da causa de tantos pontos estarem com água em péssimas condições de balneabilidade, com uma maior condução de matéria orgânica vinda da lavagem de vias públicas e ricos sendo despejada no mar.

Trechos liberados:

São José de Ribamar – Praia do Meio, próximo ao Kacthus Bar e Restaurante, e lado esquerdo da Av. Ponta Grossa, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2;

Paço do Lumiar – Praia do Araçagy, no lado direito do Rio Urucutiua, em frente ao Bar e Restaurante Rainha; e Praia Olho de Porco, em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante;

Raposa – Praia Olho de Porco, próximo à última barraca antes da foz do igarapé do Olho de Porco; Praia do Mangue seco, em frente à Biblioteca do Caranguejo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários