Quem de fato é traidor na OAB/MA?

Por Luís Pablo Política
 
Advogado Thiago Diaz, presidente da OAB/MA

Advogado Thiago Diaz, presidente da OAB/MA

“Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” A frase acima creditada ao presidente americano Abraham Lincoln se encaixa perfeitamente no cenário das eleições da OAB/MA.

Logo que Diego Sá, presidente da Caixa de Assistência da OAB (CAAMA), postou em suas redes sociais uma foto com diversas lideranças da advocacia firmando compromissos em defesa de classe, começaram com o discurso de que ele teria “traído” Thiago Diaz, atual presidente da Ordem.

Não é a primeira vez que esse tipo de narrativa tenta colar. Quando ainda vice-presidente da OAB e presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados, Pedro Augusto de Alencar encaminhou ofício à entidade criticando Thiago Diaz e solicitando a imediata rescisão de um contrato firmado com uma empresa de comunicação, para posterior contratação de uma nova empresa visando moralizar a entidade.

Revoltado, Thiago Diaz destitui Pedro do cargo de presidente da Comissão de Prerrogativas e começou a minar seu trabalho, tentando transformá-lo em um traidor, principalmente quando se uniu ao candidato Carlos Brissac nas eleições de 2018.

O mesmo destino teve Misael Rocha, presidente da Comissão de Jovens Advogados na primeira gestão de Thiago Diaz. Insatisfeito com diversas atitudes de Diaz, acabou sendo destituído do cargo. Em ato de solidariedade, dezenas de advogados renunciaram aos seus cargos na OAB. Seriam traidores também? Em 2018, Misael apoiou a candidatura de Sâmara Braúna.

Pré-candidato às eleições desse ano, Gustavo Carvalho foi mais uma vítima de Thiago Diaz. Gustavo assumiu a presidência da Comissão de Prerrogativas depois da destituição de Pedro Alencar. Insatisfeito com uma série de situações, dentre elas acordos não cumpridos, Gustavo renunciou ao cargo e esteve também na chapa de Sâmara Braúna nas eleições de 2018.

A vítima mais recente foi a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vivian Bauer, que, além de defender a paridade de gênero entre advogados e advogadas para as eleições (algo que Thiago Diaz já se posicionou contra em colégio de presidentes), declarou seu apoio ao Diego Sá para a presidência da OAB na próxima eleição.

A frustração de Thiago se deve, principalmente, porque seu candidato a eleição da OAB não conseguiu decolar nem mesmo entre seus seguidores fiéis, o que vem fazendo com que o próprio Thiago pense em um nova reeleição, ficando quase uma década no comando da Ordem dos Advogados.

Colocado os fatos na mesa, fica a pergunta: quem é o verdadeiro traidor?

Um comentário em “Quem de fato é traidor na OAB/MA?”

  1. Marcos

    No citado texto tem um erro técnico e legal. Pois, o Thiago Diaz já foi reeleito. Dessa forma, não poderia concorrer novamente.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários