PF conclui inquérito e garante que Josimar cometeu os crimes de lavagem de dinheiro e de organização criminosa

Por Luís Pablo Polícia / Política
 
Josimar de Maranhãozinho, deputado federal

Josimar de Maranhãozinho, deputado federal

Foi concluído o inquérito da Polícia Federal (PF) em investigação de desvio de verba pública pelo deputado Josimar de Maranhãozinho (PL).

A PF concluiu que o parlamentar cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e de organização criminosa. Os resultados da investigação foram enviados na sexta-feira (10), ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Josimar de Maranhãozinho foi alvo da Polícia Federal na operação Descalabro e depois a PF fez busca e apreensão em outra operação ocorrida em 1 de dezembro deste ano.

Os federais apuravam supostos desvios de emendas parlamentares destinadas à Saúde no Maranhão. Os agentes encontraram dinheiro em endereços ligados ao deputado, mas o valor não foi divulgado.

A PF concluiu as investigações sobre o deputado na semana passada, informou o jornal O Globo. A TV Globo apurou que os investigadores informaram ao STF que há indícios suficientes de que o parlamentar desviou dinheiro de emendas parlamentares.

Com a conclusão do inquérito pela PF, o ministro Ricardo Lewandowski deve encaminhar a investigação para a Procuradoria-Geral da República avaliar se há elementos para denunciar o deputado ou se é o caso de pedir novas diligências ou arquivar a apuração.

Sobre as acusações de desvio de dinheiro da saúde, o deputado Josimar de Maranhãozinho disse que a liberação de todas as suas emendas se deu por terem sido todas destinadas para a saúde. O fato de ter tido todas as emendas liberadas foi uma base de investigação da PF contra Josimar.

Sobre a conclusão das investigações, o parlamentar foi procurado, mas ainda não se manifestou.

Imagens

No início de dezembro, a revista Crusoé divulgou imagens em que Maranhãzinho aparece segurando notas de dinheiro. A TV Globo apurou com polícias que têm acesso às investigações que o vídeo faz parte do inquérito concluído na última semana.

As imagens foram gravadas, segundo a PF, em outubro de 2020, no escritório do deputado, em São Luís. A investigação da PF aponta que o dinheiro que aparece no vídeo é produto de corrupção. O valor que o parlamentar segura em mãos não foi revelado.

A PF estima que a fraude gerou prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

Sobre a divulgação das imagens feitas pela PF, Josimar de Maranhãozinho buscou a justiça para saber do vazamento já que o processo segue em segredo de justiça.

Sobre o dinheiro, Josimar disse que ele é empresário e que o dinheiro é declarado a Receita Federal.

(Com informações do Imirante)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários