MPMA requer que toda a frota de ônibus em São Luís seja posta em operação

Por Luís Pablo Política
 

São Luís conta com 871 e apenas 668 em atividade

Em Ação Civil Pública, a 18ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde de São Luís pede que a Justiça determine, em medida liminar, que todos os ônibus do transporte coletivo de São Luís sejam colocados em operação num prazo de 72 horas.

O objetivo da medida é diminuir a lotação nos coletivos e fazer cumprir as medidas de distanciamento social necessárias ao controle da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

São alvos da Ação o Estado do Maranhão, o Município de São Luís, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), o Consórcio Taguatur Ratrans – Consórcio Central, o Consórcio Via SL Ltda., o Consórcio Upaon Açu e a Viação Primor Ltda.

A Ação vem após o recebimento de uma representação pela Promotoria. Dos 871 ônibus cadastrados nas 171 linhas de transporte urbano em São Luís, apenas 668 estão em operação.

No entendimento do membro do Ministério Público, os acionados estão descumprindo a legislação vigente ao permitir que os usuários do sistema de transportes sejam expostos a riscos de contaminação desnecessários e evitáveis por “não ser possível garantir o distanciamento social e interpessoal em veículos com superlotação, prejudicando a eficácia das medidas de prevenção do contágio e do combate à propagação da transmissão da Covid-19”.

O documento prevê ainda o aumento de um coletivo para cada uma das 13 linhas de transporte semiurbano, além da lotação máxima de 40 passageiros nos veículos convencionais e 59 nos articulados. Todos os passageiros devem ter lugar para sentar nos coletivos.

O MPMA pede ainda vistorias por oficiais de justiça e multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento da decisão judicial.

2 comentários em “MPMA requer que toda a frota de ônibus em São Luís seja posta em operação”

  1. Silvério dos Reis

    AGORA!! DEPOIS DE QUASE 2 ANOS DE PANDEMIA? ME COMPREM UM BODE (E SEM NOTA FISCAL).

  2. César

    Esse advogado Samuel da matéria do Luís Pablo , é sobrinho do ex-prefeito de Lago da Pedra, Laercio Arruda, eles mandavam na prefeitura lá até ano passado. Eles que chamaram a família Luís Cardoso e Neto Ferreira de usurpadores, cafajestes etc. Esse Samuel, tem um esquema com o prefeito de Barra do Corda, onde ele recebe um valor X e repassa o restante pro prefeito. E também tem um esquema forte com Astro de Ogum que já envolve mais gente poderosa.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários