É NECESSÁRIO! Senador protocola pedido para abrir CPI das Pesquisas

Por Luís Pablo Política
 
Senador Marcos do Val (Podemos-ES)

Senador Marcos do Val (Podemos-ES)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) enviou um requerimento para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra os métodos de apuração das pesquisas eleitorais dos principais institutos brasileiros.

Segundo o parlamentar, a Comissão seria necessária para “aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados”. O pedido ocorre um dia após o primeiro turno das eleições.

Nas últimas pesquisas presidenciais do Datafolha, do Ipec e da Quaest até o sábado, dia 1º, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha de 49% a 51% das intenções de votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos. Pela margem de erro, que é de dois pontos percentuais nos três estudos, o petista podia ter de 47% a 53% nas urnas no domingo. Lula obteve 48,43%, portanto dentro da margem de erro.

O desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL), porém, não foi previsto pelas sondagens. Os últimos levantamentos dos três institutos variavam de 36% e 39% das intenções, mas o atual presidente obteve 43,2% dos votos.

Outros pedidos de CPI das pesquisas Com a diferença entre as pesquisas e o resultado das urnas, parlamentares propuseram diferentes ações. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), anunciou ontem que vai apresentar um projeto de lei para criminalizar o erro nas pesquisas.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal reeleito e filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que começaria a coletar assinaturas para abrir uma comissão para investigar os institutos de pesquisa ainda nesta semana.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), descartou abrir uma CPI, mas disse que é necessário discutir uma “boa legislação” para as empresas de pesquisa, para que não haja disparidades. “A população clama por isso, se angustia, e cabe ao Congresso regular essas matérias”, declarou.

(Com informações do UOL)

Um comentário em “É NECESSÁRIO! Senador protocola pedido para abrir CPI das Pesquisas”

  1. Carlos Augusto

    Ai, ai… deixa eu me recuperar da crise de riso!!!
    Então quer dizer que as pesquisas de opinião tem que acertar o resultado da eleição?!? Então não precisa de eleição… Basta homologar o resultado das pesquisas de intenção de voto…
    O nome da pesquisa já diz: intenção… ou seja, o eleitor pode falar uma coisa e mudar de opinião, oras!
    É muita falta do que fazer mesmo…
    Peraí que vou voltar a rir mais um pouco…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários