Pesquisa aponta Toca Serra como o melhor prefeito de Pedro do Rosário

Por Luís Pablo Política
 

Prefeito Toca Serra e apoiadores durante campanha eleitoral 2020

Uma pesquisa de opinião realizada pela Exata na cidade de Pedro do Rosário mostrou que o prefeito Domingos Erinaldo Sousa Serra, o Toca Serra (PCdoB), tem 80% de aprovação dos cidadãos pedro-rosarienses.

O percentual de reprovação da atual gestão é bem baixo, chegando a apenas 17%, enquanto 3% das pessoas ouvidas não souberam responder ao questionamento.

Toca Serra foi eleito prefeito de Pedro do Rosário no pleito de 2020 com 53,53% dos votos, obtendo o apoio de 7.417 eleitores.

Foram ouvidas 402 pessoas em todo o município entre os dias 7 e 8 de abril deste ano e teve como objetivo ouvir a opinião da população sobre a administração local e obter informações sobre as tendências políticas para as eleições de 2022.

Governo e Presidência

A pesquisa da Exata avaliou ainda a percepção da população de Pedro do Rosário sobre o governo estadual de Flávio Dino (PCdoB), que resultou em 71% de aprovação em questionário estimulado.

Sobre a preferência do eleitorado para presidente do Brasil em 2022, a pesquisa mostra que 80% votaria no ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Já para comandar o Palácio dos Leões a partir de 2023, Pedro do Rosário apontou Roseana Sarney com 30% da preferência, seguida de perto pelo senador Weverton Rocha (PDT) com 24%. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT) aparece em terceiro com 9%.

A presidência de Jair Bolsonaro (sem partido) é avaliada negativamente pela população pedro-rosariense. Das pessoas ouvidas, 76% reprovam a gestão do ex-deputado federal, enquanto apenas 22% acham que ele está fazendo um bom trabalho no Planalto.

Senado Federal

Já para a vaga maranhense no Senado Federal, o eleitorado de Pedro do Rosário apontou preferência por Flávio Dino com 49% das intenções de voto, seguido por Josimar de Maranhãozinho (PL) com 24%, e por Roberto Rocha (PSDB) com apenas 10%.

Em um segundo cenário, sem Flávio Dino, Josimar de Maranhãozinho aparece com 47%, seguido por Roberto Rocha com 16%, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB) com 6%.

Todas os cenários foram estimulados, quando o nome dos possíveis candidatos a cada cargo é apresentado ao eleitor. A pesquisa não foi registrada na Justiça Eleitoral por não ter sido feita em ano de disputa.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários