Mais 2 tripulantes de navio indiano dão entrada em hospital particular do MA

Por Luís Pablo Saúde
 
UD Hospital, em São Luís (MA) recebe indianos com sintomas do novo coronavírus (Covid-19)

UD Hospital, em São Luís (MA) recebe indianos com sintomas do novo coronavírus (Covid-19)

O site do Luís Pablo foi informado que o UDI Hospital, em São Luís-MA, recebeu ontem (16) à noite mais dois homens de nacionalidade indiana com suspeita de Covid-19. Eles são tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, que permanece em alto mar no litoral do estado do Maranhão.

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou inspeção no navio e constatou duas pessoas sintomáticas. Por orientação do comandante da embarcação, os sintomáticas foram encaminhados para o hospital particular para que recebam acompanhamento médico.

Durante a inspeção, 23 amostras do tipo PCR foram coletadas, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas sintomáticas. As amostras coletadas no navio foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém-PA, que fará o sequenciamento genômico.

O UDI Hospital já recebeu três homens do navio. O primeiro tripulante deu entrada no sábado (15) ao testar positivo para Covid-19. Ele tem 54 anos e segue internado. A Secretaria de Saúde segue acompanhando o caso desse paciente sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal.

A preocupação é que esse paciente esteja com a variante indiana do novo coronavírus, que tem um alto potencial de transmissível. Os profissionais da saúde têm tomada bastante cuidado para evitar uma disseminação dentro do próprio hospital.

Segundo informações, os tripulantes embarcaram no navio na África do Sul, na Cidade de Cabo. O navio não chegou a atracar no porto de São Luís.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários