Santa Inês: professores de creches recebem treinamento

Por Luís Pablo Saúde
 

Santa Inês

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês realizou entre os dias 28 e 30 de março uma formação para os professores das creches municipais. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e teve no primeiro dia palestra com a professora Artenira Silva, Psicóloga pela PUC de São Paulo, com Mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA, Doutorado pela UFBA em Saúde Coletiva, Pós doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade do Porto, Docente e Pesquisadora da UFMA e autora de livros e artigos.

A professora Artenira explanou sobre o ‘Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância’, onde trata-se da competência física e cognitiva, suas raízes no desenvolvimento da personalidade e nos relacionamentos com seus pais e outros desde o primeiro dia de vida da criança. “É importante que qualquer profissional da educação que trabalhe com criança, entenda exatamente quais são as fazes do desenvolvimento psicossocial que a criança passa, por que sem essa percepção não há como interagir a contento com essa criança”, disse Artenira.

Ela incitou o publico a buscar imaginar como a criança pensa, como ela se sente diante do mundo e quais as especificidades dessa faixa etária. “Do contrario você irá interagir com a criança como se ela fosse um ser humano completamente estranho, diverso, no qual o educador não conseguirá se aproxima”, finalizou ela.

A secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Costa, disse que a preocupação do Município é ter um professor preparado, onde esse educador saiba conduzir os alunos da creche, por isso a formação foi realizada. “A atual gestão se preocupou desde o inicio em formar continuamente os professores da rede pública municipal de ensino e este ano estamos trabalhando com a formação dos professores das creches”, disse a secretária.

A diretora de Departamelnto da Educação Infantil, Maria Amélia, disse que o compromisso do Município é a formação continuada em rede. “O prefeito Ribamar Alves teve a preocupação em implantar as creches no município e este ano (2016) ele está proporcionado aos educadores uma formação para que eles possam cuidar ainda melhor de nossas crianças”, disse Amélia

O evento finalizou na quarta-feira (30), com uma oficina, onde os professores mostraram tudo que aprenderam com as palestrantes.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários